EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento do Ártico confirma a aceleração da mudança climática

 

 

A National Oceanic and Atmospheric dos EUA emitiu seu Arctic Report Card. Ele documenta novas evidências de que o aquecimento do ar, oceano e terra está afetando pessoas, ecossistemas e comunidades em toda a região do Ártico, que está aquecendo mais rápido do que qualquer outra parte do mundo.

As temperaturas do ar na superfície do verão durante 2023 foram as mais quentes já observadas no Ártico. No geral, foi o sexto ano mais quente do Ártico já registrado. A extensão do gelo do mar continuou a diminuir, com os últimos 17 de setembro agora registrando como o mais baixo já registrado.

O calor incomum na Groenlândia contribuiu para uma área cumulativa do dia de fusão que se aproxima do recorde de todos os tempos no manto de gelo da Groenlândia. O ponto mais alto da camada de gelo da Groenlândia experimentou o derretimento pela quinta vez no registro de 34 anos.

O calor incomum no norte do Canadá coincidiu com a precipitação abaixo do normal, contribuindo para a temporada extrema de incêndios florestais da região e resultando em fumaça nos Estados Unidos.

O calor generalizado do Ártico no verão de 2023 a 2023
O calor generalizado do Ártico no verão de 2023 a 2023 trouxe o verão mais quente do Ártico já registrado.
Crédito da imagem: NOAA

 

O Arctic Report Card, agora em seu 18o ano, é o trabalho de 82 autores de 13 países. Ele inclui uma seção intitulada Sinais Vitais, que atualiza oito medidas de mudanças físicas e biológicas, quatro capítulos sobre questões emergentes e um relatório especial sobre o verão de 2023 de incêndios florestais extremos.

O Arctic Report Card fornece um conhecimento importante para informar as atividades de monitoramento do estado do clima da OMM na região do Ártico.

“A mensagem primordial do boletim deste ano é que o momento para a ação é agora”, disse Rick Spinrad, administrador da NOAA. “A NOAA e nossos parceiros federais aumentaram nosso apoio e colaboração com as comunidades estaduais, tribais e locais para ajudar a construir a resiliência climática. Ao mesmo tempo, nós, como nação, e a comunidade global devemos reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa que estão impulsionando essas mudanças.

A “amplificação ártica” é um fenômeno amplamente reconhecido no qual o aquecimento global causado pelo homem é amplificado nos polos, fazendo com que o Ártico se aqueça mais rapidamente do que o resto do globo.

Múltiplos fatores aumentam o aquecimento em altas latitudes, mas o principal é que o aquecimento reduz a neve e o gelo, o que, de outra forma, refletiria a luz solar recebida. As temperaturas do Ártico subiram pelo menos duas vezes mais rápido que as temperaturas globais, possivelmente ainda mais rápido, desde o ano 2000.

O Ártico está aquecendo mais rapidamente do que o resto do mundo
Amplificação Ártica das Alterações Climáticas. O Ártico está aquecendo mais rapidamente do que o resto do mundo
Crédito da imagem: NOAA

 

Os mares rasos ao redor das margens do Oceano Ártico se aqueceram dramaticamente nas últimas quatro décadas. Em média, essas áreas aqueceram cerca de 2oC (quase 4oF) sobre a era dos satélites, parte de um ciclo de feedback em que o aquecimento do ar e da água encolhem a cobertura de gelo do mar, que expõe mais do oceano à luz solar direta, o que impulsiona mais o aquecimento.

Lugares que antes eram cobertos de neve quase o ano todo estão descongelando no início da primavera. O inverno de 2022-23, na verdade, trouxe acumulações de neve acima da média para o Ártico, mas desapareceu muito mais rapidamente na primavera do que costumava.

Os destaques

  • A temperatura média do ar na superfície no Ártico no ano passado foi a sexta mais quente desde 1900.
  • A extensão do gelo marinho deste ano foi a sexta mais baixa no registro de satélite, que começou em 1979. As 17 menores extensões de gelo marinho do Ártico já registradas ocorreram durante os últimos 17 anos.
  • Muitas regiões do Oceano Ártico continuam a mostrar o aumento da floração de fitoplânctons oceânicos.
  • O manto de gelo da Groenlândia continuou a perder massa, apesar do acúmulo de neve de inverno acima da média.
  • A precipitação pan-ártica foi a sexta mais alta já registrada, continuando a tendência para um Ártico mais úmido.
  • O aquecimento teve impactos divergentes em diferentes corridas de salmão do Alasca: alguns tiveram um recorde de alta abundância e outros com baixa abundância.

Embora a tundra ártica seja principalmente muito fria e seca para as árvores, é o lar de outras plantas que evoluíram para sobreviver aos invernos frígidos e a curtas estações de crescimento nas planícies costeiras do Ártico e nos contrafortes. Sanduíche entre as florestas boreais e o oceano, esta área de arbustos, musgos, líquenes, gramíneas e plantas semelhantes a grama chamadas sedges crescem na camada relativamente fina de solo que derrete brevemente no verão ártico. Como o Ártico se aqueceu nas últimas décadas, os satélites documentaram um “ecolog” significativo da tundra.

Fonte: Organização Meteorológica Mundial (OMM)

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]