EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Combate ao desmatamento: restaurando fotos para a conscientização ambiental

 

Combate ao desmatamento: restaurando fotos para a conscientização ambiental

desmatamento

Imagem de Mathieu Deslauriers no Unsplash

Comparar passado e presente é a melhor maneira para demonstrar o avanço do desmatamento. Essa prática pode se apoiar na restauração de fotos para garantir artigos nítidos e em perfeitas condições de uso.

Uma das grandes preocupações do país, e que está sempre em pauta nas discussões políticas, é o desmatamento das florestas, principalmente a Amazônia.

Considerada como o pulmão do mundo, essa região possui sobre si os olhos e preocupação de todos os países do globo.

Inúmeras vezes presidentes, embaixadores e demais órgãos competentes buscaram e buscam apoio intergovernamental para solucionar ou amenizar o desflorestamento.

Existe uma série de documentos e arquivos que dão suporte às ações de monitoramento sobre as áreas verdes. Sem dúvidas, as mais impactantes são as comparações entre passado e presente.

Por isso, a restauração de fotos é fundamental no combate ao desmatamento das nossas florestas. Afinal, são uma comprovação visual de como a história está acontecendo.

O que é preciso para restaurar fotos com eficiência?

Basicamente o processo de restaurar fotos consiste em aperfeiçoar uma imagem existente. Para isso, diversas tecnologias e procedimentos complexos são implementados.

Imagens antigas eram obtidas com recursos muito inferiores e passavam por infinitos processos químicos até chegar à imagem final.

A grande questão é que, tanto por ser um arquivo físico, como pela química usada, essas fotos sofrem muito com as ações do tempo.

Por isso, não é raro se deparar com uma foto amarelada, craquelada, com arranhões, de difícil visualização e até com partes faltantes. 

Se antigamente as imagens eram prejudicadas pela falta de tecnologia, hoje, uma ferramenta de confiança como o CapCut Online potencializa o uso das fotografias nos mais variados cenários.

restaurando fotos capcut online

Imagem do CapCut Online

As funcionalidades da ferramenta são gratuitas, diretamente no seu navegador e estão disponíveis para sistemas Windows, Linux e Mac. 

Por usar Inteligência Artificial, o método de restaurar fotos antigas foi totalmente ampliado, ficando mais simples, prático e rápido.

Diferentemente de outras plataformas complexas, o CapCut Online possui interface intuitiva e de fácil utilização. 

Além de não exigir instalação de nenhum programa, apenas conhecimentos básicos são necessários para restaurar suas fotos.

Acessando o CapCut Online para restaurar fotos

Usar as ferramentas do CapCut Online, principalmente a Inteligência Artificial para o identificar e reparar ruídos, descoloração, arranhões e demais questões presentes nas fotos antigas, requer criar a sua conta. 

Essa etapa do processo de restaurar as fotos é muito simples, basta acessar o site do editor de fotos online e clicar em “Criar novo” no canto superior direito da tela.

Além de usar todas as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma, os projetos são armazenados em nuvem. Ou seja, você não precisa se preocupar em perdê-los.

Outra questão é a possibilidade de vincular seu próprio armazenamento. Ao permitir que o CapCut Online acesse sua conta do Google Drive ou Dropbox, o carregamento das imagens para edição fica muito mais prático.

Com a sua conta criada, para restaurar as fotos será necessário encontrar as “Ferramentas mágicas”. Esse conjunto de funções é encontrado no menu inicial, ao lado esquerdo da tela.

restaurando fotos capcut online

Imagem do CapCut Online

Na prática: como usar o recurso de recuperação de fotos

Ao acessar o menu de opções das “Ferramentas mágicas”, procure pela função respectiva ao restaurador de fotos antigas. Ao clicar sobre ela, uma nova aba será aberta em seu navegador.

Essa aba corresponde ao seu projeto de restauração das fotos. Por isso, a próxima etapa é adicionar os arquivos de imagens.

Há duas maneiras para fazê-lo: arrastando e soltando a foto diretamente na tela. Ou, carregando as imagens, seja do computador ou da nuvem.

Assim que a foto for carregada a Inteligência Artificial do CapCut Online já inicia seus trabalhos para gerar uma nova versão daquela fotografia antiga.

Em questão de segundos uma fotografia mais nítida, com arranhões e ruídos reparados será apresentada. 

Aprimorando a imagem recuperada

Como estamos falando de imagens sobre a evolução ou redução do desmatamento, é muito mais impactante se as imagens possuírem cores.

Caso você esteja trabalhando com um arquivo preto e branco, não há com o que se preocupar. A IA do CapCut Online é capaz de identificar a cena recriando as cores.

Para usar o recurso, é muito simples. Ao lado da imagem gerada na restauração de fotos antigas há um menu de edições. Ali você pode analisar o antes e depois do arquivo e se depara com a opção “Colored”.

Ao clicar nesse pequeno quadrado a imagem original é recriada, totalmente nítida e colorida.

restaurando fotos capcut online

Imagem do CapCut Online

Use a função “Editar mais” no canto superior da tela para otimizar, ainda mais, essa nova versão da imagem. 

A restauração de fotos se encerra quando a nova versão da imagem é salva ou compartilhada. Para isso, clique sobre a seta no canto inferior direito da foto. Você também pode clicar em “Exportar” no botão azul no topo direito da tela.

Ao fazê-lo, iniciará o download do arquivo e logo as novas versões das fotos antigas estarão salvas em seu computador e prontas para uso.

Pela rapidez que o restauro das fotos antigas  acontece, o CapCut Online também auxilia no uso adequado dos recursos. Afinal, o usuário fica menos horas à frente do computador, logo, reduz o consumo de energia elétrica. 

Usando modelos editáveis

Volte ao menu inicial do CapCut Online para usar os modelos disponíveis e criar artes de divulgação sobre os projetos e medidas para combater o desmatamento.

Uma dica valiosa é usar um modelo onde seja possível adicionar duas imagens. Uma que foi restaurada e representa o passado, e outra, atual, para demonstrar o presente.

Além disso, imagens de satélites podem ser aprimoradas com as ferramentas de edição da plataforma online para fazer uma análise precisa sobre as áreas desmatadas.

Em resumo, seja para registros novos ou antigos, o CapCut Online potencializa a conscientização ambiental ao tratar as imagens sobre o desmatamento. Crie sua conta e aproveite todas as facilidades desse editor de imagens e vídeos.

 

[.]