EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Conversão floresta tropical em plantio afeta os ecossistemas

 

desmatamento foto ibama

Conversão floresta tropical em plantio afeta os ecossistemas

Todos os dias, novas áreas de florestas tropicais são convertidas em plantações, mudando drasticamente a biodiversidade tropical e a forma como o ecossistema funciona.

No entanto, a compreensão atual das consequências é fragmentária: estudos anteriores tendiam a examinar a biodiversidade ou o ecossistema. Uma equipe de pesquisa internacional liderada pelas universidades de Göttingen, na Alemanha e Bogor, na Indonésia, reúne esses fios neste estudo.

Eles analisaram organismos que variam de ácaros microscópicos e minhocas no solo, a besouros e pássaros em copas de árvores, comparando a floresta tropical com a borracha e as plantações de dendezeiros em Sumatra, Indonésia.

Suas descobertas fornecem os primeiros insights sobre o processamento de energia em todo o solo e comunidades de animais dossel em ecossistemas tropicais mega-bioversos. Os pesquisadores demonstram que a conversão da floresta tropical em plantações corrói e reestrutura as teias alimentares e muda a maneira como elas funcionam. Os resultados foram publicados na Nature.

Os pesquisadores se comprometeram a estudar a biodiversidade – plantas, insetos, vertebrados – e mudanças na forma como as teias alimentares funcionam – biomassa, estrutura trófica, fluxos de energia. Para fazer isso, eles estimaram a abundância e a biomassa dos seguintes: artrópodes (como aranhas, insetos, ácaros e centopéias) nas copas das árvores usando uma técnica conhecida como “embaciamento”; pássaros usando gravadores de áudio e observação em pontos específicos; e artrópodes e terraormos do solo.

Essas informações foram coletadas em 32 locais que representam a floresta tropical ou as plantações. A análise foi analisada usando modelos existentes sobre características e preferências alimentares para reconstruir as teias alimentares em cada local e em todos os grupos de animais. Os resultados foram utilizados como medidas de distribuição de energia e consumo de diferentes recursos (plantas vivas, serapilheira, bactérias, fungos, matéria orgânica do solo, outros animais) em redes alimentares acima e abaixo do solo. Este método leva em conta a decomposição e quantifica as ações de predadores (como certas aranhas ou aves) em teias alimentares.

Os cientistas identificaram que a maior parte da energia nas comunidades animais da floresta tropical flui para artrópodes nas teias alimentares do solo. As plantações, por outro lado, tinham uma distribuição de energia muito diferente: as teias alimentares nas copa eram menos ricas e menos complexas, e as teias alimentares no solo também foram alteradas.

Em vez de diversas comunidades de artrópodes, praticamente toda a energia foi alocada para espécies invasoras de minhocas. Devido a essas mudanças, geralmente houve pouca predação e um número relativamente alto de insetos que se alimentam de plantas (como lagartas e besouros) nas plantações.

Referência:

Potapov, A.M., Drescher, J., Darras, K. et al. Rainforest transformation reallocates energy from green to brown food webs. Nature (2024). https://doi.org/10.1038/s41586-024-07083-y

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]