EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Levantamento de dados e seleção da equipe em diagnóstico ambiental, artigo de Roberto Naime

 

Diagnóstico Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental. Autor: Roberto Naime
Diagnóstico Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental. Autor: Roberto Naime. ISBN: 85-86661-81-3

 

[EcoDebate] Esta fase é constituída pela localização e layout da unidade, informações sobre os processos produtivos, estrutura gerencial, quadro funcional, aspectos e potenciais impactos ambientais, legislação, normas e regulamentações aplicáveis.

São informações que podem ser consideradas prévias para a elaboração das sistemáticas do diagnóstico ambiental a ser executado.

No levantamento de dados podem ser considerados os seguintes itens:

  • Aspectos legais e normativos aplicáveis, com completo levantamento da legislação pertinente;
  • Estudo prévio do processo produtivo para montagem de matrizes de impactos ambientais potenciais e efeitos ambientais possíveis, para futura mensuração;
  • Determinações precisas da estrutura gerencial para definição correta de responsáveis e bom andamento dos trabalhos;
  • Estudo sobre o quadro funcional para apresentar alternativas que melhorem o desempenho das ações;
  • Avaliação prévia sobre as partes interessadas.

Os levantamentos prévios de dados não são normatizados, e cada situação exige criatividade e competência dos executores para determinação dos itens mais apropriados e realização de trabalhos abrangentes que subsidiem as ações futuras, que devem se tornar consistentes.

Considerando o fluxograma gerencial da unidade, deverão ser selecionados colaboradores para atuar em comissão juntamente com o auditor externo. Esta equipe será responsável pelas atividades, determinando a padronização das metodologias a serem aplicadas.

A seleção de pessoal para a auditoria é um dos itens mais normatizados, não sem motivo. Toda a eficiência e os resultados esperados dependerão destas escolhas, das habilidades pessoais e do reconhecimento que a confiabilidade e a hegemonia pessoal dos escolhidos for capaz de suscitar.

A NBR ISO 19011/2002 especifica que os auditores devem ser reconhecidamente éticos e ninguém vai ganhar este atributo durante o processo. Portanto devemos selecionar previamente pessoas que reconhecidamente por todos tenham este atributo. Estaremos transferindo este conceito para o próprio processo de auditagem.

A norma especifica “mente aberta”. Antigamente seria raro ver esta expressão numa documentação tão formal, mas, hoje, é perfeitamente compreensível. A expressão objetiva sintetizar que o auditor deve ser reconhecido formalmente como uma pessoa capaz de observar toda inovação como uma idéia de potencial para o aprimoramento das tarefas, sem a predisposição de ranços, preconceito ou medo com o novo.

Diplomacia é quase uma pré condição “sine qua non” para um auditor, nem precisa ser um atributo de um bom auditor. Qualquer pessoa sem capacidade muito apurada de relacionamento inter-pessoal não só fracassará na missão, como poderá colocar em risco o processo e, até mesmo, gerar consequências mais graves.

A característica de observador, também mencionada também se justifica sozinha. O auditor tem que ter capacidade muito grande de observação e não ficar restrito às informações que lhe são prestadas.

A percepção também é fundamental. É preciso perceber as situações, relacionar ou produzir conexão entre observações, fatos e narrativas, procurando perceber a realidade verdadeira e a situação de fato, além da mera observação.

A versatilidade é outro atributo recomendável. É necessário que sejam pessoas com grande capacidade de adaptação a situações muito diferenciadas em curto espaço de tempo ou situações muito adversas, ou até mesmo ambas as condições. Somente pessoas com visão muito ampla de vida e experiências compatíveis com esta visão holística podem apresentar esta qualidade de forma inerente.

Outro fator fundamental é a tenacidade. É preciso a determinação de concluir a tarefa, porque muitas vezes são interpostos tantos obstáculos, de maior ou menor magnitude, para ao desestimular os auditores, na verdade encobrir irregularidades ou não-conformidades, de forma que se não houver predisposição de conclusão satisfatória do trabalho, ou o mesmo é interrompido ou se torna insatisfatório.

O auditor deve ser ainda decisivo, capaz de concluir com lucidez e isenção, baseado em razões lógicas e compreensíveis por todos.

Finalmente, deve ser um indivíduo com a autoestima alta ou no mínimo normal, de forma que seja uma pessoa autoconfiante, capaz de interagir eficazmente com todos.

No caso do diagnóstico ambiental, é muito necessário que a pessoa tenha atributos técnicos compatíveis. Não necessita ser um técnico de alto nível ou grande especialista, porque para isto temos assessorias disponíveis.

Mas deve ser alguém experiente, capaz, lúcido e maduro, com conhecimentos sobre processos de avaliação de impactos ambientais, noções de gerenciamento ambiental, conhecimentos básicos sobre tratamento de efluentes, gestão de resíduos e monitoramento de emissões atmosféricas.

Também deve ter um conhecimento ao menos genérico sobre a utilização de indicadores no controle e monitoramento ambiental, relacionamento comunitário das questões ambientais, relacionamentos institucionais internos e externos sobre o tema e gerenciamento dos órgãos legais da área e temas afins

Para a gestão ambiental é necessário conhecimento de terminologia ambiental, princípios de gestão ambiental e suas aplicações e das ferramentas de gestão ambiental.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Nota do EcoDebate: sobre o mesmo tema sugerimos que leiam, também, os artigos anteriores desta série:

Diagnóstico Ambiental

Como estruturar um sistema de gestão ambiental III

Como estruturar um sistema de gestão ambiental II

Como estruturar um sistema de gestão ambiental I

 

EcoDebate, 25/06/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

4 thoughts on “Levantamento de dados e seleção da equipe em diagnóstico ambiental, artigo de Roberto Naime

  • Caro Roberto Naime,

    Sou Luiz Dourado e atuo no múnus público nos CBH Salitre e São Francisco e na defesa socio-hidroambiental (UC Parque estadual Morro do Chapéu_Bahia e Nacional da Chapada Diamantina)
    Gostaria de saber se pode nos enviar um exemplar de seu livro importante para nossa lides aqui na região da Chapada Diamantina.

    Um abraço

    Luiz Dourado
    louidourado@hotmail.com

  • Sidney de Souza Almeida

    Prezado Roberto Naime,

    Gostaria, se possivel, que enviasse um exemplar deste livro.

  • rosalvo de menezes

    como comprar o livro de Gestão Ambiental de roberto Naime?

  • Diagnóstico Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental
    Autor: Roberto Naime
    Formato: 15,5 cm X 21 cm
    Páginas: 168
    ISBN: 85-86661-81-3

    Para mais informações, entre em contato com a Editora Feevale através do telefone (51) 3586-8800, ramal 9016, ou pelo email editora@feevale.br.

Fechado para comentários.