EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Barragem Algodões 1, no Piauí, pode romper e moradores são retirados das áreas de risco

barragem de Algodões 1. Foto de Carlson Pessoa
barragem de Algodões 1. Foto de Carlson Pessoa.

A barragem de Algodões 1, no norte do Piauí, corre o risco de romper por causa das chuvas que atingem o estado. No dia 14/5 o volume do reservatório chegou ao limite e a água chegou a vazar por algumas fissuras na parede da represa. Desde a última quarta-feira (13) famílias que vivem na região foram retiradas da área de risco.

O governo do estado começou as obras de recuperação da parede do reservatório, mas depende de que a chuva pare para concluir o trabalho de reparo dos danos causados pelo volume de água acima do normal. Uma estrada que dá acesso à barragem também foi interditada

As 2,6 mil famílias retiradas da região vizinha ao reservatório, nos municípios de Cocal e Buritis dos Lopes, estão alojadas em abrigos e prédios públicos e recebem auxílio da Defesa Civil.

No estado, 17 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em 40 municípios. Por causa das chuvas, a superintendência regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) decidiu fechar o Parque Nacional de Sete Cidades, no norte do estado.

De acordo com o superintendente do Ibama do Piauí, Romildo Mafra, as chuvas interditaram os acessos de visitantes em carros e motos. “Há alagamentos e grande quantidade de atoleiros em toda a área”. A interrupção será temporária, mas ainda não há previsão para reabertura do parque.

Matéria de Luana Lourenço, da Agência Brasil.

[EcoDebate, 16/05/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.