EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Indicadores de mudança climática atingiram níveis recordes em 2023

 

Mensagens de chave
  • Relatório do State of Global Climate confirma 2023 como o ano mais quente registrado por margem clara
  • Registros ultrapassados para o calor do oceano, elevação do nível do mar, perda de gelo do mar antártico e recuo das geleiras
  • Clima extremo prejudica o desenvolvimento socioeconômico
  • Transição de energia renovável fornece esperança
  • Custo da inação climática é maior do que o custo da ação climática

Um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostra que os registros foram mais uma vez ultrapassados e, em alguns casos, esmagados, para os níveis de gases de efeito estufa, temperaturas da superfície, calor e acidificação do oceano, elevação do nível do mar, cobertura de gelo marinho antártico e recuo das geleiras.

Ondas de calor, inundações, secas, incêndios florestais e ciclones tropicais rapidamente intensificaram a miséria e o caos na vida cotidiana de milhões e infligindo muitos bilhões de dólares em perdas econômicas, de acordo com o relatório da OMM sobre o Global Climate 2023.

O relatório da OMM confirmou que 2023 foi o ano mais quente já registrado, com a temperatura média global de próxima superfície em 1,45° Celsius (com uma margem de incerteza de – 0,12 °C) acima da linha de base pré-industrial. Foi o período de dez anos mais quente já registrado.

“As pessoas estão escanteando todos os principais indicadores. Alguns registros não são apenas no topo das paradas, eles estão quebrando nas paradas. E as mudanças estão acelerando”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“Nunca estivemos tão próximos – embora temporariamente no momento – do limite inferior de 1,5° C do Acordo de Paris sobre a mudança climática”, disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo. “A comunidade da OMM está soando o Alerta Vermelho para o mundo.”

“A mudança climática é muito mais do que as temperaturas. O que testemunhamos em 2023, especialmente com o calor oceânico sem precedentes, o recuo das geleiras e a perda de gelo marinho da Antártida, é motivo de preocupação particular”, disse ela.

Em um dia médio em 2023, quase um terço do oceano global foi tomado por uma onda de calor marinha, prejudicando ecossistemas vitais e sistemas alimentares. No final de 2023, mais de 90% do oceano tinha experimentado condições de ondas de calor em algum momento durante o ano.

O conjunto global de geleiras de referência sofreu a maior perda de gelo já registrada (desde 1950), impulsionada pelo derretimento extremo no oeste da América do Norte e na Europa, de acordo com dados preliminares.

A extensão do gelo marinho da Antártida foi de longe a mais baixa já registrada, com a extensão máxima no final do inverno, com 1 milhão de km2 abaixo do ano recorde anterior – o equivalente ao tamanho da França e da Alemanha juntas.

“A crise climática é o desafio definidor que a humanidade enfrenta e está intimamente entrelaçada com a crise da desigualdade – como testemunhado pela crescente insegurança alimentar e pelo deslocamento da população e pela perda de biodiversidade”, disse Celeste Saulo.

Anomaliais anuais da temperatura média global (em relação a 1850-1900) de 1850 a 2023. Os dados são de seis conjuntos de dados
Anomalias anuais da temperatura média global (em relação a 1850-1900) de 1850 a 2023. Os dados são de seis conjuntos de dados

O número de pessoas que estão gravemente inseguras em todo o mundo mais do que dobrou, de 149 milhões de pessoas antes da pandemia de COVID-19 para 333 milhões de pessoas em 2023 (em 78 países monitorados pelo Programa Mundial de Alimentos). Os extremos climáticos e climáticos podem não ser a causa raiz, mas são fatores agravantes, de acordo com o relatório.

Os riscos climáticos continuaram a desencadear o deslocamento em 2023, mostrando como os choques climáticos minam a resiliência e criam novos riscos de proteção entre as populações mais vulneráveis.

Há, no entanto, um vislumbre de esperança.

