EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Riscos ambientais dominam a Pesquisa Global de Percepção de Riscos do Fórum Econômico Mundial

 

Os riscos ambientais continuam a dominar a Pesquisa Global de Percepção de Riscos do Fórum Econômico Mundial , responsável por três dos cinco principais riscos por probabilidade e quatro por impacto.

Organização Meteorológica Mundial (OMM)*

O clima extremo liderou a lista, mas há uma preocupação crescente com o fracasso das políticas ambientais, com o fracasso da mitigação e adaptação às mudanças climáticas sendo o segundo maior risco em termos de impacto este ano. Os resultados da inação do clima estão se tornando cada vez mais claros. O ritmo acelerado da perda de biodiversidade é uma preocupação especial. A abundância de espécies diminuiu em 60% desde 1970. Na cadeia alimentar humana, a perda de biodiversidade está afetando a saúde e o desenvolvimento socioeconômico, com implicações para o bem-estar, a produtividade e até mesmo a segurança regional.

Em um horizonte de dez anos, as falhas climáticas extremas e as mudanças climáticas são vistas como as ameaças mais graves.

“De todos os riscos, é em relação ao meio ambiente que o mundo está mais sonambulando em catástrofe”, adverte o relatório. Foi publicado antes da reunião anual de Davos do Fórum Econômico Mundial, que começa em 21 de janeiro. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, discursará na reunião de 24 de janeiro com um endereço que deve enfatizar a necessidade de uma ação climática mais urgente.

“Esta pesquisa destaca – mais uma vez – a importância crítica do core business da OMM. Isso demonstra por que os serviços hidrometeorológicos e climáticos precisam ser incorporados na tomada de decisões em todos os níveis, porque são vitais não apenas para a segurança pública, mas também para a segurança econômica e ambiental ”, disse Wenjian Zhang, vice-secretário-geral da OMM. entrada no relatório.

O Relatório de Riscos Globais baseia-se na pesquisa anual de Percepção de Riscos Globais, que é completada por cerca de 1.000 membros das comunidades multistakeholders do Fórum Econômico Mundial. Os especialistas da OMM contribuíram para a análise, que incluiu um capítulo sobre a preparação para o aumento do nível do mar.

Cidades em rápido crescimento e os efeitos contínuos da mudança climática estão tornando mais pessoas vulneráveis ao aumento do nível do mar. Espera-se que dois terços da população mundial vivam em cidades até 2050 e já estima-se que 800 milhões de pessoas vivam em mais de 570 cidades costeiras vulneráveis a um aumento do nível do mar de 0,5 metros até 2050, segundo o relatório.

Em um círculo vicioso, a urbanização não apenas concentra pessoas e propriedades em áreas de possíveis danos e interrupções, mas também exacerba esses riscos – por exemplo, destruindo fontes naturais de resiliência, como manguezais costeiros, e aumentando a pressão sobre as reservas de água subterrânea. Impactos de intensificação irão tornar uma quantidade crescente de terra inabitável. Existem três estratégias principais para se adaptar ao aumento do nível do mar: (1) projetos de engenharia para manter a água fora, (2) soluções baseadas na natureza e (3) estratégias baseadas em pessoas, como mover famílias e empresas para terrenos mais seguros ou investir em capital social para tornar as comunidades de risco de inundação mais resilientes, diz o relatório.

O aumento do nível do mar é apenas um dos muitos riscos da mudança climática induzida pelo homem, que está causando um clima mais extremo e um estresse hídrico. Os desafios em cascata e interconectados exigem uma abordagem holística para lidar com vários riscos e construir a resiliência da infraestrutura básica.

Pesquisa Global de Percepção de Riscos
Pesquisa Global de Percepção de Riscos

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/01/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.