EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A ignorância é uma benção, artigo de Daniel Clemente

 

opiniao

 

[EcoDebate] O sistema político democrático é espantoso, causa direta de tristezas individuais e coletivas. Atuando como se fosse um espelho, nos revela quem nós somos, e para negar essa realidade que tanto nos assombra se faz necessário condená-lo. A democracia brasileira golpeada pela história percorreu caminhos tortuosos para chegar onde está momentaneamente, revelando piratas disfarçados de políticos que saquearam todo o ouro nacional sem a necessidade de desenterrá-lo. Os usurpadores dos recursos públicos agora sendo denunciados mostram através das macroeconomias a face do brasileiro nas micro-relações diárias.

Por exemplo, quando se faz um “gato” na transmissão televisiva a cabo, ao adquirir atestado médico com o propósito de “matar” do dia de trabalho, apresentando “comprovante de miséria” para ser contemplado com programas assistencialistas governamentais, elabora a “cola” na prova obtendo nota sem mérito, desvia recursos hídricos, sonega impostos, suborna o policial rodoviário por conta da habilitação vencida, oferece “adicional” ao médico para ter preferência no atendimento público. Enfim, o político atual nada mais é do que o reflexo da população que o elegeu.

Mas para não assumir a culpabilidade de todo o caos, possível de ser observado somente em sistemas democráticos, muitos preferem as máscaras de um passado nostálgico, que não existiu em sua perfeição, sendo resgatado por indivíduos que optam pela amnésia de seu próprio ser, e proclamam como a salvação de todas as impurezas a volta dos militares ao poder. Nada melhor do que a anulação da liberdade para não ter que decidir e assumir erros e acertos de futuras decisões, a escravidão oferece suas vantagens, o indivíduo deixa de ser o responsável por sua atuação, sendo conduzido como uma marionete, bastando obedecer às ordens impostas, e aceitar tudo o que lhe é oferecido. O estrangulamento da imprensa complementará o desfecho suicida, os corruptos não mais existirão, pois não serão denunciados, verbas públicas não mais serão desviadas pois não haverá investigação, todos os servidores públicos serão honestos pois não será revelada as suas desonestidades.

O cantor John Lennon dizia que “a ignorância é uma espécie de bênção, se você não sabe, não existe dor”. E nas diversas manifestações que se propagam pelo território brasileiro, alguns grupos clamam por essa benção, pedem a volta dos militares, não querem se reconhecer no espelho da democracia e ver que os políticos eleitos muito se parecem com o próprio povo, e que para eliminá-los da vida pública seria necessário uma mudança de postura, originando incômodo individual, desmontando pequenos palanques, onde o ator que denuncia o drama é o mesmo que propaga a comédia.

O grito pela volta dos militares ao poder federal é desferido por aquele que concorda com a modalidade de politico “rouba mas faz”, a sua imagem e semelhança. Vê na pena de morte a justiça absoluta, pois seus crimes não serão condenados a pena capital. Contrário a ascensão econômica das classes baixas por meio do assistencialismo estatal, sendo que a desigualdade o mantém em sua posição privilegiada.

A história da marcha das botas ao poder é narrada de forma heroica, desprendida do contexto politico mundial de sua época. Natural em um país que ignora seu próprio povo negligenciando educação. Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.

Daniel Clemente
Professor de História e Sociologia
Colégio Adventista de Santos
Pós Graduando em História, Sociedade e Cultura PUC-SP

 

in EcoDebate, 18/12/2015

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

3 thoughts on “A ignorância é uma benção, artigo de Daniel Clemente

  • Artigo muito relevante, especialmente depois da choradeira pelo What´s app perdido. É de se ver o quanto os brasileiros estão dispostos a sacrificar para ter uma sociedade que siga leis: nada, nem mesmo a capacidade de matar tempo com mensagens idiotas por dois dias. A empresa partiu do princípio que pode ajudar corruptos, criminosos e pedófilos com o sigilo absoluto das suas comunicações, pois seus consumidores levantariam a bandeira de sua invulnerabilidade. E estava certa.

  • Valdeci Silva.

    A Educação capitalista tem a função de fornecer os meios mais eficientes para o desenvolvimento do regime.

  • lincoln gambier

    Infelizmente, temos 13 anos de vigencia do regime democrático corrupto-bolivariano do PT, e o que temos?

    Indices sociais e econômicos os piores possíveis, indignos de um país como o Brasil, e principalmente, na educação!

    Quem duvida, procurar se informar!

    Sem ética e respeito às leis jamais seremos um pais justo!

Fechado para comentários.