EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Crise hídrica está 25% pior do que a maior seca registrada no rio Paraíba do Sul

 

Estiagem afeta o rio Paraíba do Sul na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro

 

Com o nível dos reservatórios em queda a cada dia, a estiagem no Rio Paraíba do Sul é a pior já registrada. De acordo com o diretor executivo do Comitê Guandu, Julio Cesar Antunes, que participou ontem (27) da reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento de Operações Hidráulicas, a situação está 25% pior do que a maior seca registrada até então.

“A preocupação maior, apresentada em função das previsões, é que estamos vivendo um período de escassez hídrica. Se compararmos com o pior janeiro que tivemos, em 1953, estamos numa situação 25% pior. É uma coisa totalmente diferente e atípica em relação a tudo já monitorado, catalogado e vivido”, acrescentou.

Participaram da reunião representantes de órgão federais, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ligados às áreas de meio ambiente, gestão de águas e energia. De acordo com o boletim diário da Agência Nacional de Águas (ANA), o Sistema do Paraíba do Sul está com 0,61% do volume útil total, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari e Funil, sendo que os dois primeiros já entraram no volume morto. Ontem (26), o volume total dos quatro reservatórios estava em 66%.

Antunes explica que já está sendo feito a algum tempo o ajuste da vazão objetiva, em Santa Cecília, onde ocorre a transposição do Paraíba do Sul para o Sistema Guandu, e na quinta-feira (29) haverá mais uma reunião para avaliar se novas medidas serão necessárias.

De acordo com Antunes, os atores apresentaram as medidas que estão sendo adotadas. Foi apresentado um cronograma que vai se consolidar na reunião de quinta-feira. Ocasião em que, segundo ele, será definido o que pode ser feito para otimizar ou não o uso da água. “Vai ser apresentado um planejamento em cima da avaliação de todos os números. Hoje foram apresentados os números do sistema como um todo e a projeção que tem com relação a esse cenário, já que estamos em um período de estiagem”, ressalvou.

Por Akemi Nitahara, da Agência Brasil.

Publicado no Portal EcoDebate, 28/01/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Crise hídrica está 25% pior do que a maior seca registrada no rio Paraíba do Sul

  • Se não adotarmos urgentemente um sistema de reúso generalizado, vamos ter um colapso hídrico total.

Fechado para comentários.