EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fiscalização do Ibama no Centro Sul do Paraná resulta em apreensões e mais de um milhão de reais em multas

 

Fiscalização do Ibama no Centro Sul do Paraná resulta em apreensões e mais de um milhão de reais em multas

 

No total, o Ibama apreendeu três caminhões e um trator, utilizados para transporte e exploração ilegal de madeira, 54 metros cúbicos de toras de araucárias e imbuias, além de lenha nativa. As multas aplicadas passaram de um milhão de reais. Também foram embargados uma área equivalente a 70 campos de futebol devido à desmatamento ilegal nos municípios de Cruz Machado, Paulo Frontim e Bituruna, no bioma é Mata Atlântica.

A fiscalização do Ibama constatou um cenário preocupante: parte das toras de imbuia que apresentavam irregularidades (tortuosidade) encontravam-se abandonadas na mata, demonstrando que a retirada da espécie tem sido realizada de forma predatória.

Para o superintendente do Ibama do Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, “as operações de combate direto ao desmatamento terão continuidade. É preciso considerar que a conservação da floresta nativa é indispensável para a qualidade de nossos recursos hídricos e para a manutenção da biodiversidade”, disse.

As multas aplicadas na operação serão cobradas administrativamente, bem como será exigida a recuperação dos danos ambientais causados. Os autuados ainda responderão criminalmente com base na Lei de Crimes Ambientais.

O Centro Sul paranaense é uma área de ocorrência dos últimos grandes remanescentes da Floresta com Araucária no Paraná e que abriga espécies da flora em risco de extinção e protegidos de corte, como a imbuia, o xaxim, e a própria araucária, árvore símbolo do estado.

Ascom/Ibama
Foto: Ibama/PR

EcoDebate, 12/03/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Fiscalização do Ibama no Centro Sul do Paraná resulta em apreensões e mais de um milhão de reais em multas

  • Multas? Para que?
    Discurso midiático para consumo externo só para alegrar a plateia incauta. NINGUEM RECOLHE, NINGUEM PAGA NADA, isto é mais que comprovado. De uma olhada quanto o IBAMA tem para receber em multas aplicadas – secularmente.
    Não temos leis suficientemente sérias para fazer cumprir estas irregularidades. Quando se trata de elaborar leis a respeito dos “GLBS” os nossos deputados e senadores são eficientíssimos. Lei ambiental não dá voto.

Fechado para comentários.