EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Menos de 3% de espécies representem 50% das árvores tropicais

 

Menos de 3% de espécies representem 50% das árvores tropicais

Caros colegas,

O artigo citado abaixo, publicado recentemente na Nature, mostra algumas semelhanças estranhas entre as grandes florestas tropicais do mundo.

Em termos das suas comunidades arbóreas, as florestas tropicais da Amazônia, de África e do Sudeste Asiático são todas dominadas por algumas espécies surpreendentemente “comuns”.

Em cada uma destas regiões, cerca de 2,2% das espécies de árvores em qualquer local representam metade de todas as árvores existentes.

Essas descobertas podem abalar o pensamento sobre as florestas tropicais. Por que as florestas tropicais em todo o mundo se comportam assim, tendo muitas espécies de árvores raras, mas também um punhado de espécies muito mais comuns? E por que a proporção de espécies de árvores “comuns” é sempre de cerca de 2,2%?

Descobertas como esta também podem ter implicações importantes para a conservação das florestas: pode ser mais fácil prever como algumas dezenas de espécies de árvores comuns responderão a futuras ameaças ambientais, como as alterações climáticas ou a perturbação florestal, do que centenas de espécies raras.

Ao realizar este projeto, meus coautores estudaram mais de 1 milhão de árvores nos trópicos. Parabéns aos autores principais porque sem um esforço internacional tão gigantesco, é improvável que um estudo marcante como este pudesse ter sido tentado.

Se julgar relevante, por favor, compartilhe este artigo com seus alunos e colegas.

Muito obrigado,

Bill

Referência:

Cooper, D. M., et al. 2024. Consistent patterns of common species across tropical tree communities. Nature, https://doi.org/10.1038/s41586-023-06820-z.

Menos de 3% de espécies representem 50% das árvores tropicais
Localização dos lotes analisados, coloridos por região continental. O verde escuro mostra as regiões da Amazônia, África e Sudeste Asiático que extrapolamos. Verde claro mostra “florestas tropicais e subtropicais de folhas largas úmidas” 60, que extrapolamos como o bioma fechado da floresta tropical. In https://doi.org/10.1038/s41586-023-06820-z – Nature (Nature) ISSN 1476-4687 (online) ISSN 0028-0836 (print)

 

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ, FQAAS
Distinguished Research Professor
Director, Centre for Tropical Environmental & Sustainability Science (TESS)

College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878
Australia

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

One thought on “Menos de 3% de espécies representem 50% das árvores tropicais

  • Laudir Luiz Auozani

    Um artigo esclarecedor, didático, com ótimas informações socioambientais.

Fechado para comentários.