EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF solicita apoio nas buscas por índios desaparecidos em Mato Grosso do Sul

Exército, Polícias Militar e Civil, Bombeiros e Prefeitura de Paranhos foram acionados para ajudar na operação. Índios estão desaparecidos desde o último sábado

O Ministério Público Federal em Ponta Porã (MS), por meio do procurador da República Thiago dos Santos Luz, solicitou o apoio do Exército, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Paranhos para auxiliar nas buscas aos dois indígenas que estão desaparecidos desde sábado, 31 de outubro, após confronto por disputa de terras na zona rural do município. Os ofícios foram expedidos ontem, 5 de novembro, para o Comando Militar do Oeste, Comando Geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Direção Geral da Polícia Civil e Prefeitura de Paranhos.

O MPF pede que os recursos logísticos e humanos fiquem à disposição do delegado da Polícia Federal (PF) Renato Rodrigues Gottardi, encarregado das buscas e investigações sobre o caso. Para o MPF, existe a necessidade de comunhão de esforços da sociedade organizada e as diversas esferas do poder público, para resolver o que é considerado um caso de “extrema gravidade”.

Os dois indígenas da etnia guarani-kaiowá, professores Olindo e Genivaldo, desapareceram após o grupo do qual faziam parte ter entrado em confronto na ocupação de uma fazenda na área rural do município de Paranhos, na fronteira com o Paraguai. Na segunda, ao tomar ciência do ocorrido, o MPF acionou imediatamente a PF, requisitando a abertura de inquérito policial para investigar a ocupação e o desaparecimento dos indígenas.

* Informações da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, publicadas pelo EcoDebate, 07/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.