EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ideias de fotos de outono para expressar sua melancolia nesta estação

Capturando a melancolia do outono: 4 ideias de arte

melancolia de outono em aquarela

Melancolia de outono em aquarela / Imagem de Depositphotos

Quando as folhas começam a amarelar e a cair delicadamente, uma atmosfera melancólica surge no ar. As pessoas sentem uma leve tristeza e cansaço. No entanto, será que a sensação de melancolia no outono é realmente uma coisa ruim?

Vincent Van Gogh, Caspar David Friedrich, Camille Pissarro e muitos outros artistas criaram algumas de suas obras mais marcantes durante esta estação, buscando inspiração na natureza. Neste artigo, reserve um tempo especial para olhar de perto a melancolia desta estação, aprecie fotos do outono impressionantes e encontre ideias para criar arte.

O “autumn” e o “fall” são iguais?

Os termos “autumn” e “fall” são sinônimos usados para descrever o outono. Embora ambas as palavras sejam usadas no inglês americano e britânico, “fall” é mais comum nos Estados Unidos, enquanto “autumn” é considerado o termo mais formal.

O Dictionary.com indica que “fall”, derivado da expressão “folhas caindo”, era o termo predominante na Grã-Bretanha antes do século XVII. Mais tarde, “autumn” tornou-se a opção mais utilizada.

FAQ: o que é o sentimento de melancolia?

A melancolia é uma sensação interna de desencanto. Quando alguém sente essa emoção, significa que carrega uma tristeza persistente há algum tempo. O que distingue a melancolia de outros sentimentos é a falta de uma razão clara. Embora essa seja a definição encontrada nos dicionários modernos, a neurobióloga e psicóloga, Lisa Feldman Barrett, argumenta que cada pessoa vivencia as emoções de maneira única.

Transmitindo a melancolia solitária do outono: ideias artísticas

Apesar da melancolia parecer uma experiência desagradável, muitos artistas famosos encontraram inspiração nessa emoção. Um exemplo disso é que Van Gogh criou algumas pinturas impressionantes durante o outono. Uma de suas obras de destaque foi apresentada na coleção do Google Arts & Culture.

leaf fall

Este trabalho se chama “Leaf-Fall” e foi pintado pelo artista em 1889, durante seu período em um centro psiquiátrico após episódios de indisciplina e ataques epilépticos. A pintura captura o ambiente em que Van Gogh se encontrava, retratando a atmosfera melancólica do outono com suas cores vibrantes, um viajante solitário e a sensação das folhas balançando.

Se você está procurando ideias de fotografias de outono para transmitir a sensação de melancolia, renúncia e solidão, aqui estão diversas opções para explorar:

Uma raposa na floresta

As raposas estão associadas ao outono por conta do seu pelo vermelho vivo. Você pode retratar essas criaturas encantadoras em um cenário florestal. Conforme a floresta se transforma em uma tela de tons amarelos e laranja durante esta estação, cria um cenário deslumbrante que harmoniza com a pelagem característica da raposa.

Para acrescentar mais profundidade e emoção à sua obra artística, pense em retratar uma raposa sentada próxima à água, sob os galhos de um salgueiro. Parecendo estender-se em direção à água, a árvore pode adicionar um toque de saudade à cena. Junto com a presença da raposa, introduzindo a sensação de melancolia à sua ilustração.

raposa melancólica

Raposa melancólica

Caminho coberto de folhas

Vagando pelos caminhos do outono, você fica impressionado com as folhas desbotadas e murchas, como se tivessem perdido sua vitalidade. Elas representam a necessidade da natureza de descansar, recarregar as energias e se preparar para um novo começo.

As folhas de outono apresentam uma paleta de cores diversa: verdes suaves, tons de laranja, cinzas suaves e amarelos vibrantes. Essa riqueza de cores adiciona um contraste perfeito à sua obra de arte. Você pode usar técnicas de aquarela, dando às suas imagens uma sensação leve, mas com um toque de melancolia, como se as cores estivessem delicadamente se desdobrando na tela.

folhas de outono

Folhas de outono

FAQ: a melancolia é uma coisa ruim?

Embora a melancolia seja frequentemente associada a uma emoção negativa, isso não é totalmente certo. Assim como qualquer outro sentimento, ela ajuda as pessoas a repensar a realidade e tomar decisões. Mentes criativas frequentemente enxergam a melancolia como uma experiência valiosa e poética, que permite encontrar inspiração, desvendar as profundezas ocultas da mente humana e compreender os sentimentos dos outros.

Natureza morta com diminuição de luz gradual

No outono, a luz solar diminui, gerando uma alteração na maneira como as pessoas percebem o ambiente ao seu redor. É possível registrar a serenidade e a beleza da natureza por meio da arte de pintar a natureza morta.

Em sua arte de natureza morta, você pode retratar diversos elementos associados ao outono, como maçãs, cestos de tecido, folhas e girassóis. As imagens de outono com abóboras também impressionam os espectadores, pois estão ligadas a uma colheita farta e aos esforços necessários para colhê-la. Além disso, você pode fazer uma Jack O’Lantern, um símbolo popular do Halloween. Ao usar a luz, você pode infundir no desenho uma sensação de melancolia e até mesmo estranheza.

natureza morta de outono

Natureza morta de outono

Neblina no rio

Há algo de melancólico na neblina matinal que surge acima de um rio. Ao contemplar paisagens como esta, você pode se sentir inseguro. Isso acontece devido à natureza misteriosa da névoa: nunca se sabe o que está oculto nela, e a mente tem a tendência de conceber imagens mais sombrias.

Para criar uma representação realista de névoa na pintura, é necessário praticar bastante. Recomenda-se o uso de pincéis macios e a aplicação gradual de camadas de tinta na tela. Isso é fundamental para alcançar um bom efeito com bordas suaves e desfocadas.

neblina de outono no rio

Neblina de outono no rio

FAQ: por que o outono é tão melancólico?

Isso tem relação com a bioquímica do cérebro humano. Ao final do outono, a luz natural diminui. De acordo com as revistas médicas, a iluminação influencia a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade. Consequentemente, quanto menos luz, menores os níveis de serotonina, levando à melancolia e até mesmo à depressão sazonal.

5 citações sobre a melancolia do outono

Se você estiver se sentindo para baixo durante esta estação, leia estas frases de outono para te ajudar a abraçar a essência da melancolia:

  1. “Quem pensa que as folhas caídas estão mortas nunca as viu dançar em um dia de vento.” (Shira Tamir).
  2. “Não é um verdadeiro dia de outono? Apenas a melancolia quieta que amo – que faz a vida e a natureza se harmonizarem.” (George Eliot).
  3. “E todas as vidas que já vivemos e todas as vidas futuras estão cheias de árvores e folhas mutáveis…” (Virginia Woolf)
  4. “O outono é a estação mais difícil. As folhas estão caindo, e elas estão caindo como se estivessem se apaixonando pelo chão.” (Andrea Gibson).
  5. “Enquanto durar o outono, não terei mãos, telas e cores suficientes para pintar as coisas bonitas que vejo.” (Vincent Van Gogh)

FAQ: por que me sinto estranho quando chega o outono?

É possível que você se sinta estranho no final do outono porque o período de luz do dia diminui e consequentemente as atividades diminuem. Além disso, o outono é uma estação nostálgica, incentivando a reflexão sobre a passagem do tempo.

Resumindo

Mesmo que o outono traga um pouco de melancolia, tristeza e nostalgia, não deixe que isso te afete. Esta é uma estação fantástica para se conectar com a natureza e se inspirar. Deixe suas emoções fluírem através da sua arte!

[.]