EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fenômenos extremos de 2013 são coerentes com o aquecimento global, diz relatório da OMM

 

calor
Foto: Carlos Severo/ Fotos Públicas

 

Os vários fenômenos climáticos extremos registrados em 2013 são “indicadores coerentes” da evolução clima provocada pelo aquecimento global, afirma o relatório anual [WMO Annual Climate Statement Highlights Extreme Events] da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado nesta segunda-feira. Matéria da AFP, no UOL Notícias.

A OMM, uma agência da ONU com sede em Genebra, destaca “o impacto considerável das secas, ondas de calor, inundações e ciclones tropicais”.

Também aponta 2013 como o “sexto lugar, empatado com 2007, entre os anos mais quentes já registrados, o que confirma a tendência de aquecimento observada a longo prazo”.

“O número de fenômenos extremos ocorridos em 2013 corresponde ao que era esperado neste contexto de mudança climática provocado por causas humanas”, afirma o documento.

A agência menciona especificamente fenômenos como o frio extremo na Europa e Estados Unidos, as cheias na Índia, Nepal, norte da China, Rússia, Europa central, Sudão e Somália, a neve no Oriente Médio e a forte seca no sul da China e no Brasil.

“Assistimos a chuvas mais abundantes, a ondas de calor mais intensas e ao agravamento dos danos provocados pelas tempestades e as inundações na costa, devido ao aumento do nível do mar. O tufão Haiyan, nas Filipinas, é uma trágica ilustração disto”, afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

“O aquecimento global não está registrando nenhuma pausa”, disse, antes de destacar a aceleração do aquecimento dos oceanos, que alcançou níveis mais profundos.

“Mais de 90% do excesso de energia retido pelos gases de efeito estufa se encontra nos oceanos”, explicou Jarraud.

“Os gases do efeito estufa estão em um nível recorde, o que significa que nossa atmosfera e nossos oceanos continuarão em aquecimento nos próximos séculos”, alertou.

Após uma análise especial do calor recorde observado na Austrália no verão de 2013, a OMM afirma que os níveis “teriam sido quase impossíveis sem a influência dos gases que provocam o efeito estufa de origem humana. Isto demonstra que as mudanças climáticas geram um forte aumento da probabilidade de certos fenômenos extremos”.

A temperatura média na superfície do globo, incluindo terra emersa e oceanos, foi de 14,5 graus centígrados (C) em 2013, meio grau acima da média calculada para o período 1961-1990, e 0,03 grau C acima do registrado na década 2001-2010, afirma a OMM. Esta já é a década mais quente, segundo os registros.

O relatório afirma que no decorrer do século XXI foram registrados 13 dos 14 anos mais quentes, e que cada uma das três últimas décadas foi mais quente que a anterior.

Os cientistas alertam há muito tempo que cada vez há menos possibilidades de reduzir o aquecimento global a dois graus centígrados na comparação com os níveis prévios à revolução industrial, que é a meta da ONU.

No momento existe um escasso consenso internacional sobre a forma de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, resultantes da atividade industrial, dos transportes e da agricultura.

Alguns cientistas acreditam que a este ritmo, em 2100 a temperatura do planeta terá aumentado em quatro graus ou inclusive mais, o que provocará secas ainda mais graves, inundações, tempestades e fomes.

EcoDebate, 25/03/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “Fenômenos extremos de 2013 são coerentes com o aquecimento global, diz relatório da OMM

  • Um dos grandes desafios do homem moderno é conseguir distinguir o que é propaganda e o que informação confiável. Estas acima claramente não se enquadram na segunda. Basta acessar as fontes primárias das variáveis climáticas citadas para jogar tudo o que foi dito acima no lixo. Constata-se que a máquina de propaganda para um novo protocolo de Kioto em 2015 já começou. E em alto estilo. O próximo relatório do IPCC (WG2) vem com todo o alarmismo possível, sem que o primeiro relatório (WG1) mostrasse uma evidência cientifica sequer, a não ser os velhos, surrados e falhos resultados de modelos. É fact-free. Nunca esquecer que o IPCC é filho da OMM (WMO). Segue apenas o receituário neo-malthusiano que inspirou toda a palhaçada climática que a elite tenta nos empurrar garganta abaixo desde os anos 1970. Os grandes bancos do mundo esperam ansiosamente os trilhões de um “mercado de ar quente”.


  • “O aquecimento global não está registrando nenhuma pausa”, disse, antes de destacar a aceleração do aquecimento dos oceanos, que alcançou níveis mais profundos…


    ““Assistimos a chuvas mais abundantes, a ondas de calor mais intensas e ao agravamento dos danos provocados pelas tempestades e as inundações na costa, devido ao aumento do nível do mar. O tufão Haiyan, nas Filipinas, é uma trágica ilustração disto”, afirmou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
    “”

    Se vc não pode explicar a “pausa”, vc não pode explicar a causa…
    I
    Novo artigo descobre que o nível do mar tem desacelerado desde 2002, com a “pausa” no aquecimento global.

    The rate of sea-level rise

    Anny Cazenave,
    Habib-Boubacar Dieng,
    Benoit Meyssignac,
    Karina von Schuckmann,
    Bertrand Decharme
    & Etienne Berthier

    Affiliations
    Contributions
    Corresponding author

    Nature Climate Change
    (2014)
    doi:10.1038/nclimate2159

    Received
    16 October 2013
    Accepted
    04 February 2014
    Published online
    23 March 2014

    http://www.nature.com/nclimate/journal/vaop/ncurrent/full/nclimate2159.html

    Apenas 2 das afirmações que não condizem com os fatos. Sim, a “pausa” no aquecimento global existe! e não, o nível dos mares está dentro da normalidade dos últimos 8 mil anos. Absolutamente nada de anormal com o nível dos mares, assim como nada de anormal com o tufão Yolanda. Apenas propaganda e alarmismo calculado (ou será desespero mesmo ?).

Fechado para comentários.