EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento ártico é três vezes mais rápido que a média global

 

Aquecimento ártico é três vezes mais rápido que a média global

Novas observações mostram que o aumento na temperatura média da superfície do Ártico entre 1979 e 2019 foi três vezes maior do que a média global durante este período – maior do que relatado anteriormente – de acordo com o Arctic Monitoring and Assessment Program (AMAP).

Os impactos das mudanças climáticas nas comunidades, ecossistemas e espécies do Ártico, especialmente quando associados a eventos extremos, são consideráveis ​​e estão acelerando.

A perda de gelo marinho, o recuo das geleiras e a redução da cobertura de neve remobilizam os contaminantes previamente depositados. Embora a mudança climática seja impulsionada principalmente pelas emissões de dióxido de carbono, as mudanças nas emissões de poluentes atmosféricos, como as forças climáticas de curta duração, também afetam o clima, bem como a saúde humana. Globalmente, essa poluição do ar é uma das principais causas de mortes prematuras e a redução da poluição do ar por partículas e ozônio poderia prevenir centenas de milhares de mortes prematuras em países membros do Conselho do Ártico e países observadores, disse o relatório.

The Arctic Climate Change Update 2021: Principais tendências e impactos. Um resumo para formuladores de políticas foi apresentado na reunião ministerial do Conselho do Ártico em Reykjavik, Islândia, em 20 de maio.

A reunião foi concluída com uma declaração ministerial e um plano estratégico que  reafirma o compromisso do Conselho com uma região ártica pacífica, próspera e sustentável.

Objetivo 1 – Clima Ártico : monitorar, avaliar e destacar os impactos das mudanças climáticas no Ártico para encorajar o cumprimento do Acordo de Paris e apoiar medidas globais mais fortes para reduzir gases de efeito estufa e poluentes climáticos de curta duração, enquanto fortalece a cooperação circumpolar em: ciência do clima e observações ; redução de emissões; mitigação, adaptação e resiliência às mudanças climáticas; e intercâmbio de conhecimento e tecnologias inovadoras em apoio a esses esforços

Objetivo 2 – Ecossistemas Árticos Saudáveis ​​e Resilientes : promover a prevenção da poluição, monitoramento, avaliação, conservação e proteção da biodiversidade Ártica, ecossistemas e habitats de espécies, com base na melhor ciência disponível e respeitando a importância do desenvolvimento sustentável para todas as gerações atuais e futuras do Ártico habitantes;

Objetivo 3 – Ambiente Marinho Ártico Saudável:  promover a conservação e o uso sustentável do meio ambiente marinho ártico para o benefício de todas as gerações atuais e futuras de habitantes do Ártico, incentivar a segurança no mar, prevenir a poluição marinha e cooperar para melhorar o conhecimento do ambiente marinho ártico , monitorar e avaliar os impactos atuais e futuros sobre os ecossistemas marinhos do Ártico, trabalhar em conjunto para melhorar a cooperação em questões marinhas e promover o respeito pelo Estado de Direito e pelas estruturas jurídicas existentes aplicáveis ​​às águas do Ártico;

A sessão ministerial marcou o fim da presidência islandesa do Conselho do Ártico por dois anos e o início da presidência da Federação Russa para os anos 2021-2023.

A OMM tem status de observador no Conselho do Ártico, que é o fórum intergovernamental preeminente para a cooperação nos assuntos do Ártico. A reunião ministerial do Conselho é realizada a cada dois anos, dando aos Ministros das Relações Exteriores dos oito Estados Árticos e à liderança política dos seis Participantes Permanentes Indígenas a oportunidade de fortalecer a cooperação internacional na região e revisar o trabalho de qualidade produzido pelos Grupos de Trabalho do Conselho .

O Programa de Monitoramento e Avaliação do Ártico (AMAP) é o grupo de trabalho responsável por monitorar e avaliar o estado da poluição do Ártico e das mudanças climáticas, e por desenvolver recomendações baseadas na ciência para ações de apoio à formulação de políticas. Sua pesquisa informa o programa Global Cryosphere Watch e as atividades polares da OMM.

