EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Semiárido: onde a vida pode florescer – experiência de um quintal produtivo agroecológico

 

Por Genilson Reis da Luz – Comunicador Popular da ASA
Dormentes – PE

Juraci Paulo Macedo Ribeiro reside na comunidade de Pimenta, Município de Dormentes – PE. Ele foi beneficiado com um barreiro trincheira do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), por meio do contrato de patrocínio firmado entre a ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro) e a Petrobras. A gestão do recurso foi feita pelo NEPS (Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco).

Juraci, juntamente com seu pai, Paulo Antônio Ribeiro, desenvolve ações de sustentabilidade em um quintal produtivo agroecológico. No quintal eles produzem, cana, manga, banana, abobora, milho, macaxeira, romã, coco, mamão, goiaba, cebola, coentro, alface, laranja, beterraba, inhame, pepino, entre outras.

 

barreiro-trincheira
Juraci conta com um barreiro-trincheira para manter a produção

 

“O quintal é importante, gera economia, representa mais saúde, por que os produtos que produzimos e consumimos são orgânicos e isso representa lucro, qualidade de vida e soberania. Para o olhar das pessoas, nossas frutas podem não ser grandes e bonitas, iguais às que estão no mercado e nas feiras livres produzidos com o uso abusivo dos agrotóxicos, mas nossos produtos são orgânicos, muito mais saudáveis e nutritivos para a saúde de quem o consome, e ainda precisa levar-se em conta o sabor que é totalmente incomparável”, enfatiza Juraci.

 

quintal agroecológico
A vida floresce e salta aos olhos no quintal agroecológico cultivado pela família de “Seu” Juraci

 

O que Juraci coloca no seu depoimento não é propaganda, é a realidade. O que ele produz juntamente com o seu pai, é para o consumo das duas famílias. O excedente é dividido com as irmãs e parentes que moram na Cidade. Ou seja, a comercialização e zero. Tudo é repartido gratuitamente. Imagine aí como isso é bacana! Juraci considera o trabalho da horta uma fisioterapia. Ele falou que ama o que faz, e fica feliz quando alguém vai até lá visitar o quintal produtivo.

Informe da ASA, reproduzido pelo EcoDebate, 13/05/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Semiárido: onde a vida pode florescer – experiência de um quintal produtivo agroecológico

  • José do Patrocínio Tomaz Albuquerque

    Isso é o que defendo há anos, não somente com barreiros de qualquer tipo, mas, com as águas acumuladas em micro, pequenos e médios açudes que são vulneráveis a secas e não convenientemente aproveitados. O Sr. Juraci e seu pai, Sr. paulo Ribeiro e respectivas famílias, certamente, tem uma fonte de suprimento hídrica potável e segura (não seca nas secas), já que a água do barreiro não deve servir para consumo humano. Isso precisa ser assegurado.

Fechado para comentários.