EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Prefeito de Londres recomenda população a trocar água mineral por de torneira

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, lançou nesta quarta-feira uma campanha destinada a promover o consumo de água de torneira frente à engarrafada em restaurantes, cafés e outros estabelecimentos. “A mensagem é muito simples. Não tenham vergonha de pedir água de torneira no restaurante”, disse o político trabalhista. Na opinião de Livingstone, dessa forma os londrinos economizarão dinheiro e ajudarão a salvar o planeta. Matéria da Agência EFE, em Londres, publicada pela Folha Online, 20/02/2008 – 13h25.

“Bebendo menos água engarrafada, reduziremos as emissões de gases procedentes da produção e do transporte, e contribuiremos para resolver o problema do que fazer com as garrafas usadas”, afirmou.

Segundo um estudo, um copo de água de torneira em Londres “gera” o equivalente a 0,3 grama de CO2, enquanto um copo de água mineral das marcas Volvic ou Evian “libera” 185 gramas de gás carbônico na atmosfera.

Já uma pesquisa do Conselho Nacional de Consumidores revelou que muitas pessoas não pedem água de torneira em restaurante porque sentem vergonha.

David Owen, executivo-chefe da empresa Thames Water, responsável pelo fornecimento de água potável à capital britânica, afirmou que “Londres tem provavelmente a melhor água de torneira do mundo”.

O diretor-executivo da ONG Friends of the Earth, Tony Jupiter, elogiou a campanha e disse que “é uma loucura do ponto de vista ambiental transportar garrafas de água mineral por milhares de quilômetros de distância”.