As principais descobertas incluíram:

  • A mudança climática é um problema aqui e agora no Ártico. Indicadores-chave como temperatura, precipitação, cobertura de neve, espessura e extensão do gelo marinho e Relatório de avaliação do Árticodegelo do permafrost mostram mudanças rápidas e generalizadas em andamento no Ártico. Uma atualização importante é que o aumento na temperatura média anual da superfície do Ártico (terra e oceano) entre 1971 e 2019 foi três vezes maior (um aumento de 3,1 ° C) do que o aumento na média global durante o mesmo período. Isso é maior do que o relatado em avaliações anteriores do AMAP.
  • O Ártico está experimentando um aumento na frequência e / ou intensidade de eventos de rápida perda de gelo do mar, eventos de derretimento da camada de gelo da Groenlândia, fortes precipitações, enchentes interiores, erosão costeira e incêndios florestais. Houve um aumento nas temperaturas extremas e um declínio nos eventos de frio extremo. Os períodos de frio que duram mais de 15 dias desapareceram quase completamente do Ártico desde 2000. O clima extremo e os eventos climáticos afetam os ecossistemas, a infraestrutura e as pessoas. Eles também podem empurrar as condições para além dos limites para mudanças potencialmente irreversíveis.
  • O Ártico é o lar de aproximadamente 4 milhões de pessoas. A mudança climática está provocando mudanças rápidas no Ártico que afetam as pessoas – especialmente os povos indígenas – que vivem no Ártico e além. As mudanças nas condições ambientais e ecológicas estão causando impactos negativos sobre a saúde e o bem-estar, a segurança alimentar, o transporte, a subsistência, as indústrias, a infraestrutura e a disponibilidade de água potável.
  • A mudança climática deve aumentar o acesso a recursos como petróleo, gás e minerais no Ártico. No entanto, o potencial de expansão dessas indústrias é atenuado pelos esforços para limitar as emissões de gases de efeito estufa e atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris. Além disso, as implicações ambientais de um grande derramamento de óleo no Ártico seriam significativas.
  • Os ecossistemas em todo o Ártico estão passando por mudanças fundamentais, que afetam a mudança climática global por meio de feedbacks no sistema climático. A criosfera em rápida mudança está afetando os ecossistemas em toda a região, mudando a produtividade, a sazonalidade, a distribuição e as interações das espécies em ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos. Mudanças no tipo, extensão e sazonalidade do gelo marinho; cobertura de neve na terra e no gelo marinho; e a rápida perda de gelo perene e da camada de gelo da Groenlândia estão causando grandes mudanças nos ecossistemas que afetam o ciclo do carbono e dos gases de efeito estufa. Ecossistemas únicos, como aqueles associados ao gelo marinho de vários anos ou a plataformas de gelo milenares, estão em risco e alguns estão desaparecendo. Eventos extremos podem exacerbar as transições já em andamento, desencadeando novos impactos nos ecossistemas.
  • Ninguém na Terra está imune ao aquecimento do Ártico. Os efeitos da mudança no Ártico são sentidos muito além do Ártico, incluindo os impactos do aumento do nível do mar global, as oportunidades e riscos associados à abertura de novas rotas de navegação e melhor acesso às reservas de combustível fóssil, e o potencial de feedbacks que afetam a atmosfera concentrações de gases de efeito estufa. Embora os estudos tenham demonstrado conexões entre as mudanças no Ártico e os padrões climáticos de latitudes médias, as ligações são complexas e inconsistentes.

O Secretário-Geral da OMM, Prof. Petteri Taalas, fez uma apresentação em vídeo ao ministro do Conselho do Ártico destacando o Relatório do Estado do Clima da OMM, que tinha uma seção especial sobre o Ártico, e o Ano da Previsão Polar, que visa melhorar as observações nos dados esparsos Ártico.

O Prof. Taalas também participou do 2º Arctic Met Summit 2021, organizado pela Organização Meteorológica da Islândia, e mostrando a importância de uma colaboração pan-ártica nas Observações e Modelagem do Sistema Terrestre. Ele apresentou os serviços árticos da OMM e participou de sessões sobre a importância de criar uma ponte entre a ciência e a comunidade.

Antes da sessão do Conselho do Ártico, uma Reunião Ministerial da Ciência do Ártico foi realizada em 9 de maio. Em sua declaração conjunta  destacou a necessidade de “ Encorajar a continuação do trabalho crítico dos grupos de trabalho e grupos de especialistas do Conselho do Ártico, Organização Meteorológica Mundial (OMM), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), IPCC, IPBES, Organização Marítima Internacional (IMO) , Comissão Oceanográfica Internacional (IOC) e outros grupos que estão produzindo importantes avaliações científicas e produtos de síntese que informam os planos de resposta. 

Da WMO, com tradução e edição de Henrique Cortez,in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/05/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.