A geração de energia renovável, impulsionada principalmente pelas forças dinâmicas da radiação solar, do vento e do ciclo da água, subiu para a vanguarda da ação climática por seu potencial para atingir as metas de descarbonização. Em 2023, as adições de capacidade renovável aumentaram quase 50% a partir de 2022, para um total de 510 gigawatts (GW) – a maior taxa observada nas últimas duas décadas.

Esta semana, na Reunião Ministerial do Clima de Copenhague, de 21 a 22 de março, líderes climáticos e ministros de todo o mundo se reunirão pela primeira vez desde a COP28 em Dubai para pressionar por uma ação climática acelerada. As Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) antes do prazo de fevereiro de 2025 estarão no topo da agenda, assim como a entrega de um acordo ambicioso sobre financiamento na COP29 para transformar os planos nacionais em ação.

A Ação Climática está atualmente sendo prejudicada pela falta de capacidade de entregar e usar serviços climáticos para informar os planos nacionais de mitigação e adaptação, especialmente nos países em desenvolvimento. Precisamos aumentar o apoio aos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais para poder fornecer serviços de informação para garantir que a próxima geração de Contribuições Nacionalmente Determinadas seja baseada na ciência”, disse Celeste Saulo.

O relatório do estado do clima global foi divulgado a tempo para o Dia Meteorológico Mundial em 23 de março. Também define o cenário para uma nova campanha de ação climática do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e da OMM a ser lançada em 21 de março. Ele informará as discussões em uma reunião ministerial do clima em Copenhague, em 21 e 22 de março.

Dezenas de especialistas e parceiros contribuem para o relatório, incluindo organizações da ONU, Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais (NMHSs) e Centros Globais de Dados e Análise, bem como Centros Regionais de Clima, o Programa Mundial de Pesquisa Climática (WCRP), o Global Atmosphere Watch (GAW), o Global Cryosphere Watch e o Copernicus Climate Change Service operado pela ECMWF.

Mensagens de chave

Gases de estufa

As concentrações observadas dos três principais gases de efeito estufa – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso – atingiram níveis recordes em 2022. Dados em tempo real de locais específicos mostram um aumento contínuo em 2023.

Os níveis de CO2 são 50% maiores do que a era pré-industrial, prendendo o calor na atmosfera. A longa vida útil do CO2 significa que as temperaturas continuarão a subir por muitos anos.

A temperatura

A temperatura média global de próxima superfície em 2023 foi de 1,45 x 0,12°C acima da média pré-industrial de 1850-1900. 2023 foi o ano mais quente no registro observacional de 174 anos. Isso quebrou o recorde dos anos mais quentes anteriores, 2016 em 1,29 x 0,12°C acima da média de 1850-1900 e de 2020 em 1,27 x 0,13°C.

A temperatura global média de dez anos de 2014-2023 é de 1,20 a 0,12°C acima da média de 1850-1900.

Globalmente, todos os meses de junho a dezembro foram recordes quentes para o respectivo mês. Setembro 2023 foi particularmente notável, superando o recorde global anterior de setembro por uma ampla margem (0,46 a 0,54 °C).

O aumento a longo prazo da temperatura global é devido ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. A mudança das condições de La Nina para o El Nino em meados de 2023 contribuiu para o rápido aumento da temperatura de 2022 a 2023.

As temperaturas médias globais da superfície do mar (SSTs) estavam em um recorde a partir de abril, com os recordes em julho, agosto e setembro quebrados por uma margem particularmente ampla. O calor excepcional foi registrado no Atlântico Norte oriental, no Golfo do México e no Caribe, no Pacífico Norte e em grandes áreas do Oceano Antártico, com ondas de calor marinhas generalizadas.

Algumas áreas de aquecimento incomum, como o Atlântico Nordeste, não correspondem a padrões típicos de aquecimento associados ao El Nino, que estava visivelmente presente no Pacífico Tropical.

Calor do oceano

Mapa global que mostra a mais alta categoria de ondas de calor marinha em cada pixel em 2023 (período de referência 1982-2011).
Mapa global que mostra a mais alta categoria de ondas de calor marinha em cada pixel em 2023 (período de referência 1982-2011).

O conteúdo de calor do oceano atingiu seu nível mais alto em 2023, de acordo com uma análise consolidada dos dados. As taxas de aquecimento mostram um aumento particularmente forte nas últimas duas décadas.

Espera-se que o aquecimento continue – uma mudança que é irreversível em escalas de centenas a milhares de anos.

Ondas de calor marinhas mais frequentes e intensas têm profundas repercussões negativas para os ecossistemas marinhos e os recifes de coral.

O oceano global experimentou uma cobertura média diária de ondas de calor marinha de 32%, bem acima do recorde anterior de 23% em 2016. No final de 2023, a maior parte do oceano global entre 20° S e 20° N estava em condições de ondas de calor desde o início de novembro.

De particular destaque foram as ondas de calor marinhas generalizadas no Atlântico Norte, que começou na primavera do Hemisfério Norte, atingiu o pico em setembro e persistiu até o final do ano. O final de 2023 viu uma ampla faixa de ondas de calor marinhas severas e extremas através do Atlântico Norte, com temperaturas de 3°C acima da média.

O Mar Mediterrâneo experimentou uma cobertura quase completa de ondas de calor marinhas fortes e severas pelo décimo segundo ano consecutivo.

A acidificação dos oceanos aumentou como resultado da absorção de dióxido de carbono.

Aumento do nível do mar

Em 2023, o nível médio global do mar atingiu um recorde no registro de satélite (desde 1993), refletindo o aquecimento contínuo do oceano (expansão térmica), bem como o derretimento de geleiras e camadas de gelo.

A taxa de aumento do nível médio global do mar nos últimos dez anos (2014-2023) é mais do que o dobro da taxa de aumento do nível do mar na primeira década do registro de satélite (1993-2002).

Criosfera

Extensão diária do gelo marinho antártico de janeiro a dezembro, mostrando condições de 2023 (vermelho) contra o normal climático de 1991-2020 (azul escuro) e o recorde mais alto e mais baixo para cada dia (em meio a azul). Os anos individuais são mostrados em azul claro. EUA Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo.
Extensão diária do gelo marinho antártico de janeiro a dezembro, mostrando condições de 2023 (vermelho) contra o normal climático de 1991-2020 (azul escuro) e o recorde mais alto e mais baixo para cada dia (em meio a azul). Os anos individuais são mostrados em azul claro. EUA Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo.

A extensão do gelo marinho da Antártida atingiu um recorde absoluto de baixa para a era dos satélites (desde 1979) em fevereiro de 2023 e permaneceu em baixa recorde para a época do ano de junho até o início de novembro. O máximo anual em setembro foi de 16,96 milhões de km2, cerca de 1,5 milhões de km2 abaixo da média de 1991-2020 e 1 milhão de km2 abaixo do recorde anterior de baixa máxima.

A extensão do gelo marinho do Ártico permaneceu bem abaixo do normal, com as extensões anuais máximas e mínimas de gelo marinho sendo a quinta e sexta mais baixa já registradas, respectivamente.

Folhas de gelo: Existem duas camadas de gelo principais, a camada de gelo da Groenlândia e a camada de gelo da Antártida. Combinando as duas camadas de gelo, os sete anos de maior derretimento já registrados são todos desde 2010, e as taxas médias de perda de massa aumentaram de 105 Gigatonnes por ano de 1992-1996 para 372 Gigatonnes por ano de 2016-2020. Isso equivale a cerca de 1 mm por ano de aumento global do nível do mar atribuído às camadas de gelo no último período.

O manto de gelo da Groenlândia continuou a perder massa no ano hidrológico 2022-2023 Foi o verão mais quente já registrado na estação Summit da Groenlândia, 1,0oC mais quente que o recorde anterior. Dados de extensão de derretimento de satélite indicam que a camada de gelo teve a terceira maior área cumulativa do dia derretimento registrada (1978-2023), após a estação de derretimento extrema de 2012 e 2010.

Os dados preliminares para o ano hidrológico 2022-2023 indicam que o conjunto global de geleiras de referência sofreu a maior perda de gelo já registrada (1950-2023), impulsionada pelo balanço de massa extremamente negativo na América do Norte e na Europa.

As geleiras nos Alpes europeus experimentaram uma estação de derretimento extrema. Na Suíça, as geleiras perderam cerca de 10% do seu volume restante nos últimos dois anos. A América do Norte Ocidental sofreu uma perda recorde de massa glacial em 2023 – a uma taxa que foi cinco vezes maior do que as taxas medidas para o período 2000-2019. As geleiras no oeste da América do Norte perderam cerca de 9% do volume de 2020 no período 2020-2023.

Eventos climáticos e climáticos extremos

O clima extremo e os eventos climáticos tiveram grandes impactos socioeconômicos em todos os continentes habitados. Estes incluíram grandes inundações, ciclones tropicais, calor e seca extremos, e incêndios florestais associados.

Inundações ligadas a chuvas extremas do ciclone mediterrânico Daniel afetaram a Grécia, a Bulgária, a Torkiye e a Líbia, com perda de vidas particularmente pesadas na Líbia em setembro.

O ciclone tropical Freddy em fevereiro e março foi um dos ciclones tropicais mais antigos do mundo, com grandes impactos em Madagascar, Moçambique e Malawi.

O ciclone tropical Mocha, em maio, foi um dos ciclones mais intensos já observados na Baía de Bengala e desencadeou 1,7 milhão de deslocamentos em toda a sub-região do Sri Lanka para Mianmar e através da índia e Bangladesh, e piorou a insegurança alimentar aguda.

O furacão Otis intensificou-se a um sistema de categoria 5 em questão de horas – uma das taxas de intensificação mais rápidas da era dos satélites. Ele atingiu o resort costeiro mexicano de Acapulco em 24 de outubro, causando perdas econômicas estimadas em cerca de US $ 15 bilhões e matando pelo menos 47 pessoas.

O calor extremo afetou muitas partes do mundo. Alguns dos mais significativos foram no sul da Europa e Norte da África, especialmente na segunda quinzena de julho. As temperaturas na Itália atingiram 48,2 oC, e temperaturas recordes foram relatadas em Túnis (Tunísia) 49,0 oC, Agadir (Marrocos) 50,4 oC e Argel (Argélia) 49,2oC.

A temporada de incêndios florestais no Canadá foi a pior já registrada. A área total queimada nacionalmente no ano foi de 14,9 milhões de hectares, mais de sete vezes a média de longo prazo. Os incêndios também levaram à grave poluição por fumaça, particularmente nas áreas densamente povoadas do leste do Canadá e no nordeste dos Estados Unidos. O incêndio florestal mais mortal do ano foi no Havaí, com pelo menos 100 mortes relatadas – o incêndio florestal mais mortal nos EUA por mais de 100 anos – e perdas econômicas estimadas de US $ 5,6 bilhões.

A região do Grande Chifre da África, que vinha sofrendo secas de longo prazo, sofreu inundações substanciais em 2023, particularmente no final do ano. As inundações deslocaram 1,8 milhão de pessoas em toda a Etiópia, Burundi, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Somália e Quênia, além das 3 milhões de pessoas deslocadas internamente ou através das fronteiras pelas cinco estações consecutivas de seca na Etiópia, Quênia, Djibuti e Somália.

A seca de longo prazo persistiu no noroeste da África e em partes da Península Ibérica, bem como em partes do centro e sudoeste da Ásia. Intensificou-se em muitas partes da América Central e América do Sul. No norte da Argentina e no Uruguai, as chuvas de janeiro a agosto foram de 20 a 50% abaixo da média, levando a perdas de culturas e baixos níveis de armazenamento de água.

Impactos socioeconômicos

Prevalência global de subnutrição (como %) e número de subnutridos (em milhões) desde 2005
Prevalência global de subnutrição (como %) e número de subnutridos (em milhões) desde 2005. Toda a série foi atualizada para refletir novas informações divulgadas desde a publicação do Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2023. NOTAS: As projeções baseadas em nowcasts para 2022 são ilustradas por linhas pontilhadas. As barras mostram limites inferiores e superiores do intervalo estimado. FONTE: FAO. 2023 (em inglês). FAOSTAT: Suíte de indicadores de segurança alimentar. Em: A FAO. [Cited 12 de julho de 2023]. www.fao.org/faostat/pt/-data/FS
Fonte: O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2023, FAO. 2023 em (em inglês)

 

Os riscos climáticos extremos exacerbaram os desafios com a segurança alimentar, os deslocamentos populacionais e os impactos nas populações vulneráveis. Eles continuaram a desencadear novos deslocamentos, prolongados e secundários e aumentaram a vulnerabilidade de muitos que já foram desenraizados por situações multicausais complexas de conflito e violência.

Um dos componentes essenciais para reduzir o impacto dos desastres é ter sistemas eficazes de alerta precoce multi-perigoso. A iniciativa Avisos Precotos para Todos procura garantir que todos sejam protegidos por sistemas de alerta precoce até o final de 2027. O desenvolvimento e a implementação de estratégias locais de redução de riscos de desastres aumentaram desde a adoção do Quadro de Sendai para Redução do Risco de Desastres.

O relatório cita números de que o número de pessoas que estão gravemente inseguras em todo o mundo mais do que dobrou, de 149 milhões de pessoas antes da pandemia de COVID-19 para 333 milhões de pessoas em 2023 (em 78 países monitorados pelo Programa Mundial de Alimentos). Os níveis globais de fome permaneceram inalterados de 2021 a 2022. No entanto, estes ainda estão muito acima dos níveis de pandemia pré-COVID 19: em 2022, 9,2% da população global (735,1 milhões de pessoas) estavam subnutridas. Conflitos prolongados, recessões econômicas e altos preços dos alimentos, ainda mais exacerbados pelos altos custos dos insumos agrícolas impulsionados por conflitos contínuos e generalizados em todo o mundo, estão na raiz dos altos níveis globais de insegurança alimentar. Isso é agravado pelos efeitos do clima e dos extremos climáticos. No sul da África, por exemplo, a passagem do ciclone Freddy em fevereiro de 2023 afetou Madagascar, Moçambique, sul do Malawi e Zimbábue. As inundações submerjaram extensas áreas agrícolas e infligiram graves danos às culturas e à economia.

A geração de energia renovável, impulsionada principalmente pelas forças dinâmicas da radiação solar, do vento e do ciclo da água, subiu para a vanguarda da ação climática por seu potencial para atingir as metas de descarbonização.

Em todo o mundo, uma transição energética substancial já está em andamento. Em 2023, as adições de capacidade renovável aumentaram quase 50% a partir de 2022, para um total de 510 gigawatts (GW). Esse crescimento marca a maior taxa observada nas últimas duas décadas e indica, demonstra o potencial de atingir a meta de energia limpa estabelecida na COP28 para triplicar a capacidade de energia renovável globalmente para atingir 11 mil GW até 2030.

Financiamento do clima

Em 2021/2022, os fluxos financeiros globais relacionados ao clima atingiram quase US$ 1,3 trilhão, quase dobrando em comparação com os níveis de 2019/2020. Mesmo assim, os fluxos de financiamento climático rastreados representam apenas aproximadamente 1% do PIB global, de acordo com a Climate Policy Initiative.

Há uma grande lacuna de financiamento. Em um cenário médio, para um caminho de 1,5oC, os investimentos anuais em financiamento climático precisam crescer mais de seis vezes, atingindo quase US$ 9 trilhões até 2030 e mais US$ 10 trilhões até 2050.

O custo da inação é ainda maior. Agregando-se durante o período 2025-2100, o custo total da inação é estimado em US$ 129, ou seja, a diferença de perdas sob um cenário business-as-usual e aquelas incorridas dentro de um caminho de 1,5oC. No entanto, esse número é provável que seja uma subestimação dramática.

O financiamento da adaptação continua a ser insuficiente. Embora o financiamento de adaptação tenha atingido um recorde de US$ 63 bilhões em 2021/2022, o déficit de financiamento global de adaptação está aumentando, ficando bem aquém dos estimados US$ 212 bilhões po

Fonte: WMO

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]