EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Atividades de campo e constatações do diagnóstico ambiental, artigo de Roberto Naime

 

Diagnóstico Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental. Autor: Roberto Naime
Diagnóstico Ambiental e Sistemas de Gestão Ambiental. Autor: Roberto Naime. ISBN: 85-86661-81-3. Editora Feevale

 

[EcoDebate] As atividades em cada setor devem sempre ser precedidas de uma reunião geral de todos os colaboradores, para determinação da programação, dos procedimentos e do cronograma a ser desenvolvido. Os colaboradores exercem uma função essencial no processo, pois eles são os conhecedores da realidade e os agentes de cuja atuação depende a implementação de medidas de melhoria contínua.

As atividades de campo objetivam fazer todas as observações, constatações e entrevistas para analisar as questões. Devem avaliar e priorizar a avaliação dos impactos ambientais significativos e relevantes associados com os aspectos ambientais das atividades, produtos ou serviços.

Os impactos são definidos pela NBR ISO 14001/… como “qualquer mudança no meio ambiente, seja adversa ou benéfica, total ou parcialmente, resultante das atividades, produtos ou serviços de uma organização”.

Aspectos ambientais são atividades que interagem com o meio ambiente e impactos são mudanças no meio ambiente resultantes dessa interação.

O relacionamento entre aspectos ambientais e impactos ambientais é o de causa e efeito. O aspecto é a causa e os impactos ambientais são os efeitos. A norma sugere um procedimento para a identificação dos aspectos e impactos:

  • Selecionar uma atividade ou processo, bem caracterizados e definidos no fluxograma operacional;
  • Identificar todos os aspectos ambientais e realizar a análise de risco da situação, através de árvores de falha ou qualquer método de análise consagrado;
  • Identificar os impactos reais ou potenciais associados com o aspecto considerado (como possibilidades de contaminação de solo e/ou água);
  • Avaliar a importância dos impactos.

Para avaliação da importância devemos considerar a escala do impacto, sua gravidade, a probabilidade de ocorrência e o tempo de duração. Estas informações do diagnóstico ambiental são fundamentais para que a partir da institucionalização de uma política ambiental, se proceda a elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental, que preveja medidas mitigadoras, atenuadoras e compensatórias se for o caso, associadas a um rígido esquema de análise de risco, com plano de monitoramento, emergência e contingenciamento de cada situação.

Este procedimento irá subsidiar também uma etapa de objetivos e alvos dentro da política ambiental, que proponha melhoria nos aspectos ambientais que produzam impactos significativos. Apenas para exemplificar, a redução do uso de solventes químicos e a substituição por elementos de limpeza biodegradáveis.

Todo levantamento de campo favorece a elaboração de relatórios que sustentem a substituição de tecnologias por melhores e mais evoluídas práticas produtivas, possibilitem a formulação de contabilidades de custo ambiental e auxiliem na prevenção da ocorrência de ações cujos efeitos possam ser poluidores em potencial.

Todas as constatações devem ser claramente expressas e relacionadas aos requisitos protocolares que as amparam, de forma a permitir um registro de todas as inconformidades e inadimplências constatadas. Para tratar uma questão primeiro é necessário diagnosticar corretamente a situação.

Não existe normatização consensual sobre os itens considerados relevantes, mas é possível citarmos os seguintes (sem considerar a ordem de importância):

  • Ecodesign de produtos (quando aplicável);
  • Eficiência energética;
  • Otimização no uso de recursos hídricos;
  • Tratamento de Efluentes Líquidos;
  • Gestão de resíduos sólidos;
  • Monitoramento de emissões atmosféricas;
  • Programas de responsabilidade socioambientais continuados;
  • Programas de treinamento de pessoal sistemáticos;
  • Aspectos gerais de paisagismo, urbanização e manutenção estética;
  • Itens relacionados com manutenção adequada de máquinas e equipamentos para evitar acidentes que gerem impactos ambientais e seus consequentes efeitos ambientais;
  • Itens relacionados com segurança de trabalho que tenham interfaces relevantes com questões ambientais;
  • Itens relacionados com saúde ocupacional que apresentem intersecções importantes com questões de meio ambiente, como aspectos ecotoxicológicos e outros;
  • Aspectos de percepção ambiental interna dos colaboradores e percepção ambiental externa dos fornecedores, clientes, acionistas, organizações não-governamentais e do público em geral;
  • A existência ou a predisposição de relacionar aspectos ambientais com itens relativos a responsabilidade social e ações de responsabilização social na área ambiental, além dos limites da empresa, para incremento da percepção ambiental externa.

Os três primeiros itens constituem a base do que se percebe como questão ambiental fundamental das organizações, mas podemos acrescentar que todos os demais itens tem sua importância absoluta e relativa cada vez maior.

A lista pode ser estendida de acordo com o conhecimento, a experiência e a criatividade dos envolvidos e os objetivos das ações propostas.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Nota do EcoDebate: sobre o mesmo tema sugerimos que leiam, também, os artigos anteriores desta série:

Levantamento de dados e seleção da equipe em diagnóstico ambiental

Diagnóstico Ambiental

Como estruturar um sistema de gestão ambiental III

Como estruturar um sistema de gestão ambiental II

Como estruturar um sistema de gestão ambiental I

 

EcoDebate, 02/07/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa