EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Proibição de venda de ‘carros fósseis’ beneficia o clima

 

Proibição de venda de ‘carros fósseis’ beneficia o clima

Se uma proibição fosse introduzida na venda de novos carros a gasolina e diesel, e eles fossem substituídos por carros elétricos, o resultado seria uma grande redução nas emissões de dióxido de carbono.

Essa é a descoberta de uma nova pesquisa da Chalmers University of Technology, na Suécia, que analisa as emissões de todo o ciclo de vida – da fabricação de carros elétricos e baterias à eletricidade usada para a operação.

 

No entanto, o efeito total da eliminação gradual dos carros movidos a combustíveis fósseis não será sentido até a metade do século – e como as baterias são fabricadas afetará a extensão do benefício. 

 

A eliminação progressiva rápida e obrigatória em de carros elétricos poderia causar emissões dos escapamentos dos carros de passageiros suecos se aproximar de zero em 2045. O governo sueco propôs uma proibição total da venda de automóveis novos de combustíveis fósseis a partir do ano de 2030 -, mas que por si só, não ser suficiente para atingir as metas climáticas da Suécia dentro do prazo.

 

“A vida útil dos carros atualmente nas estradas e daqueles que seriam vendidos antes da introdução de tal restrição significa que levaria algum tempo – cerca de 20 anos – até que o efeito total se tornasse visível”, diz Johannes Morfeldt, pesquisador da Physical Resource Theory na Chalmers University of Technology e principal autor do estudo científico publicado recentemente .

 

Para ter o efeito desejado, uma proibição precisaria ser introduzida mais cedo, até o ano de 2025, ou, se a proibição não for implementada até 2030, o uso de biocombustíveis em carros a gasolina e diesel precisa aumentar significativamente antes disso – de acordo com a revisão da “ obrigação de redução ” sueca . A combinação dessas duas medidas teria o efeito de alcançar zero emissões de veículos de passageiros e manter as metas climáticas da Suécia.

 

“Os resultados do nosso estudo mostram que a eletrificação rápida da frota de automóveis sueca reduziria as emissões do ciclo de vida, de 14 milhões de toneladas de dióxido de carbono em 2020 para entre 3 e 5 milhões de toneladas até o ano de 2045. O resultado final em 2045 dependerá principalmente na medida em que possíveis reduções de emissões na indústria são realizadas ”, diz Johannes Morfeldt.

 

Uma transição de carros a gasolina e diesel para carros elétricos significará um aumento da demanda por baterias. As baterias para carros elétricos são frequentemente criticadas, principalmente pelo fato de resultarem em altos níveis de emissão de gases de efeito estufa durante a fabricação.

 

“Existem oportunidades relativamente boas para reduzir as emissões da fabricação global de baterias. Nossa revisão da literatura sobre isso mostra que as emissões médias da fabricação global de baterias podem diminuir em cerca de dois terços por quilowatt-hora de capacidade da bateria até o ano de 2045. No entanto, a maioria das baterias ocorre no exterior, então os tomadores de decisão suecos têm oportunidades mais limitadas para influenciar esta questão ”, diz Johannes Morfeldt.

 

De uma perspectiva climática, não importa onde as emissões ocorrem, e o risco com as decisões tomadas em nível nacional para reduzir as emissões dos veículos de passageiros é que elas podem levar ao aumento das emissões em outros lugares – um fenômeno às vezes denominado ‘vazamento de carbono’. Nesse caso, o aumento das emissões resultaria da maior demanda por baterias e, portanto, maior o risco quanto maiores forem as emissões da produção de baterias.

 

Nesse caso, a decisão sueca não teria um efeito tão grande na redução do impacto climático quanto desejado. As emissões do ciclo de vida terminariam na faixa superior – cerca de 5 milhões de toneladas de dióxido de carbono em vez de cerca de 3 milhões de toneladas. Devido a isso, pode haver razão para regular as emissões tanto na produção de veículos quanto na produção de baterias, do ponto de vista do ciclo de vida.

 

“Dentro da UE, por exemplo, há uma discussão sobre o estabelecimento de um padrão comum para a fabricação de baterias e veículos – da mesma forma que existe um padrão que regula o que pode ser emitido pelos escapamentos”, diz Johannes Morfeldt.

 

Mas, dadas as baixas emissões da produção de eletricidade na Suécia, a proibição da venda de novos carros movidos a combustíveis fósseis resultaria em uma redução acentuada do impacto climático total, independentemente de como a indústria se desenvolva.

 

Os resultados do estudo são baseados nas condições suecas, mas o método usado pelos pesquisadores pode ser usado para obter números correspondentes para outros países, com base na frota de automóveis e no sistema de energia de cada país. O ano de 2045 é destacado porque é quando as emissões de gases de efeito estufa na Suécia devem chegar a zero líquido de acordo com os objetivos da política climática do país.

 

Emissões do ciclo de vida de gases de efeito estufa de automóveis de passageiros
Ilustração: Emissões do ciclo de vida de gases de efeito estufa de automóveis de passageiros suecos As emissões de escape são emissões dentro das fronteiras da Suécia, que precisam chegar a zero até 2045 para contribuir totalmente para os objetivos da política climática da Suécia. As emissões da produção de carros e combustíveis abrangem a fabricação de carros e baterias, bem como a produção de combustível, incluindo a produção de eletricidade para carros elétricos. Os campos listrados mostram as possibilidades de redução de emissões na fabricação de baterias, veículos e combustíveis. O diagrama pressupõe uma proibição sueca de novas vendas de carros a gasolina e diesel em 2030, bem como um uso crescente de biocombustíveis de acordo com a revisão da “obrigação de redução” sueca até 2030. Yen Strandqvist / Chalmers University of Technology

 

Referência:

Johannes Morfeldt, Simon Davidsson Kurland, Daniel J.A. Johansson,
Carbon footprint impacts of banning cars with internal combustion engines,
Transportation Research Part D: Transport and Environment, Volume 95, 2021, 102807, ISSN 1361-9209,
https://doi.org/10.1016/j.trd.2021.102807.

 

Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de original da Chalmers University of Technology

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/05/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.