EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Impacto da mudança climática aumentou dramaticamente em 2011-2020

 

(OMM) – A taxa de mudança climática aumentou de forma alarmante entre 2011-2020, que foi a década mais quente já registrada.

O aumento contínuo das concentrações de gases de efeito estufa alimentou as temperaturas recordes da terra e do oceano e gerou uma aceleração dramática no derretimento do gelo e no aumento do nível do mar, de acordo com um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Mensagens de chave
  • 2011-2020 foi a década mais quente já registrada
  • Perda de geleira e camada de gelo sem precedentes
  • Aumento do nível do mar acelera
  • O calor e a acidificação do oceano dadas aos ecossistemas marinhos
  • Clima extremo prejudica o desenvolvimento sustentável
  • Camada de ozônio no caminho para a recuperação

The Global Climate 2011-2020: A Decade of Acceleration soou o alarme, em particular, com a profunda transformação que ocorre nas regiões polares e altas montanhas. As geleiras diluídas em cerca de 1 metro por ano – uma perda sem precedentes – com repercussões a longo prazo para o abastecimento de água para muitos milhões de pessoas. A camada de gelo continental antártica perdeu quase 75% mais gelo entre 2011 e 2020 do que em 2001-2010 – um desenvolvimento ameaçador para o futuro aumento do nível do mar que comprometerá a existência de regiões e estados costeiros de baixa altitude.

Em um vislumbre de esperança, o relatório disse que o buraco no ozônio na Antártida foi menor no período 2011-2020 do que durante as duas décadas anteriores, graças a uma ação internacional bem-sucedida e coordenada para eliminar gradualmente os produtos químicos que destroem o ozônio, uma indicação do sucesso do Protocolo de Montreal.

“Cada década desde a década de 1990 tem sido mais quente do que o anterior e não vemos nenhum sinal imediato de que essa tendência seja revertida. Mais países registraram altas temperaturas recordes do que em qualquer outra década. Nosso oceano está se aquecendo cada vez mais rápido e a taxa de aumento do nível do mar quase dobrou em menos de uma geração. Estamos perdendo a corrida para salvar nosso derretimento das geleiras e das camadas de gelo”, disse o secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas (em português).

“Isso é impulsionado inequivocamente pelas emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas”, disse o secretário-geral da OMM. Petteri Taalas (em todo o comando) “Temos que reduzir as emissões de gases de efeito estufa como uma prioridade superior e primordial para o planeta, a fim de evitar que as mudanças climáticas saiam do controle”, disse ele.

“Nosso clima está se tornando mais extremo, com um impacto claro e demonstrável no desenvolvimento socioeconômico. Secas, ondas de calor, inundações, ciclones tropicais e incêndios florestais danificam a infraestrutura, destroem rendimentos agrícolas, limitam o abastecimento de água e causam deslocamentos em massa”, disse Prof. Taalas. Numerosos estudos mostram que, em particular, o risco de calor intenso aumentou significativamente na última década.

O relatório documenta como os eventos extremos ao longo da década tiveram impactos devastadores, particularmente na segurança alimentar, deslocamento e migração, dificultando o desenvolvimento nacional e o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mas também mostrou como as melhorias nas previsões, alertas precoces e gerenciamento e resposta coordenados de desastres estão fazendo a diferença. O número de vítimas de eventos extremos diminuiu, associado à melhoria dos sistemas de alerta precoce, embora as perdas econômicas tenham aumentado.

O financiamento climático público e privado quase dobrou entre 2011 e 2020. No entanto, precisa aumentar pelo menos sete vezes até o final desta década para alcançar os objetivos climáticos.

O relatório foi divulgado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP28, e enfatiza a necessidade de uma ação climática muito mais ambiciosa para tentar limitar o aumento da temperatura global a não mais do que 1,5oC acima da era pré-industrial.

O relatório Decadal State of the Climate fornece uma perspectiva de longo prazo e transcende a variabilidade ano a ano em nosso clima. Ele complementa o relatório anual do Estado do Clima Global da OMM. O relatório anual provisório de 2023, divulgado na COP28, disse que 2023 deve ser o ano mais quente já registrado.

O relatório baseia-se em análises de dados físicos e avaliações de impacto de dezenas de especialistas em Serviços Meteorológicos e Hidritores Nacionais, Centros Regionais do Clima, Escritórios Nacionais de Estatística e parceiros das Nações Unidas.

Principais resultados:

Foi a década mais quente já registrada na terra e o oceano.

A temperatura média global para o período 2011-2020 foi de 1,10 – 0,12oC acima da média de 1850-1900. Isso é baseado na média de seis conjuntos de dados usados pela OMM. Os seis anos mais quentes já registrados em todo o mundo foram entre 2015 e 2020.

Cada década sucessiva desde a década de 1990 tem sido mais quente do que todas as décadas anteriores.

Os anos mais quentes da década foram 2016, por causa de um forte evento El Nino, e 2020. As maiores anomalias positivas da década, em lugares mais de 2oC acima da média de 1981-2010, foram no Ártico.

Mais países registraram altas temperaturas recordes do que em qualquer outra década.

aumento da temperatura global

As concentrações atmosféricas dos três principais gases de efeito estufa continuaram a aumentar ao longo da década.

Por cerca de 10.000 anos antes do início da era industrial, o dióxido de carbono atmosférico permaneceu quase constante em cerca de 280 ppm (ppm número de moléculas do gás por milhão de moléculas de ar seco). Desde então, o CO2 aumentou quase 50%, atingindo 413,2 ppm em 2020, principalmente devido à combustão de combustíveis fósseis, desmatamento e mudanças no uso da terra.

O decadal global de CO2 médio durante 1991-2000 foi de 367,7 ppm, durante a década de 2001-2010 foi de 380.3 ppm, enquanto em 2011-2020 subiu para 402,0 ppm.

Durante os mesmos períodos, a taxa média de crescimento aumentou de 1,5 ppm/yr e 1,9 ppm/yr para 2,4 ppm/yr.

Para estabilizar o clima e evitar mais aquecimento, as emissões devem ser reduzidas de forma sustentável.

As taxas de aquecimento e acidificação do oceano estão aumentando.

Cerca de 90% do calor acumulado no sistema terrestre é armazenado no oceano. As taxas de aquecimento dos oceanos mostram um aumento particularmente forte nas últimas duas décadas.

As taxas de aquecimento dos oceanos para a profundidade superior de 2000m atingiram taxas de 1,0 x 0,1 Wm-2 no período 2006-2020, em comparação com 0,6 x 0,1 Wm-2 durante todo o período 1971-2020. Alcançou um recorde em 2020 e espera-se que esta tendência continue no futuro.

Uma consequência do acúmulo de CO2 no oceano é a sua acidificação, ou seja, uma gota no pH oceânico, o que torna mais difícil para os organismos marinhos construir e manter suas conchas e esqueletos.

As ondas de calor marinhas estão se tornando mais frequentes e intensas.

Em qualquer ano entre 2011 e 2020, aproximadamente 60% da superfície do oceano experimentou uma onda de calor.

Os três anos com a maior média de dias com ondas de calor marinhas foram 2016 (61 dias), 2020 (58 dias) e 2019 (54 dias).

As ondas de calor marinhas tornaram-se relativamente mais intensas na década mais recente. Os eventos da categoria II (Fortes) tornaram-se mais comuns do que os classificados na Categoria I (Moderado). Houve uma média de 0,5 dia de onda de calor marinha extrema (Categoria IV) por ano na última década, com 1 dia inteiro no ano de 2016. No passado, esses eventos extremos – que podem mudar ecossistemas inteiros – eram tão incomuns que dificilmente poderiam ser medidos em escala global.

O aumento global médio do nível do mar está se acelerando, em grande parte devido ao aquecimento dos oceanos e à perda de massa de gelo terrestre.

De 2011 a 2020, o nível do mar subiu a uma taxa anual de 4,5 mm / ano. Isso se compara a 2,9 +/- 0,5 mm/yr em 2001-2010.

O aumento global médio do nível do mar acelerou, principalmente devido a uma aceleração da perda de massa de gelo da camada de gelo da Groenlândia e, em menor grau, devido ao derretimento acelerado das glaciais e ao aquecimento dos oceanos.

A perda de geleiras é sem precedentes no recorde moderno.

As geleiras que foram medidas em todo o mundo diminuíram em aproximadamente 1 milhão por ano, em média, entre 2011 e 2020.

A última avaliação baseada em 42 geleiras de referência com medições de longo prazo revela que o período entre 2011 e 2020 viu os menores balanços de massa médios de qualquer década observada. Algumas das geleiras de referência de balanço de massa já derreteram, já que a neve de inverno nutrindo a geleira derrete completamente durante os meses de verão.

Quase todas as 19 regiões glaciares primárias testemunharam valores negativos cada vez maiores de 2000 a 2020.

As geleiras restantes perto do Equador estão geralmente em rápido declínio. As geleiras em Papua, na Indonésia, provavelmente desaparecerão completamente na próxima década. Na África, as geleiras nas montanhas Rwenzori e no Monte Quênia devem desaparecer até 2030, e aquelas no Kilimanjaro até 2040.

A Groenlândia e a Antártica perderam 38% mais gelo entre 2011 e 2020 do que durante o período 2001-2010.

As camadas de gelo continentais da Groenlândia e da Antártida são os maiores reservatórios de água doce da Terra, armazenando um volume de 29,5 milhões de km3 de água congelada. Quando as camadas de gelo perdem massa, elas contribuem diretamente para elevar o nível médio global do mar e, portanto, monitorar o volume de gelo que eles ganham ou perdem é fundamental para avaliar a mudança do nível do mar.

Durante a década de 2011-2020, a Groenlândia perdeu massa a uma taxa média de 251 Gigatonnes (Gt) por ano e atingiu uma nova perda de massa recorde de 444 Gt em 2019. A camada de gelo continental antártica perdeu gelo a uma taxa média de 143 Gt yr- durante esta década, com mais de três quartos dessa perda de massa proveniente da Antártica Ocidental. Em comparação com a década anterior (2001-2010), isso representa um aumento de quase 75% nas perdas de gelo. Isso não é o mesmo que o gelo do mar da Antártida.

Para as camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida combinadas, houve um aumento de 38% nas perdas de gelo em relação a 2001-2010. Confirma o aumento sustentado das perdas em comparação com a década de 1990 (1992-2000), quando as perdas de gelo da Groenlândia e da Antártida ascenderam a 84 Gt yr.

A extensão do gelo marinho do Ártico continua um declínio de várias décadas: o mínimo médio sazonal foi de 30% abaixo da média.

O gelo do mar Ártico continuou a diminuir, particularmente durante a estação de derretimento do verão. A extensão mínima sazonal média durante o período 2011-2020 foi de 4,37 milhões de km2, 30% abaixo da média de 1981-2010 de 6,22 milhões de km2. A diminuição foi menos pronunciada, mas ainda substancial, durante a estação de acumulação de inverno, com um máximo médio anual durante a década de 14,78 milhões de km2, 6% abaixo da média de 15,65 milhões de km2 para o período 1981-2010.

A redução da extensão do gelo marinho foi acompanhada por uma diminuição na espessura e no volume, embora os dados para esses indicadores sejam mais limitados. Houve também uma diminuição acentuada na extensão do gelo que durou mais de um ano. Em março de 1985, o gelo velho (quatro anos ou mais) representou 33% da cobertura total de gelo do Oceano Ártico, mas esse número caiu abaixo de 10% em 2010 e, em março de 2020, caiu para 4,4%.

O buraco de ozônio foi menor no período 2011-2020 do que durante as duas décadas anteriores.

Em média, durante o período de 2011-2020, o déficit máximo anual de massa foi inferior ao das duas décadas anteriores. Devido às ações tomadas sob o Protocolo de Montreal, a quantidade total de cloro que entra na estratosfera, desde as substâncias depleção de ozônio controladas e descontroladas (ODSs), como os clorofluocarbonos (CFCs) diminuiu em 11,5% de seu valor máximo de 3660 ppt em 1993, para 3240 ppt em 2020.

Prevê-se que os valores totais de ozônio na Antártida retornem aos valores de 1980 por volta de 2065. Espera-se que o ozônio total da primavera retorne aos valores de 1980 no Ártico em aproximadamente 2045.

Desenvolvimento sustentável

A fim de alcançar os ODS e cumprir as metas do Acordo de Paris, é necessária uma ação sinérgica, em que os avanços em um podem levar a melhorias na outra.

Pela primeira vez, este relatório demonstra ligações concretas entre eventos extremos e desenvolvimento. Trabalhando em colaboração interdisciplinar com agências das Nações Unidas e Escritórios Nacionais de Estatística, estudos de caso selecionados demonstram como os eventos extremos ao longo da década impediram o progresso em direção aos ODS.

Eventos extremos ao longo da década tiveram impactos devastadores, particularmente na segurança alimentar e mobilidade humana. Os eventos climáticos e relacionados ao clima foram responsáveis por quase 94% de todos os deslocamentos de desastre registrados na última década e desempenharam um papel na tendência retrógrada no progresso dos esforços globais para acabar com a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição.

Para muitos eventos extremos, a probabilidade de um evento dessa magnitude foi alterada, muitas vezes, devido às mudanças climáticas antropogênicas. Praticamente todo estudo de atribuição descobriu que a probabilidade de um evento de calor extremo aumentou significativamente.

As ondas de calor foram responsáveis pelo maior número de vítimas, enquanto os ciclones tropicais causaram os danos mais econômicos.

O número de vítimas de eventos extremos diminuiu, associado a sistemas de alerta precoce, mas as perdas econômicas aumentaram.

Um dos principais contribuintes para essa diminuição foi os sistemas de alerta precoce, impulsionados por melhorias na previsão, juntamente com a melhoria da gestão de desastres. A década de 2011-2020 foi a primeira desde 1950, quando não houve um único evento de curto prazo com 10.000 mortes ou mais.

No entanto, as perdas econômicas decorrentes de eventos climáticos e climáticos extremos continuaram a aumentar. Embora o furacão Katrina em 2005 continue sendo o desastre climático mais caro do mundo, os próximos quatro eventos mais caros foram todos furacões ocorridos na década de 2011-2020, e cujos maiores impactos foram nos Estados Unidos e / ou em seus territórios.

Houve grande contraste entre os eventos que causaram grande número de vítimas e aqueles que incorreram em grandes perdas econômicas, tanto em termos do tipo de evento quanto de sua distribuição geográfica. Dos 13 eventos conhecidos que resultaram em mais de 1000 mortes, seis foram ondas de calor; quatro foram inundações de monções ou deslizamentos de terra associados a tais inundações, e três eram ciclones tropicais.

Dos 27 eventos com perdas econômicas conhecidas superiores a 10 bilhões de dólares americanos (USD), em 2022, 16 ocorreram nos Estados Unidos e oito no leste da Ásia; 13 dos 27 eventos foram ciclones tropicais, oito inundações e três incêndios florestais.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) é uma agência especializada das Nações Unidas responsável pela promoção da cooperação internacional em ciência atmosférica e meteorologia.

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]