EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Projeto da Ensp/Fiocruz analisa agentes químicos e seus potenciais agravos à saúde

Esclarecer os mecanismos pelos quais a exposição a agentes químicos pode resultar em agravos à saúde e buscar respostas para questões relativas à avaliação da segurança de fármacos antivirais e antiparasitários são alguns dos principais objetivos da proposta coordenada pelos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Francisco José Roma Paumgartten e Ana Cecília Amado Xavier de Oliveira e aprovado no Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova Ensp).

A proposta, que conta ainda com a participação dos pesquisadores Sérgio Kuriyama, Maria Regina Gomes Carneiro e Rosângela Ribeiro de Carvalho, reúne quatro subprojetos que visam fornecer informações relevantes para avaliação de riscos de substâncias químicas.

A proposta diz respeito à toxicologia – ou ao estudo dos efeitos adversos de substâncias químicas – uma das principais áreas que compõem a base multidisciplinar da saúde pública e ampara suas intervenções. Intitulada Avaliação dos Riscos à Saúde da Exposição à Agentes Químicos: Desregulação Endócrina, Carcinogênese e Modulação do Metabolismo de Xenobióticos, a pesquisa será desenvolvida inicialmente em dois anos e contará com ampla participação dos pesquisadores, técnicos, pós-graduandos e alunos de iniciação científica do Laboratório de Toxicologia Ambiental da Ensp.

Os projetos são: Exposições múltiplas e carcinogênese, em que se pretende analisar as interações em misturas binárias de forma a subsidiar a avaliação de risco de misturas complexas; Estudo da modulação do metabolismo de xenobióticos em infecções e na inflamação, cujo objetivo é investigar os mecanismos subjacentes às alterações da biotransformação de xenobióticos causadas pela estimulação do sistema de defesa do hospedeiro contra infecções; Estudo da segurança de fármacos antivirais e antiparasitários, que visa preencher importante lacuna na base toxicológica existente sobre a toxicidade de antivirais inibidores da neuramidase e de antimoniais pentavalentes (usados para tratar as leishmanioses) para organismos em desenvolvimento; e Estudo do efeito da desregulação tiroideana transitória induzida por xenobióticos sobre o desenvolvimento cognitivo.

“O trabalho apresenta uma variedade de estudos incluindo uma análise pré-clínica de um medicamento antigo mas ainda fundamental para tratar uma doença negligenciada como a leishmaniose, que não atrai investimentos da indústria farmacêutica, e de um antiviral como o oseltamivir (comercializado com o nome de Tamiflu) em relação ao qual há dúvidas a respeito da segurança para crianças e sobre o potencial de causar alterações neurocomportamentais”.

Outros tópicos de investigação contemplados pela proposta, segundo o pesquisador, estão relacionados à caracterização e análise dos tipos de interação que podem ocorrer entre mutágenos presentes em misturas binárias, com o delineamento de estratégias viáveis para a avaliação de risco de misturas complexas. “Vamos desenvolver estudos sobre a toxicologia das misturas, em que buscaremos verificar em qual medida é possível avaliar o risco de exposições múltiplas, a partir dos estudos realizados em laboratório com substâncias isoladas. O objetivo de um outro subprojeto, liderado por Ana Cecília de Oliveira, é investigar a forma pelas quais as doenças infecciosas e inflamatórias interferem na metabolização de substâncias químicas”, resumiu o pesquisador.

Paumgartten ainda ressaltou a importância do trabalho a ser realizado e da Toxicologia de um modo geral para a saúde pública. “Os estudos toxicológicos, alimentando a base de dados disponíveis para avaliação de risco/segurança de substâncias químicas, serão fundamentais para compatibilizar os inúmeros benefícios que o uso de agentes químicos traz para a sociedade moderna, com a prevenção dos seus potenciais agravos à saúde .

Informe Ensp/Agência Fiocruz de Notícias, publicado pelo EcoDebate, 07/01/2011


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.