EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Dê um gole de água ao São Francisco!

 

É grave o estado de degradação do rio São Francisco. Muitos são os fatores responsáveis por essa situação . Mas o mais alarmante é que as obras de revitalização realizadas pelo governo estão longe de sanarem os problemas.

Em documento intitulado REVITALIZAÇÃO X TRANSPOSIÇÃO – O DILEMA DO SÃO FRANCISCO CONTINUA , a Articulação Popular critica o Projeto de Revitalização do São Francisco. Segundo texto do documento “falta precisão conceitual (ao projeto), pois visa remediar e não combater as causas da degradação, não melhora os principais aspectos dos ecossistemas implicados”.

A falta de um projeto amplo e a ausência de um Zoneamento Econômico e Ecológico também são criticados. Veja trecho do texto:

“O enfoque centrado em esgotamento sanitário urbano desconsidera as outras causas de degradação e perde efetividade em relação à carga total de poluição, oriunda também de outras atividades de exploração. As obras de desassoreamento e contenção de erosão das margens são ações experimentais voltadas para a hidrovia, que não atingem as causas relacionadas ao desmatamento descontrolado; ficaram restritas ao Campo de Provas da Barra-BA, que está abandonado. Não comporta medidas para garantir um consumo racional da água, evitando a superexploração da vazão do Rio e de seus afluentes, nas áreas de recarga, sobretudo pela irrigação e mineração. Conta com recursos muito aquém de uma obra monumental, trabalho de decênios. A estrutura do programa dá a impressão de uma “colcha de retalhos”, juntando vários projetos sob um programa “guarda-chuva”, sem visão estratégica e sistêmica. Devido à aplicação de parcos recursos em projetos fragmentados, desarticulados e sem continuidade, não existe um programa nem um processo que pense a Bacia no seu conjunto. Em vez de uma pulverização de ações isoladas, é necessário estabelecer um consistente Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado, da Mata Atlântica, do Semi-Árido e da Bacia Hidrográfica do São Francisco, com início, meio e fim, metas plurianuais e indicadores mensuráveis, no contexto do qual seja possível estabelecer uma ação integrada do governo, agentes econômicos e sociedade civil visando o enfrentamento definitivo da falta de água, assim como os conflitos de uso dos recursos naturais e a recuperação hidro-ambiental do Rio e seus afluentes. (Cf. Andrea ZELLHUBER & Ruben SIQUEIRA, Rio São Francisco em descaminho: degradação e revitalização.)”

Saiba como você pode dar um gole d’água ao São Francisco:

– Se você mora nos mais de 500 municípios que fazem parte da bacia do São Francisco, fiscalize as obras de revitalização que estão sendo realizadas. Veja se o esgoto está sendo jogado diretamente no rio, sem o devido tratamento. Cobre dos governantes uma prestação de contas do dinheiro que está sendo gasto.

– Se você está fora da Bacia do Velho Chico, pressione os governantes para que dêem um basta a todos os empreendimentos que estão sendo pensados para o rio São Francisco:

– Diga não a Usina Nuclear de Itacuruba (PE)

– Diga não à construção de mais barragens.

– Cobre dos governantes obras de revitalização que verdadeiramente contemplem a recuperação do São Francisco.

– Espalhe essa mensagem para mais pessoas.

Fonte: Articulação Popular São Francisco Vivo! / CPT

EcoDebate, 10/10/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa