EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Celebrado acordo para acabar com 25 anos de despejo de esgoto no rio Paraíba do Sul

 

Bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Fonte: CBH-PS

 

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) evitará que condomínios despejem esgoto sem tratamento no rio

O Ministério Público Federal em Campos (MPF/RJ) celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Concessionária Águas do Paraíba e três condomínios em Campos (edifícios Barcelos Martins, Tancredo Neves e João Paulo II) para que parem de despejar esgoto sem tratamento nas águas do rio Paraíba do Sul. Os prédios existem há mais de 25 anos e possuem mais de 360 apartamentos, com cerca de 1.400 moradores.

“O acordo põe fim à situação que perdura há anos envolvendo a Concessionária e os condomínios residenciais com o despejo direto de esgoto no rio Paraíba do Sul e foi celebrado no contexto do conjunto de medidas que vêm sendo adotadas pelo MPF na luta para a recuperação e preservação do rio Paraíba do Sul, que enfrenta a sua maior baixa das últimas décadas”, explica o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, que conduziu as negociações.

O TAC é resultado de um inquérito civil público que apurava a situação desses condomínios e visava ao fim do despejo indevido de esgoto no rio. “Posteriormente, se ficar comprovado dano ambiental resultante da prática, os responsáveis poderão responder judicialmente pelos atos praticados”, destaca o procurador.

Pelo acordo, a Concessionária tem 60 dias para adotar as medidas necessárias para elaboração do projeto executivo, licenciamento e realização da obra necessária para coleta do esgoto provenientes dos três condomínios. Após concluídas essas obras, os prédios residenciais terão 120 dias para se interligarem ao sistema de coleta do esgoto. Em caso de descumprimento, é prevista aplicação de multa diária de 500 reais.

Fonte: Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

EcoDebate, 29/08/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Celebrado acordo para acabar com 25 anos de despejo de esgoto no rio Paraíba do Sul

  • Da celebração de acordo à execução prática, lamentavelmente, muitas vezes, há uma distância infindável.
    Estamos tratando de questões de país capitalista, onde o interesse predominante é a busca do desenvolvimento econômico.
    Estamos em período de campanha eleitoral, mas nenhum candidato apresenta programa para proteção ambiental, pois, se fizesse isto, estaria se opondo ao desenvolvimento econômico, o qual permite aos candidatos fazerem promessas de melhoria da saúde, da educação, da segurança e de tantas coisas mais.

  • Excelente medida.
    Cabe agora ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul a fiscalização do cumprimento do acordo.

Fechado para comentários.