EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Restaurar 30% dos ecossistemas do mundo poderia evitar mais de 70% das extinções

 

desmatamento e queimada na Amazônia
Foto de arquivo

Restaurar 30% dos ecossistemas do mundo poderia evitar mais de 70% das extinções

Restaurar 30% dos ecossistemas do mundo em áreas prioritárias poderia evitar mais de 70% das extinções projetadas e absorver quase metade do carbono acumulado na atmosfera desde a Revolução Industrial

Por Susan Tonassi*, Burness.com

Enquanto o mundo se concentra em duas crises de mudança climática e perda de biodiversidade, o relatório histórico é o primeiro de seu tipo a apontar os ecossistemas que devem ser restaurados para obter os maiores benefícios para o clima e a biodiversidade – com o menor custo

Devolver ecossistemas específicos em todos os continentes do mundo que foram substituídos pela agricultura ao seu estado natural resgataria a maioria das espécies terrestres de mamíferos, anfíbios e pássaros sob ameaça de morrer enquanto absorvem 465 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, revela um novo relatório.

Proteger 30% das áreas prioritárias identificadas no estudo, junto com a proteção dos ecossistemas ainda em sua forma natural, reduziria as emissões de carbono equivalentes a 49% de todo o carbono que se acumulou em nossa atmosfera nos últimos dois séculos. Cerca de 27 pesquisadores de 12 países contribuíram para o relatório, que avalia florestas, pastagens, matagais, pântanos e ecossistemas áridos.

“Prosseguir com os planos para devolver extensões significativas da natureza a um estado natural é fundamental para evitar que a biodiversidade em curso e as crises climáticas saiam do controle”, disse Bernardo BN Strassburg, autor principal de Áreas de prioridade global para restauração de ecossistemas , publicado na Nature hoje. “Mostramos que se formos mais espertos sobre onde restauramos a natureza, podemos marcar as caixas de clima, biodiversidade e orçamento na lista de tarefas urgentes do mundo.”

Ao identificar precisamente quais ecossistemas destruídos em todo o mundo devem ser restaurados para oferecer benefícios à biodiversidade e ao clima a um custo baixo, sem impacto na produção agrícola, o estudo é o primeiro do tipo a fornecer evidências globais de que onde a restauração ocorre tem o impacto mais profundo sobre o cumprimento das metas de biodiversidade, clima e segurança alimentar. De acordo com o estudo, a restauração pode ser 13 vezes mais econômica quando ocorre nos locais de maior prioridade.

Em um primeiro momento, o estudo enfoca os benefícios potenciais da restauração de ecossistemas florestais e não florestais em escala global. “Pesquisas anteriores enfatizaram as florestas e o plantio de árvores, às vezes às custas de pastagens nativas ou outros ecossistemas, cuja destruição seria muito prejudicial para a biodiversidade e deve ser evitada. Nossa pesquisa mostra que, embora reviver florestas é fundamental para mitigar o aquecimento global e protegendo a biodiversidade, outros ecossistemas também têm um papel importante a desempenhar “, disse Strassburg.

O novo relatório da Nature baseia-se nas terríveis advertências da ONU de que estamos no caminho de perder 1 milhão de espécies nas próximas décadas e que o mundo falhou em seus esforços para alcançar metas de biodiversidade globalmente definidas em 2020, incluindo a meta de restaurar 15% dos ecossistemas em todo o mundo. As nações estão redobrando os esforços para evitar extinções em massa no início da Convenção sobre Diversidade Biológica COP15 em Kunming, China, em 2021, quando uma estrutura global para proteger a natureza deve ser assinada. O novo relatório da Nature , que inclui um coautor da CDB, informará a discussão em torno da restauração e oferecerá uma visão sobre como a revitalização de ecossistemas pode ajudar a enfrentar vários objetivos.

Usando uma plataforma sofisticada de otimização multicritério chamada PLANGEA – uma abordagem matemática que encontra soluções “slam dunk” para resolver vários problemas – e tecnologias de mapeamento, os pesquisadores avaliaram 2.870 milhões de hectares de ecossistemas em todo o mundo que foram convertidos em terras agrícolas. Destes, 54% eram originalmente florestas, 25% pastagens, 14% matagais, 4% terras áridas e 2% pântanos. Eles então avaliaram essas terras com base em três fatores ou objetivos (habitats dos animais, armazenamento de carbono e custo-benefício) para determinar qual faixa – seja cinco, 15 ou 30% – das terras em todo o mundo proporcionaria a maioria dos benefícios para a biodiversidade e carbono ao menor custo quando restaurado.

