A evapotranspiração global aumentou 10% de 2003 a 2019

 

A evapotranspiração global aumentou 10% de 2003 a 2019

Aquecimento Global – Uma equipe de pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory da NASA no California Institute of Technology descobriu que a evapotranspiração global aumentou 10% de 2003 a 2019.

Em seu artigo publicado na revista Nature , o grupo descreve a abordagem original que eles adotaram para medir a evapotranspiração global .

Por Bob Yirka* , Phys.org

Evapotranspiração é a transferência de água do solo para o ar, tanto da evaporação quanto da transpiração, água emitida pelas plantas. É um dos principais componentes do ciclo da água do planeta. Os cientistas vêm prevendo há vários anos que o ciclo da água da Terra ganhará energia à medida que o planeta se aquece devido ao aquecimento global – mas provando que tem sido difícil porque não há uma maneira confiável de medir as mudanças na evapotranspiração – até agora, a maioria dos esforços foi longe muito localizado.

Neste novo esforço, os pesquisadores encontraram uma maneira de calcular a evapotranspiração global ao longo de períodos de tempo usando informações de satélites.

Em vez de tentar medir a evapotranspiração diretamente, como foi feito em outros esforços, os pesquisadores usaram dados de satélite para medir outras partes do ciclo da água e então usaram esses dados para calcular o grau de evapotranspiração. E ao invés de usar imagens de satélite de nuvens e águas subterrâneas, os pesquisadores usaram dados coletados pelo Experimento de Recuperação de Gravidade e Clima e seu estudo de acompanhamento GRACE-FO.

Ambos estiveram envolvidos na medição das mudanças em grandes quantidades de água na superfície. Notavelmente, nenhum dos sistemas precisava ser capaz de ver o solo abaixo, o que significava que as medições não foram interrompidas pela cobertura de nuvens.

Os dados dos satélites estavam na forma de mudanças na gravidade que correspondem às mudanças em grandes quantidades de água – os satélites foram realmente puxados por essas mudanças. Em seguida, os pesquisadores obtiveram dados para as outras partes do ciclo da água .

Então, usando dados de ambas as fontes, eles foram capazes de calcular a taxa de evapotranspiração para os anos de 2003 a 2019. E ao fazerem isso, eles notaram que a taxa aumentava ligeiramente a cada ano e que, ao longo de todo o período de tempo, o a taxa aumentou cerca de 10 por cento.

Referência:

Pascolini-Campbell, M., Reager, J.T., Chandanpurkar, H.A. et al. A 10 per cent increase in global land evapotranspiration from 2003 to 2019. Nature 593, 543–547 (2021). https://doi.org/10.1038/s41586-021-03503-5

 

Henrique Cortez *, tradução e edição

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/05/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top