EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

ONU estima que a falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano

 copo d'água

A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que “o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial’.

Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que “põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite”. Matéria da Agência EFE.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o ‘acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarreicas’.

Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinado para mulheres.

Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.

Isso aconteceria porque, por exemplo, “o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana”, explicou a especialista.

“No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano” em nível mundial, afirmou.

* Matéria da Agência EFE, no UOL Notícias, 09/03/2009 – 16h25

[EcoDebate, 10/03/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.