EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento do oceano Atlântico é sem precedentes em quase 3.000 anos

 

Aquecimento do oceano Atlântico é sem precedentes em quase 3.000 anos

Aproveitando as propriedades únicas dos sedimentos do fundo do Lago Sawtooth no Alto Ártico canadense, os cientistas climáticos estenderam o registro da temperatura da superfície do oceano Atlântico de cerca de 100 para 2.900 anos, e mostra que o intervalo mais quente ao longo deste período foram os últimos 10 anos.

University of Massachusetts Amherst*

Uma equipe liderada por François Lapointe e Raymond Bradley no Centro de Pesquisa do Sistema Climático da Universidade de Massachusetts Amherst e Pierre Francus na Universidade de Québec-INRS analisou camadas anuais de sedimento “perfeitamente preservadas” que se acumularam no lago no norte da Ilha Ellesmere, Nunavut , que contém titânio que sobrou de séculos de desgaste das rochas. Ao medir a concentração de titânio nas diferentes camadas, os cientistas podem estimar a temperatura relativa e a pressão atmosférica ao longo do tempo.

O registro recentemente estendido mostra que as temperaturas mais frias foram encontradas entre cerca de 1400-1600 DC, e o intervalo mais quente ocorreu apenas durante a última década, relatam os autores. Francus acrescenta: “Nosso conjunto de dados exclusivo constitui a primeira reconstrução das temperaturas da superfície do oceano Atlântico nos últimos 3.000 anos e isso permitirá aos climatologistas compreender melhor os mecanismos por trás das mudanças de longo prazo no comportamento do Oceano Atlântico.”

Quando as temperaturas são baixas no Atlântico Norte, um padrão de pressão atmosférica relativamente baixa é encontrado em grande parte do Alto Ártico canadense e na Groenlândia. Isso está associado a um derretimento mais lento da neve na região e a níveis mais elevados de titânio nos sedimentos. O oposto é verdadeiro quando o oceano está mais quente – a pressão atmosférica é mais alta, o derretimento da neve é ??rápido e a concentração de titânio diminui.

Lapointe diz: “Usando essas ligações fortes, foi possível reconstruir como as temperaturas da superfície do oceano Atlântico variaram nos últimos 2.900 anos, tornando-se o registro mais longo que está disponível atualmente.” Os detalhes aparecem esta semana em Proceedings of the National Academy of Sciences .

Os pesquisadores relatam que seu registro recém-reconstruído está significativamente correlacionado com vários outros registros de sedimentos independentes do Oceano Atlântico, desde o norte da Islândia até a costa da Venezuela, confirmando sua confiabilidade como um proxy para a variabilidade de longo prazo das temperaturas do oceano em uma ampla faixa de o Atlântico. O registro também é semelhante às temperaturas europeias nos últimos 2.000 anos, eles apontam.

As flutuações nas temperaturas da superfície do mar, conhecidas como Oscilação Multidecadal do Atlântico (AMO), também estão relacionadas a outras grandes transformações climáticas, como secas na América do Norte e a severidade dos furacões. No entanto, como as medições das temperaturas da superfície do mar datam de apenas um século ou mais, a duração exata e a variabilidade do ciclo AMO foram mal compreendidas.

O aquecimento do clima no Ártico é agora duas ou três vezes mais rápido do que no resto do planeta por causa das emissões de gases de efeito estufa da queima de combustíveis fósseis.

O aquecimento pode ser amplificado ou atenuado pela variabilidade natural do clima, como mudanças na temperatura da superfície do Atlântico Norte , que parecem variar ao longo de ciclos de cerca de 60-80 anos.

Lapointe, que realizou um extenso trabalho de campo no Ártico canadense na última década, observa que “tem sido comum nos últimos verões sistemas atmosféricos de alta pressão – condições de céu claro – prevalecerem sobre a região. As temperaturas máximas frequentemente atingiam 20 graus Celsius, 68 graus Fahrenheit, por muitos dias ou até semanas sucessivos, como em 2019. Isso teve impactos irreversíveis na cobertura de neve, geleiras, calotas polares e permafrost. ”

Bradley acrescenta que “As águas superficiais do Atlântico têm estado consistentemente quentes desde cerca de 1995. Não sabemos se as condições irão mudar para uma fase mais fria em breve, o que daria algum alívio para o aquecimento acelerado do Ártico. Mas se o aquecimento do Atlântico continuar, as condições atmosféricas que favorecem o derretimento mais severo das calotas polares do Ártico canadense e da camada de gelo da Groenlândia podem ser esperadas nas próximas décadas ”.

Em 2019, a camada de gelo da Groenlândia perdeu mais de 500 bilhões de toneladas de massa, um recorde, e isso foi associado a condições atmosféricas de alta pressão persistentes sem precedentes. ”

Lapointe observa: “Condições como essa não são atualmente capturadas de maneira adequada pelos modelos climáticos globais, subestimando os impactos potenciais do aquecimento futuro nas regiões árticas”.

aquecimento do oceano Atlântico
Imagem: PNAS

Referência:

Annually resolved Atlantic sea surface temperature variability over the past 2,900 y
Francois Lapointe, Raymond S. Bradley, Pierre Francus, Nicholas L. Balascio, Mark B. Abbott, Joseph S. Stoner, Guillaume St-Onge, Arnaud De Coninck, Thibault Labarre
Proceedings of the National Academy of Sciences Oct 2020, 202014166; DOI: 10.1073/pnas.2014166117
https://doi.org/10.1073/pnas.2014166117

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/10/2020

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.