EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O breve voo da SpaceX Starship de Elon Musk emitiu 358 toneladas de CO2

 

Os bilhões de dólares gastos na corrida espacial poderiam ser mais bem empregados se fossem direcionados para o bem-estar social e ambiental da Terra

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã”.
(O Sal da Terra, Beto Guedes)

 

As grandes potências mundiais e os principais bilionários globais querem construir bases humanas na Lua, em Marte e em outros planetas. O objetivo das potências espaciais, como EUA, Rússia e China é estabelecer bases extraterrestres para os astronautas viverem e começarem a colonização do sistema solar e, quem sabe, do Universo. Dizem que a colonização do espaço sideral trará benefícios para a população terrestre.

O empresário Jeff Bezos (1964 – ) – criador da Amazon e uma das pessoas mais ricas do mundo – sugere que a humanidade se reproduza e gere 1 trilhão de humanos para povoar o planeta e colonizar o Universo. Também o empresário provocador Elon Musk (1971 -), dono da Tesla, SpaceX e do antigo Twitter (agora X), tem dito que “A civilização vai desmoronar se as pessoas não tiverem mais filhos” e que “Marte tem uma grande necessidade de pessoas, visto que a população atualmente é zero. Vamos levar vida a Marte!”.

Bezos e Musk colocam o crescimento populacional como vetor essencial da acumulação de capital e geração de lucro e tratam as pessoas como cobaias da exploração espacial. Eles estão mais preocupados com a quantidade de mão-de-obra para as suas empresas e a quantidade de consumidores para as suas mercadorias do que preocupados com a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Desta forma, há uma corrida espacial entre os bilionários – Bezos, Musk e Branson – que investem bilhões na disputa pela liderança da conquista do espaço e para o turismo espacial. Por exemplo, um candidato para a nova Estação Espacial Internacional é o Orbital Reef – uma joint venture entre a empresa espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, e a Sierra Space.

Enquanto o sonho de expandir a presença humana para outros corpos celestes continua sendo uma utopia, uma simples tentativa de voo para a Lua tem suas vantagens questionadas, com efeitos ambientais muito negativos. A SpaceX realizou o terceiro lançamento de seu veículo Starship, destinado a levar humanos à superfície da Lua ainda nesta década.

O voo “quase orbital” (não chega a dar uma volta na Terra, mas demonstra a capacidade de atingir a órbita) partiu de Starbase, centro da companhia em Boca Chica, no Texas (Estados Unidos), no dia 14 de março de 2024. Os motores do primeiro estágio (o Super Heavy), movidos a metano e oxigênio líquidos, funcionaram a contento até a separação, e o segundo estágio (a espaçonave propriamente dita, chamada também de Starship) fez sua escalada ao espaço, concluída em cerca de oito minutos e meio.

Mas este curto voo da empresa de Elon Musk liberou cerca de 358 toneladas de CO2, que é uma quantia equivalente ao total de emissões geradas por 25 mil carros, 3 mil cabeças de gado, 20 mil pessoas ou 50 voos de Boeings 737, de acordo com dados obtidos do Everyday Astronaut e do Office for National Statistics, apresentado no gráfico abaixo.

emissões da spacex starship

 

Por enquanto, a quantidade global de emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos voos espaciais é pequeno, equivalente a 1% ou 2% da pegada de carbono da aviação, que por si só representa cerca de 2,5% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Mas o número de lançamentos de foguetes tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos. 2023 viu um recorde de 223 tentativas de voos espaciais em todo o mundo. Isso é mais do que o dobro das 85 tentativas feitas em 2016. Só a SpaceX lançou um recorde de 96 foguetes orbitais no ano passado e pretende lançar quase 150 em 2024. As ambições ousadas da SpaceX são o que preocupa cientistas.

Enquanto os engenheiros da maioria das indústrias coçam a cabeça, pensando como descarbonizar seus negócios até meados deste século, conforme exigido pelos compromissos internacionais de proteção climática, Elon Musk e a sua empresa estão desenvolvendo um negócio intensivo em carbono com impactos extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

Indubitavelmente, não vale a pena destruir a estabilidade do clima na Terra para conquistar o espaço. Os bilhões de dólares gastos na corrida espacial poderiam ser mais bem empregados se fossem direcionados para o bem-estar social e ambiental da Terra.

As emissões globais de CO2 que estavam em 2 bilhões de toneladas em 1900, passaram para 6 bilhões de toneladas em 1950, chegaram a 25 bilhões de toneladas no ano 2000 e atingiram cerca de 40 bilhões de toneladas em 2023. Em consequência, a concentração de CO2 que manteve uma média entre 200 e 300 ppm durante mais de 800 mil anos, começou a subir no século XIX, atingiu 300 ppm em 1920, chegou a 350 ppm em 1987, registrou 400 ppm no ano do Acordo de Paris, em 2015, e marcou o recorde de 422 ppm em 2023

O nível de 350 partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera é considerado uma meta relativamente segura para manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, conforme estabelecido no Acordo de Paris. No entanto, não é exatamente o “nível ideal”, mas sim uma meta que os cientistas acreditam ser necessário para evitar impactos catastróficos das mudanças climáticas.

Mas em vez de cair e reduzir o efeito estufa, a concentração de CO2 continua subindo e a variação entre 2022 e 2023 foi a maior já registrada. O atual mês de abril de 2024 está batendo todos os recordes de gases de efeito estufa na atmosfera.

Desta forma, não vale a pena emitir toneladas de carbono para ter uma promessa duvidosa de colonização de outros astros e planetas. Antes de pensar em conquistar o espaço é preciso reduzir as desigualdades sociais e conquistar a sustentabilidade ambiental da Terra.

Referências:

ALVES, JED. 1 trilhão de pessoas para colonizar o universo, Ecodebate, 15/12/2021
https://www.ecodebate.com.br/2021/12/15/1-trilhao-de-pessoas-para-colonizar-o-universo/

ALVES, JED. A Inteligência Artificial pode se transformar em um monstro incontrolável. Entrevista a Patrícia Fachin, IHU, 28/09/2017
http://www.ihu.unisinos.br/572111-a-4-revolucao-industrial-ainda-e-uma-promessa-entrevista-especial-com-jose-eustaquio-alves

Matt Williams. Taking Earth with us: Is space exploration “sustainable”? Church and State, 21/02/2022
https://churchandstate.org.uk/2022/07/taking-earth-with-us-is-space-exploration-sustainable/

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *