EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

BNDES adquire ações de empresa especializada em manejo sustentável de florestas nativas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de sua subsidiária Bndespar, adquiriu participação acionária na empresa Amata, do setor florestal, especializada no manejo sustentável de florestas nativas. A operação do banco foi feita em parceria com fundos de investimentos nacionais e o fundo alemão Aquila.

O anúncio foi feito ontem (9) pelo banco, que deterá, individualmente, cerca de 13% do capital total da Amata, com direito à indicação de um representante no Conselho de Administração da empresa. Os sócios originais da companhia permanecem como acionistas minoritários.

“Na verdade, nenhum dos acionistas vai deter mais do que 50%. O conjunto de investidores vai tomar as decisões em conjunto com os próprios acionistas atuais, que vão continuar na gestão da empresa”, disse à Agência Brasil o gerente de Renda Variável do Departamento de Operações da Área de Meio Ambiente do BNDES, Fernando Rieche.

Rieche disse que o objetivo do banco ao adquirir a participação na Amata foi a de mostrar para o mercado a necessidade da certificação da madeira e a responsabilidade socioambiental.

A compra pretende também sinalizar para a adoção de melhores práticas de governança corporativa na empresa e salientar o conceito de uso múltiplo da floresta. “Do ponto de vista ambiental, é prioridade para o banco, que já tem atuado na área ambiental há algum tempo”.

O gerente disse que a operação vai complementar as ações que o BNDES já vem realizando na Amazônia, por intermédio do Fundo Amazônia, para combater o desmatamento por meio de financiamentos com recursos não reembolsáveis.

O investimento também tem objetivo econômico. “A gente está em uma atividade produtiva, cujo objetivo é gerar retorno econômico para os investidores. Mas, aliar isso à questão da responsabilidade socioambiental e da exploração de tudo que a floresta tem a oferecer”.

Rieche informou, ainda, que a Amata vai explorar também o conceito de contínuo florestal, que abrange a exploração do manejo sustentável florestal na Amazônia e o plantio de espécies nativas e exóticas em outras regiões degradadas. Com essa participação na Amata, o banco pretende incentivar as demais empresas do setor florestal a adoção de práticas ambientais responsáveis.

Reportagem de Alana Gandra, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 10/12/2010


Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.