EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O setor de energia é causa, mas é vulnerável às mudanças climáticas

 

termelétrica
Termelérica a carvão. (AP Photo/Chris Carlson)

O setor de energia é causa, mas é vulnerável às mudanças climáticas

À medida que as temperaturas globais aumentam, a demanda por refrigeração está aumentando. Mas, em face do aumento da demanda de energia na estação quente, a confiabilidade da energia pode ser prejudicada, devido aos impactos das mudanças climáticas no sistema energético, especialmente no Sul da Ásia e na América Latina.

Fondazione Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici*

Um artigo de revisão na Nature Energy, realizado com a contribuição da Fundação CMCC, mostra como eventos climáticos extremos estão afetando a eficiência das infraestruturas de energia e ameaçando as tecnologias renováveis.

O setor de energia é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa e, portanto, o principal responsável pelas mudanças de origem humana observadas no sistema climático, mas também é vulnerável às mudanças climáticas.

Para compreender os impactos futuros do clima nos sistemas de energia, uma equipe de cientistas – incluindo pesquisadores da Fundação CMCC – revisou a literatura sobre o assunto, identificando lacunas de conhecimento nas pesquisas existentes. O artigo “ Impactos das mudanças climáticas nos sistemas de energia em cenários globais e regionais ”, publicado na Nature Energy, engloba um resumo de 220 artigos da literatura mundial sobre os impactos projetados das mudanças climáticas no fornecimento e na demanda de energia, tanto global quanto escalas regionais.

O estudo revela que, em nível global, as mudanças climáticas devem influenciar a demanda de energia, afetando a duração e a magnitude das necessidades diurnas e sazonais de aquecimento e resfriamento. De fato, devido ao aumento das temperaturas, um aumento na demanda por refrigeração e uma diminuição na demanda por aquecimento é esperado no futuro.

“Há uma espécie de duplo impacto”, explicam Enrica De Cian e Shouro Dasgupta , pesquisadores da Fundação CMCC, da Universidade Ca ‘Foscari de Veneza e do Instituto Europeu de Economia e Meio Ambiente RFF-CMCC, entre os autores do estudo. “Por um lado, com o aumento da demanda por refrigeração, principalmente na estação quente, os sistemas de energia estão funcionando no limite. Mas, ao mesmo tempo, este pico de demanda de energia no verão está coincidindo com a redução da capacidade de transmissão e distribuição, porque altas temperaturas e eventos extremos de calor afetarão as infraestruturas de energia – especialmente redes de energia e linhas de transmissão – reduzindo sua eficiência e, portanto, a confiabilidade energética ”.

Além disso, se a geração de eletricidade térmica suporta a maior parte do risco de ondas de calor e secas, as tecnologias de transmissão e renováveis ??são altamente sensíveis a muitos outros eventos climáticos extremos, como ondas de frio, incêndios florestais, inundações, neve pesada, tempestades de gelo e vendavais . A mudança esperada na frequência e intensidade de tais eventos pode resultar em mais interrupções na rede elétrica e nas linhas de transmissão, afetando os custos e o fornecimento de energia.

“Compreender os impactos das mudanças climáticas nos sistemas de energia em nível global é um importante insumo para o Sexto Relatório de Avaliação do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e para a implementação do Acordo de Paris. Além disso, os resultados deste trabalho podem ser usados ??para estudos relacionados à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em particular, para esclarecer as sinergias e compensações entre o ODS7 (Energia Limpa e Acessível) e o ODS13 (Ação Climática) ”, explica Dasgupta. “Mas estudos profundos em nível regional e nacional também são fundamentais, porque nos permitem enfrentar também questões comportamentais: o comportamento das pessoas é extremamente importante quando se trata de nossa demanda de energia no futuro.”

Em nível regional, os resultados da literatura são mais mistos e incertos. Grandes diferenças regionais foram observadas pelos autores, não só devido às peculiaridades geográficas, mas também por diferenças metodológicas entre os estudos. “Apesar das incertezas, que evidenciam a necessidade de mais pesquisas – principalmente no âmbito das energias renováveis – temos resultados regionais que vale a pena considerar”, especifica De Cian. “Por exemplo, os impactos mais fortes das mudanças climáticas no setor de energia são esperados no Sul da Ásia e na América Latina, duas economias emergentes que têm em comum uma alta densidade populacional. Esta informação é crítica quando se trata de planejar estratégias de adaptação às mudanças climáticas. ”

A grande variedade de metodologias e conjuntos de dados que estão sendo usados atualmente na literatura limita o escopo da avaliação dos impactos das mudanças climáticas no setor de energia, levando a diferenças significativas nos resultados entre vários estudos. Por essa razão, os autores recomendam uma estrutura consistente de avaliação de modelos múltiplos para apoiar o planejamento de energia em escala regional a global.

 

Referência:

Yalew, Seleshi G., Michelle T. H. van Vliet, David E. H. J. Gernaat, Fulco Ludwig, Ariel Miara, Chan Par, Edward Byers, Enrica De Cian, Franziska Piontek, Gokul Iye, Ioanna Mouratiadou, James Glynn, Mohamad Hejazi, Olivier Dessens, Pedro Rochedo, Robert Pietzcker, Roberto Schaeffer, Shinichiro Fujimori, Shouro Dasgupta, Silvana Mima, Silvia R. Santos da Silva, Vaibhav Chaturvedi, Robert Vautard and Detlef P. van Vuuren. 2020. “Impacts of Climate Change on Energy Systems in Global and Regional Scenarios.” Nature Energy. https://doi.org/10.1038/s41560-020-0664-z

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/10/2020

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.