EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Aquecimento Global, falácias e verdades, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

 

desastre

 

[EcoDebate] Esse final de ano de 2014 sepulta definitivamente as honestas e também as não muito honestas dúvidas que ainda subsistiam sobre a veracidade e consistência científica das teses e informações apontadas pelo IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, organismo vinculado à Organização Meteorológica Mundial e ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). É fato, observa-se nas últimas décadas uma comprovada persistência de aumento das temperaturas globais e é certo que a atividade humana no planeta inclui-se entre suas principais causas. As conseqüências para a Humanidade desse fenômeno climático podem vir a ser catastróficas.

Bem, até esse ponto o problema está colocado, agora vamos aos fatos a ele associados.

Nenhum de nossos conhecidos problemas ambientais (ou de alguma forma relacionados a questões ambientais) graves e crônicos, como poluição atmosférica, poluição de águas superficiais e subterrâneas, contaminação de solos, enchentes urbanas, áreas de risco em encostas e margens de cursos d’água, perda e empobrecimento agronômico de solos agricultáveis, depauperação de corpos florestais ativos, crises hídricas, binômio erosão/assoreamento, degradação de mananciais de boa água, depleção do lençol freático, penúrias de mobilidade urbana, etc., tem no aquecimento global qualquer origem causal. Foram e são problemas de enorme gravidade, capazes de, per si, sufocar econômica, social e ambientalmente o desenvolvimento brasileiro e a qualidade de vida de sua população, e que foram inteiramente gerados por nós mesmos, por nossa estupidez e irresponsabilidade, sem nenhuma participação de fatores outros como o efeito estufa e outros fenômenos de ordem planetária.

Pelo contrário, alguns desses problemas, como os diversos tipos de poluição, a eliminação de corpos florestais e outros, integram o conjunto de ações humanas que colaboram efetivamente para o aquecimento global. Perde o encanto e a decência, portanto, a atual cantilena de nossos administradores públicos que, espertamente, lançam agora às costas das mudanças climáticas globais a responsabilidade sobre esses terríveis problemas brasileiros, que nunca foram, por irresponsabilidade, por incompetência e por falta de respeito ao cidadão, devidamente enfrentados, evitados ou mitigados pelas mais variadas instâncias do poder público.

Sobre esse trágico rol de problemas crônicos, sim, o aquecimento global aparece como um fator dramaticamente agravante.

Alertemo-nos, no entanto, para que o aquecimento global não venha a ser levianamente utilizado como o bode que é introduzido na sala de visitas de uma casa já cheia de problemas gravíssimos e com cuja eventual retirada pretenda-se aplacar os anteriores insistentes reclamos de seus moradores.

Mais do que nunca coloca-se na ordem do dia de nossos governantes, como obrigação moral, a decisão radical, honesta e inequívoca de enfrentamento desses nossos problemas crônicos, hoje com a perspicácia necessária para que este enfrentamento sempre que possível se apóie em opções tecnológicas que concomitantemente tenham o dom de contribuir para o arrefecimento da parcela do aquecimento planetário induzida pela atividade humana.

Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)

  • Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia;
  • Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Diálogos Geológicos”, “Cubatão” e “Enchentes e Deslizamentos: Causas e Soluções”;
  • Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente;
  • Colaborador e Articulista do Portal EcoDebate.

Publicado no Portal EcoDebate, 15/12/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Aquecimento Global, falácias e verdades, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

  • Que fazer para nos salvar?

    Os governos dos países capitalistas são formados – ou eleitos – com a finalidade precípua de manter a relativa estabilidade socioeconômica, o que só conseguirão por intermédio do desenvolvimento econômico, o qual, tendo como suporte uma população da ordem de 7,2 bilhões de seres, só poderá ocorrer causando degradação ambiental.
    Para começo de uma conversa positivamente produtiva, deve-se falar da substituição pacífica do regime de competição e exploração, chamado de capitalismo, pelo regime de colaboração entre todos os seres humanos, o socialismo, e do controle da reprodução humana que permita reduzir a população a um número adequado às condições planetárias.
    Ou localizamos a verdadeira causa dos grandes problemas socioambientais que, há milênios, estão destruindo as condições de vida na nossa casa (planeta Terra), ou nada poderá ser feito para nos salvar, a nós, seres humanos, e a todos os demais seres vivos que ainda há.

  • Excelente, são dois “kits” de problemas, mas que se entrelaçam intimamente e com crescentes impactos.

    Não é a tecnologia que nos “salvará”, é a mudança de nossos paradigmas de pensar …. e de sentir, que nos pode fazer escolher formas melhores de produzir e consumir, para podermos viver de verdade.

Fechado para comentários.