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Planejamento e Controle de Produção Sustentável

 

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Planejamento e Controle de Produção Sustentável, artigo de José Austerliano Rodrigues

Em geral, o papel dos aspectos ambientais e sociais é negligenciado nos processos de planejamento da produção

As instalações de produção servem para transformar matérias-primas em produtos acabados, geralmente com o objetivo de atingir um determinado resultado, em termos de quantidade e qualidade, com o mínimo de custo e mão de obra. Com a ajuda de sistemas de planejamento e controle da produção (PCP), as entradas de matéria-prima e a mão de obra podem ser planejadas para atingir uma determinada produção de produtos (ZARTE; PECHMANN; NUNES, 2019).

Em geral, o papel dos aspectos ambientais e sociais é negligenciado nos processos de planejamento da produção. Devido à crescente pressão dos consumidores, a produção sustentável de produtos está a tornar-se mais importante. Uma possibilidade para apoiar a produção sustentável é integrar aspectos sustentáveis ​​no processo de planejamento da produção (ZARTE; PECHMANN; NUNES, 2019).

A Comissão Brundtland definiu sustentabilidade como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer as gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades” (WCED, 1987).

Além disso, os principais objetivos da sustentabilidade estão ligados as dimensões do modelo de sustentabilidade de marketing: econômica, social, ambiental, cidadania ecológica e tecnologia de informação (RODRIGUES; RODRIGUES FILHO, 2018). Impulsionadas pelas expectativas dos mercados financeiros, a maioria das empresas ainda considera a dimensão econômica mais importante (HAUSCHILD; HERRMANN; KARA, 2017).

Devido às novas leis e políticas de sustentabilidade, o desenvolvimento de inovação sustentável (carros elétricos, bikes elétricas, design sustentável, entre outras) considerando também os aspectos ambientais e sociais estão se tornando cada vez mais essenciais para as empresas.

Por exemplo, as Nações Unidas (2015), adaptou um conjunto de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável como parte de uma nova agenda sustentável para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. Cada objetivo é complementado por metas específicas a serem alcançadas nos próximos 15 anos. O objetivo número 12, em particular, tem um impacto especial para as empresas: Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis/responsáveis (ZARTE; PECHMANN; NUNES, 2019; RODRIGUES, 2021).

De acordo com este objetivo, as empresas são aconselhadas a aumentar os ganhos líquidos de bem-estar provenientes das atividades econômicas responsáveis, reduzindo a utililização de recursos e evitando impactos sociais ao longo de todo o ciclo de vida dos processos produtivos (ZARTE; PECHMANN; NUNES, 2019).

Durante sua vida útil, os produtos e processos passam por fases características, como projeto, produção, uso e descarte. No entanto, um produto só é sustentável se for fabricado de forma sustentável (INOUE et al., 2012).

Através de uma visão sistemática dos recursos necessários e das emissões causadas já durante a fase do ciclo de vida do planejamento da produção, os impactos sustentáveis ​​ (por exemplo, perdas financeiras, danos ambientais, questões sociais) podem ser identificados e possivelmente evitados (VORDERWINKLER; HELGA, 2011).

Em geral, os sistemas convencionais de planejamento e controle da produção consideram recursos como materiais, mão de obra, capacidade de produção e seus respectivos custos, mas negligenciam o papel dos aspectos de sustentabilidade (ZARTE; PECHMANN; NUNES, 2019).

Assim sendo, as investigações para processos sustentáveis ​​de PCP geralmente se concentram em aspectos parciais da sustentabilidade (econômico e ambiental) e negligenciam o aspecto social (GIRET; TRENTESAUX; PRABHU, 2015; GBEDEDO; LIYANAGE; GARZA-REYES, 2018).

Este artigo apresenta uma visão geral de informações adicionais para sistemas PCP sustentáveis. Com base nas dimensões do modelo de sustentabilidade de marketing, serão apresentadas uma descrição sucinta de cada uma dimensões do modelo para sistemas de PCP sustentáveis, a seguir:

  • Dimensão econômica (custos de produção) é amplamente considerado pelos sistemas PCP convencionais. Para uma produção sustentável, a seleção de fornecedores deve ser considerada. 
  • Dimensão ambiental, os recursos devem ser classificados como materiais renováveis ​​ou reciclados. 
  • Dimensão social, como condições de trabalho, saúde e segurança dos colaboradores, devem ser considerados na fase de planejamento.
  • Dimensão cidadania ecológica, adota uma filosofia moral e ética nos aspectos da produção sustentável, em que a participação e o dever cívico estão ecologicamente incorporados.
  • Dimensão tecnologia de informação, para planejar a produção de acordo com aspectos sustentáveis, é necessária uma aquisição e processamento uniforme dos dados. Isto pressupõe a utilização de tecnologias de informação e comunicação nas empresas. 

De acordo com a descrição das dimensões do modelo de sustentabilidade de marketing para sistemas de PCP sustentáveis acima citados, podem ser usados ​​como base para apoiar e melhorar o resultado do processo de planejamento e controle da produção com gestores de empresa, especialistas e representantes dos trabalhadores. 

 

José Austerliano Rodrigues é Administrador, Especialista em Sustentabilidade de Marketing e Docente em Gestão de Sustentabilidade em Marketing e em Administração Geral, com doutorado em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ. E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br.

 

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

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