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Carteiras digitais são cada vez mais populares no Brasil

 

Carteiras digitais são cada vez mais populares no Brasil

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O brasileiro é conhecido por aderir com certa facilidade a novos métodos de pagamento que se mostram eficientes, um bom exemplo é o Pix, que com pouco mais de três anos de funcionamento já se tornou uma das alternativas de pagamento mais populares do país, registrando milhões de transferências de valores diariamente.

Todavia, essa adesão não se limita ao método de transferência instantânea desenvolvido pelo Banco Central, já que de acordo com a companhia americana Morning Consult, o Brasil é o quarto país no mundo cuja população mais utiliza as carteiras digitais.

Alguns dos serviços considerados para a pesquisa foram o PayPal, Apple Pay, Google Pay, entre outros. Com isso, o levantamento não se restringiu somente àquelas plataformas que disponibilizam alternativas de pagamento por meio de aproximação MST ou NFC.

O levantamento relata que sete em cada dez adultos residentes no Brasil já utilizaram uma carteira digital, e com esses números conseguimos ficar à frente dos EUA e Coreia do Sul, que possuem 65% e 70% de adesão, respectivamente. No ranking mundial, o Brasil (74%) fica atrás somente da China, que tem 95%, Índia, que soma 93%, e Alemanha, que possui 76%.

Essa adesão do público brasileiro abre espaço para que um número cada vez maior de empresas que atuam no ramo das soluções de pagamento disponibilizem seus serviços por aqui. Uma delas, é a Neteller, que tem se consolidado como uma das melhores opções de transferência de valores no ambiente digital. E, no Brasil, é possível inclusive que o usuário pague no cassino com neteller, recebendo incentivos interessantes, como bônus de registro, rodadas extras e outras promoções recorrentes, o que lhe permite se divertir com uma ampla variedade de jogos sem precisar gastar muito.

20% preferem os smartphones

Apesar do uso das carteiras digitais estar em ascensão, o celular ainda não é a principal alternativa de pagamento móvel em solo tupiniquim. Isso porque, conforme o site Mobile Time e a Opinion Box, através da pesquisa Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil, 63% da população ainda usa o cartão físico para pagar pelas suas compras, sendo que o levantamento foi realizado durante agosto de 2023.

E, mesmo que o celular ainda não lidere os pagamentos móveis, não significa que os brasileiros não utilizem seus smartphones para realizar transações financeiras. A mesma pesquisa aponta que dois em cada dez adultos preferem utilizar seus smartphones para realizar pagamentos por aproximação, QR Code e Pix. Sendo que 82% dos brasileiros já realizaram ao menos um pagamento via código, e esse feito se deve em grande parte pela popularização impressionante do Pix.

Esse é o maior resultado alcançado desde 2020, quando somente 35% dos brasileiros na ocasião afirmaram haver realizado um pagamento via QR Code. Em 2021, esse número subiu para 53% e em março de 2023, oito em cada dez brasileiros relataram que já fizeram pagamentos através do código.

Google de olho neste mercado

Em 2017, o Google lançou no Brasil sua carteira digital, Google Pay, e ao longo dos anos a gigante da tecnologia lançou novidades para melhor atender o público tupiniquim e aumentar sua popularidade por aqui. Segundo a diretora global do Google Pay, a brasileira Paula Paschoal, a e-wallet da big tech tem sido atualizada para ter uma maior sinergia com o mercado brasileiro, já que de acordo com suas palavras: “o Brasil, se não é a principal prioridade, é uma das três” para o Google.

A executiva também relatou que uma das dificuldades para aumentar a popularização dos pagamentos digitais se dá porque uma parcela significativa dos smartphones ainda não possuem NFC para realizar transações via aproximação.

“É muito mais fácil aproximar o cartão e pagar, mas hoje 80% dos smartphones não têm NFC. E todo o resto que quer pagar com pagamento digital?”, disse Paula Paschoal.

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