EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Infraestrutura costeira é vulnerável ao aumento do nível do mar

 

aumento do nível do mar bate recorde

Conforme o nível do mar sobe, as águas subterrâneas costeiras são levantadas mais perto da superfície do solo, ao mesmo tempo em que se tornam mais salgadas e mais corrosivas.

Um estudo recente realizado por cientistas da Terra da Universidade do Havaí (UH) em Munoa compilou pesquisas de especialistas em todo o mundo, mostrando que em cidades onde há redes complexas de infraestrutura enterrada e parcialmente enterrada, a interação com essas águas subterrâneas mais rasas e salgadas exacerba a corrosão e a falha de sistemas críticos, como linhas de esgoto, estradas e fundações de edifícios.

A pesquisa foi publicada na revista Annual Review of Marine Science.

A equipe de pesquisa teve como objetivo criar conscientização sobre essas questões e oferecer orientação de especialistas mundiais sobre como gerenciá-las. Habel e co-autores revisaram a literatura existente para examinar os diversos efeitos em diferentes tipos de infraestrutura. Além disso, ao empregar dados de elevação em todo o mundo e dados geoespaciais que indicam a extensão do desenvolvimento urbano, eles identificaram 1.546 cidades e vilas costeiras baixas em todo o mundo, onde vivem cerca de 1,42 bilhão de pessoas, que provavelmente estão experimentando esses impactos.

Bem antes dos efeitos visíveis das inundações superficiais, o aumento do nível do mar empurra o lençol de água e desloca a água salgada para a terra. Com isso, o ambiente subterrâneo torna-se mais corrosivo para redes críticas de infraestrutura subterrânea – a drenagem enterrada e as linhas de esgoto podem ficar comprometidas e mobilizar a contaminação urbana, e as fundações de construção podem enfraquecer.

Uma extensa pesquisa sustenta que a infraestrutura crítica em todo o mundo, incluindo drenagem e porões, provavelmente já está sofrendo atualmente inundações do aumento dos níveis de água subterrânea.

Informar as estratégias de gestão

Os autores do estudo enfatizam a importância dos esforços de pesquisa que podem contribuir para estratégias de adaptação informadas.

Referência:

Shellie Habel et al, Hidden Threat: The Influence of Sea-Level Rise on Coastal Groundwater and the Convergence of Impacts on Municipal Infrastructure, Annual Review of Marine Science (2023). DOI: 10.1146/annurev-marine-020923-120737

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *