EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF/BA aciona a Petrobras por crime ambiental

Obra de instalação de gasoduto causou graves danos ao meio ambiente e à atividade de uma área de mariscagem conhecida como Laje do Machadinho, em Salinas da Margarida (BA).

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ajuizou ação penal pública contra a Petrobras e o gerente da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da empresa na Bahia, Luiz Robério Silva Ramos, por iniciar obra de instalação de gasoduto descumprindo os termos de um licenciamento ambiental e por causar graves danos ao meio ambiente e à atividade de uma área de mariscagem conhecida como Laje do Machadinho, na Praia de Cairu, em Salinas da Margarida (BA).

Durante a implantação do trecho marítimo do gasoduto do Projeto Manati na Baía de Todos os Santos, em agosto de 2005, a empresa descumpriu os termos de uma Licença de Instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A operação de arraste de um duto, atividade que não constava da referida licença, afetou a área de mariscagem de Laje do Machadinho, destruiu parte da laje, três camboas e moluscos utilizados como principal fonte de renda pelas mariscadeiras da região, além de outros exemplares da fauna.

O dano ocorreu dentro de uma Unidade de Conservação, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía de Todos os Santos criada pelo Decreto Estadual nº 7.595/1999. De acordo com a denúncia, “a área em questão, por sua localização e por sua condição de pesca representa incontestável importância do ponto de vista sócio-econômico para a tradicional comunidade pesqueira local, bem como para o equilíbrio da comunidade básica e contenção do processo erosivo da linha de costa”.

Como a pena mínima pode ser igual ou inferior a um ano e há requisitos que autorizariam a suspensão condicional do processo, o MPF propôs à Justiça que a Petrobras e o gerente da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da empresa aceitem proposta de suspensão mediante cumprimento de algumas obrigações, entre elas apresentação de relatório técnico trimestral sobre o cumprimento das condiciantes estabelecidas pela licença de instalação; apresentação do Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD), a ser aprovado pelo Ibama, a fim de minorar os danos ambientais causados à Laje do Machadinho, comprovação do pagamento da multa de 15 milhões de reais, conforme auto de infração lavrado pelo Ibama, doação, pela Petrobras, de cem cestas básicas por mês, durante o período de suspensão do processo às comunidades pesqueiras e marisqueiras da região e que a empresa invista em projetos sociais e ambientais por onde o Gaseoduto foi instalado em área marítima.

MPF/BA.

[EcoDebate, 18/04/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.