Os pesquisadores foram ainda capazes de identificar uma solução de múltiplos benefícios de nível global – sem restrições de fronteiras nacionais – que proporcionaria 91% do benefício potencial para a biodiversidade, 82% do benefício de mitigação do clima e reduziria os custos em 27% em com foco em áreas com baixos custos de implementação e oportunidade.

Quando os pesquisadores analisaram os benefícios se a restauração ocorresse em nível nacional – o que significa que cada país restauraria 15% de suas florestas – eles viram uma redução nos benefícios para a biodiversidade em 28% e nos benefícios para o clima em 29%, um aumento nos custos de 52%.

“Esses resultados destacam a importância crítica da cooperação internacional no cumprimento dessas metas. Diferentes países têm papéis diferentes e complementares a desempenhar no cumprimento de metas globais abrangentes sobre biodiversidade e clima”, disse Strassburg.

Respondendo aos temores de que a restauração de ecossistemas invadisse a terra necessária para a produção agrícola, os pesquisadores calcularam quantos ecossistemas poderiam ser revividos sem reduzir os suprimentos de alimentos. Eles descobriram que 55%, ou 1.578 milhões de hectares, dos ecossistemas que foram convertidos em fazendas, poderiam ser restaurados sem interromper a produção de alimentos. Isso poderia ser alcançado por meio de uma intensificação bem planejada e sustentável da produção de alimentos, juntamente com uma redução no desperdício de alimentos e um afastamento de alimentos como carne e queijo, que exigem grandes quantidades de terra e, portanto, produzem emissões desproporcionais de gases de efeito estufa.

“À medida que as autoridades governamentais gradualmente voltam a focar nas metas globais de clima e biodiversidade, nosso estudo fornece a eles as informações geográficas precisas de que precisam para fazer escolhas informadas sobre onde restaurar os ecossistemas”, disse Robin Chazdon, um dos autores do relatório.

A abordagem desenvolvida já está apoiando a implementação em escalas nacional e local. Está atraindo a atenção de formuladores de políticas, ONGs e do setor privado devido ao aumento substancial de custo-benefício dos esforços de restauração. “Pretendemos ajudar a restauração a alcançar escalas maciças, alinhando interesses socioecológicos e financeiros, aumentando simultaneamente os impactos para a natureza e as pessoas, melhorando os retornos e reduzindo os riscos para os investidores”, disse Strassburg.

No geral, o estudo fornece evidências convincentes para os formuladores de políticas que buscam maneiras eficientes e acessíveis de atender às metas das Nações Unidas em relação à biodiversidade, ao clima e, adicionalmente, à desertificação, essa restauração, quando bem coordenada e realizada em combinação com a proteção de ecossistemas intactos e melhor uso de terras agrícolas é uma solução incomparável – embora atualmente subutilizada.

“Nossos resultados fornecem evidências muito fortes dos benefícios de buscar o planejamento e implementação conjunta de soluções para o clima e a biodiversidade, o que é particularmente oportuno devido às reuniões marcantes planejadas para 2021 das convenções da ONU associadas sobre biodiversidade climática e degradação da terra”, disse Strassburg.

“O estudo também demonstra uma aplicação crucial, mas até então inexplorada, da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN”, observou Thomas Brooks, Cientista-Chefe da União Internacional para Conservação da Natureza , e co-autor do estudo. “Ele informará a discussão no próximo ano no Congresso Mundial de Conservação da IUCN e na 15ª Conferência das Partes da CDB sobre a implementação de compromissos de política, incluindo o Desafio de Bonn, a Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”

“Um novo enfoque na priorização de múltiplos resultados de restauração de ecossistemas além das florestas, e além das metas baseadas em áreas em nível de país, exige a intensificação da cooperação internacional para obter benefícios globalmente importantes da restauração dos preciosos ecossistemas da Terra. Precisamos estimular a ação em prol de um planeta saudável “, disse Chazdon.

Referência:

Strassburg, B.B.N., Iribarrem, A., Beyer, H.L. et al. Global priority areas for ecosystem restoration. Nature (2020). https://doi.org/10.1038/s41586-020-2784-9

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/10/2020

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.