EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Declaração da Terra discute ações para evitar impactos das mudanças climáticas

 

declaração da terra

 

O documento será divulgado por cientistas, simultaneamente, em vários países. Antecipa oito pontos de ações essenciais para as discussões dos líderes mundiais da Cúpula do Clima, a ser realizada em dezembro.

Limitar o aquecimento global abaixo de 2ºC e realizar uma profunda descarbonização da economia global são algumas das ações essenciais para evitar os impactos devastadores das mudanças climáticas no mundo, abordadas na Declaração da Terra pela Earth League (Liga da Terra), uma rede internacional de cientistas de mudanças globais.

No Brasil, o climatologista Carlos Nobre, membro representativo da Earth League, assina o artigo da Declaração da Terra, que na quarta-feira (22) será divulgado na Folha de S.Paulo e publicado no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). O texto aborda o conjunto das oito ações essenciais do novo acordo climático global a ser discutido pelas nações na Cúpula do Clima, durante a Conferência de Paris (COP21), em dezembro.

A Declaração aponta as transformações irreversíveis que as mudanças climáticas podem trazer ao planeta, ameaçando os esforços para o desenvolvimento sustentável e para a redução da pobreza.
Este ano é considerado decisivo para as discussões associadas ao aquecimento global, à degradação da biodiversidade e ao esgotamento de recursos. Em julho, os chefes de Estado se reúnem discutir sobre investimentos para o desenvolvimento. Em setembro, serão adotadas as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (DPSs). Em dezembro, as nações vão negociar um novo acordo climático global, na Conferência de Paris.

Na Declaração da Terra, os cientistas da Liga destacam o papel fundamental das lideranças políticas de todos os países para as ações imediatas, a partir deste ano, de forma a garantir um futuro melhor para as gerações vindouras e para as demais espécies do planeta.

Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden

Publicado no Portal EcoDebate, 23/04/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Declaração da Terra discute ações para evitar impactos das mudanças climáticas

  • Será imprescindível para o planeta que se consiga o freamento do aquecimento global e deixar abaixo dos 2° C, mas isso requer esforços de cada nação e mobilização de cada habitante desse planeta.

Fechado para comentários.