EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Canasvieiras e a defesa das praias, por Ana Echevenguá

 

Por outro lado, não somos gado, levando a vidinha no pasto, alheio ao cutelo que o espera…” – Henrique Cortez, jornalista, do Portal Ecodebate.

[EcoDebate] Todo dia é dia do Meio Ambiente. E cuidar do meio ambiente não é somente proteger a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, o mico leão dourado ou as baleias do nosso querido Truda. É também cuidar do lixo nosso de cada dia, das ruas do nosso bairro, das mãozinhas limpas dos nossos filhos, …

Então, uma boa nova: a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) Regional Canasvieiras criou um grupo para tratar dos problemas relacionados à poluição da nossa praia. A Câmara de Balneabilidade, Água e Esgoto. Um espaço aberto a todos que estão preocupados com o futuro da Baía de Canasvieiras e que buscam uma solução socioambiental para a atual situação enfrentada.

Os empresários associados à entidade – em sua maior parte – sobrevivem do comércio na alta temporada de verão. O ingresso de turistas – buscando nossas praias – triplica a população local, gerando emprego e renda no município.

A necessidade da criação do grupo surgiu após a ciência dos dados fornecidos pelo órgão fiscalizador estatal – FATMA – sobre a contaminação das nossas águas. Se a grande mídia publicou, em fevereiro de 2012, que Canasvieiras – conforme notícia ao final – estava totalmente poluída, é porque a situação é preocupante.

Não dá mais pra esconder debaixo do tapete: o número de doenças de veiculação hídrica cresceu drasticamente. A reclamação generalizada dos turistas é ouvida em todos os cantos da Ilha da Magia. E a culpa não é da chuva, como querem que a gente acredite. A coisa vai piorar com os novos projetos que estão em andamento.

O espaço está aberto a todas as pessoas – físicas e jurídicas – interessadas na preservação do meio ambiente local, na defesa das nossas praias, na manutenção da indústria do turismo, …

Junte-se ao grupo. O SOS Canasvieiras já está lá. Precisamos salvar a Baía de Canasvieiras, o norte da Ilha da Magia, Florianópolis-SC, …

Queremos praia limpa! Para as presentes e futuras gerações.

Canasvieiras: totalmente poluída – 17 de fevereiro de 2012

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulgou hoje o Relatório de Balneabilidade Nº 10 da temporada de verão 2011-2012. O estudo traz a atualização dos municípios compreendidos entre Itapoá, Norte do Estado, até o município de Jaguaruna, ao Sul. Nesta semana, as fortes chuvas no Norte da Ilha, em Florianópolis, provocaram o rompimento da barra do Rio do Brás vertendo o conteúdo deste para o mar e provocando a contaminação de mais três pontos no Balneário de Canasvieiras. “Estamos agora com todos os pontos em condições impróprias para banho daquele balneário”, adverte o responsável técnico pelas análises do laboratório da FATMA, Marlon Daniel da Silva.

O relatório informa que 64 pontos estão impróprios no Estado dos 195 monitorados, e 29 pontos estão impróprios em Florianópolis dos 65 monitorados, o que mostra um grau de impropriedade da ordem de 32,82% no Estado e de 44,61% na Capital.

Além de Canasvieiras, os pontos amostrados na Cachoeira do Bom Jesus (P56), Jurerê (P54), Daniela (P16) e Cacupé (P09) também devido a positividade nas análises passaram à condição de impróprios ao banho.

http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2012/02/17/canasvieiras-totalmente-poluida/?topo=67,2,18,,,e159

Ana Echevenguá, integrante do SOS Canasvieiras – advogada ambientalista – OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br Instituto Eco&Ação – www.ecoeacao.com.br

EcoDebate, 08/06/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa