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Veículos elétricos e transporte público reduzem poluição e beneficiam saúde das crianças

 

Ônibus elétrico
Ônibus elétrico da empresa Higer. Curitiba, 13/09/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Um novo estudo descobriu que as políticas para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos veículos motorizados, combinadas com investimentos em veículos elétricos e transporte público, reduziriam a poluição do ar e trariam grandes benefícios para a saúde das crianças. Eles também economizariam dinheiro.

As descobertas de pesquisadores da Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia com colaboradores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e na Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, aparecem na revista Environmental Research Letters.

Os pesquisadores modelaram os benefícios da implementação de vários cenários da estrutura de política climática proposta conhecida como Iniciativa de Transporte e Clima (TCI) nos 12 estados do Nordeste e Meio-Atlântico e no Distrito de Columbia.

Sob o limite mais rigoroso das emissões de CO2 e do cenário de investimento que mais recursos para o transporte em massa, eles estimaram um total de mais de 58.000 casos evitados de mortalidade infantil, parto prematuro, baixo peso ao nascer, transtorno do espectro do autismo, novos casos de asma, sintomas agravados da asma e outras doenças respiratórias.

A economia relacionada foi de US $ 82 milhões por ano. A avaliação da distribuição dos casos evitados de piora dos sintomas de asma indicou que crianças em todos os grupos raciais e étnicos se beneficiaram, com benefícios um pouco maiores à saúde em populações não brancas.

Sob o TCI, os fornecedores de combustível seriam obrigados a comprar licenças de emissão de carbono, cujos rendimentos seriam destinados a programas de transporte limpo. Embora este programa não tenha sido implementado, ele serve como um modelo útil para outras políticas de mitigação climática. Especificamente, os pesquisadores modelaram mudanças no material particulado fino ambiente (PM 2.5) e dióxido de nitrogênio entre 2022 e 2032, associados às emissões do setor de transporte na estrada sob nove hipotéticos tetos de emissões de CO2 e cenários de investimento propostos no TCI.

Eles estimaram potenciais co-benefícios para fins adversos para partos adversos, respiratórios pediátricos e resultados de desenvolvimento neurológico usando o BenMAPR, uma plataforma de avaliação de impacto na saúde que se baseia no Programa de Mapeamento e Análise de Benefícios Ambientais da EPA.

As avaliações de benefícios de saúde muitas vezes ignoram os resultados de saúde das crianças. No entanto, sabemos que a exposição precoce a poluentes atmosféricos tem múltiplos efeitos prejudiciais sobre a saúde e o bem-estar das crianças; e estes são evitáveis.

Os pesquisadores também observam a importância de incluir a saúde e a justiça ambiental nas políticas climáticas.

As políticas climáticas podem ter grandes efeitos não apenas no clima, mas também na saúde e na justiça ambiental.

Referência:

Children’s health impacts from a proposed decarbonization policy in the transportation sector in the Eastern United States
Alique G Berberian et al 2024 Environ. Res. Lett. 19 044001 DOI 10.1088/1748-9326/ad2e73

 

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

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