EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Sistemas de Gestão Ambiental e suas auditorias, artigo de Roberto Naime

 

gestão ambiental

 

[EcoDebate] As normatizações e funcionalidade entre Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e Auditoria Ambientais, que são parte dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) implantados de acordo com a Política Ambiental, incorporando os princípios das leis e regulamentos pertinentes, são muito parecidas entre si.

Da mesma forma que os Diagnósticos Ambientais, que são auditorias prévias para subsidiar a institucionalização das políticas ambientais e implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Não é possível separar diagnósticos ambientais, de auditorias ambientais ou de sistemas de gestão ambiental.

A idéia é sempre validar a manutenção de operações sistematizadas para pleno conhecimento dos procedimentos.

Os requisitos para uma auditoria ambiental incluem a determinação de objetos claramente definidos e documentados, com adequada definição das partes responsáveis.

O auditor somente deve se comprometer com a auditoria se estiver convicto de que existem informações suficientes ou apropriadas sobre o objeto da auditoria; os recursos para atender o processo de auditoria são adequados e existe conveniente cooperação por parte do auditado.

Os princípios gerais para o andamento adequado do processo envolvem os seguintes itens:

  1. Objetivos e escopo: correta e objetiva determinação de finalidades;
  2. Objetividade, Independência e Competência: os membros da equipe auditora devem ser independentes da atividade por eles auditada;
  3. Cuidados profissionais devidos: os auditores devem ter cuidados, atenções e habilidades que propiciem lucidez de julgamentos;
  4. Procedimentos Sistemáticos: a auditoria deve ser sempre conduzida em conformidade com este princípio geral;
  5. Critérios de auditoria, evidências e contestações: as auditorias somente serão bem sucedidas com a prévia definição de critérios apropriados, em conformidade com o Sistema de Gestão Ambiental validado, com a coleta, análise, interpretação e documentação das informações subsidiada por evidências, em tal quantidade e qualidade que permitam a mesma conclusão por diferentes auditores;
  6. Confiabilidade das Constatações e Conclusões: no processo de auditoria ambiental, a concepção de que deve ser fornecida ao cliente em níveis de confiança desejáveis, informações adequadas e constatações que correspondam aos critérios estabelecidos, é o princípio mais importante;
  7. Relatório: os resultados devem ser comunicados por meio de relatório escrito, ao cliente e ao auditado, a não ser que o mesmo tenha sido especificamente excluído pelo cliente.

As auditorias ambientais podem ser identificadas nos seguintes tipos principais:

  1. Auditorias de Sistema de Gestão Ambiental;
  2. Auditorias de Declarações Ambientais (políticas);
  3. Auditoria de Conformidade.

Existem também formas de interpretação arraigadas no mercado que interpretam:

  1. Auditorias de primeira ordem como sendo aquelas que equipes da própria empresa fazem na instituição quando existe a percepção dos gestores de que sistemas de gestão ambiental são mecanismos importantes para otimizar vários itens e deixar a organização pronta para auditorias de segunda e terceira ordens:
  2. Auditorias de segunda ordem são aquelas onde a empresa permite que fornecedores, clientes ou partes interessadas auditem o conjunto da organização ou partes da mesma;
  3. Auditoria de terceira ordem ocorre quando a alta direção decide, por razões próprias ou exigências de mercado, obter uma certificação oficial segundo a NBR ou qualquer outro tipo de certificação.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Nota do EcoDebate: sobre o mesmo tema sugerimos que leiam, também, os artigos anteriores desta série:

Relatórios de Diagnóstico Ambiental

Atividades de campo e constatações do diagnóstico ambiental

Levantamento de dados e seleção da equipe em diagnóstico ambiental

Diagnóstico Ambiental

Como estruturar um sistema de gestão ambiental III

Como estruturar um sistema de gestão ambiental II

Como estruturar um sistema de gestão ambiental I

 

EcoDebate, 16/07/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa