EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

INPE estima 11.968 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu a estimativa do desmatamento por corte raso (remoção total da cobertura florestal) na Amazônia Legal para o período Agosto 2007 a Julho 2008, realizado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal – PRODES. Foram analisadas 85 imagens Landsat complementadas por imagens CBERS, resultando no total de 11.968 km2 de desflorestamento na Amazônia Legal. A taxa de desmatamento de 2007-2008 significa um aumento de 3,8% em relação ao período anterior.

O PRODES é uma das ações do MCT no Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM). Os mapas das áreas de desflorestamento e tabelas utilizadas no cálculo da taxa anual estão disponíveis na página www.obt.inpe.br/prodes, para permitir o amplo acesso à informação sobre o desmatamento. A tabela abaixo apresenta a participação de cada Estado na taxa de desmatamento da Amazônia Legal.

A apresentação do Dr. Gilberto Câmara, diretor do INPE, realizada na manhã desta sexta-feira (28/11) por ocasião do anúncio do PRODES, está disponível na página http://www.dpi.inpe.br/gilberto/present/prodes_apresentacao_2008_SJC.ppt

[EcoDebate, 29/11/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.