Cientistas descobrem produtos químicos tóxicos em plásticos reciclados

reciclagem de plástico
As instalações de reciclagem de plástico estão localizadas em todo o mundo. Mas o plástico extraído contém centenas de produtos químicos, muitos dos quais são perigosos para as pessoas e para o meio ambiente. Foto: Greenpeace/University of Gothenburg

Cientistas descobrem produtos químicos tóxicos em plásticos reciclados

Cientistas examinaram pellets de plástico reciclado coletados em 13 países e encontraram centenas de produtos químicos tóxicos, incluindo pesticidas e produtos farmacêuticos.

Por causa disso, os cientistas julgam os plásticos reciclados impróprios para a maioria dos propósitos e um obstáculo nas tentativas de criar uma economia circular.

Os resultados foram publicados em um estudo liderado por cientistas da Universidade de Gotemburgo.

Delegados, cientistas e defensores da saúde e do meio ambiente de todo o mundo estão viajando para Nairóbi, no Quênia, para a reunião da terceira semana da terceira sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação do Tratado de Plásticos (INC-3).

Os cientistas vão pedir aos delegados que acabem com a ciência mais recente mostrando que, como produtos químicos tóxicos são usados para fazer todos os plásticos, e os plásticos irão adsorver outros produtos químicos durante o uso, não há plásticos que possam ser considerados seguros ou circulares.

Mais de 600 compostos químicos identificados

Em um estudo recentemente publicado na Data in Brief via ScienceDirect, liderado por Carney Almroth, descobriu-se que pellets plásticos de reciclar plantas de plástico em 13 países diferentes na África, América do Sul, Ásia e Europa Oriental contêm centenas de produtos químicos, incluindo numerosos pesticidas altamente tóxicos.

No total, foram detectados 491 compostos orgânicos e quantificados nas pelotas, com 170 compostos adicionais anotados. Estes compostos abrangem várias classes, incluindo pesticidas, produtos farmacêuticos, produtos químicos industriais, aditivos plásticos.

Risco de presente para todos

Existem poucos regulamentos sobre produtos químicos em plásticos, e o comércio internacional de resíduos plásticos complica essa questão.

Em uma correspondência publicada este mês na revista Science, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, IPEN, Universidade de Aarhus e da Universidade de Exeter observaram que: “Os produtos químicos perigosos apresentam riscos para a reciclagem de trabalhadores e consumidores, bem como para a sociedade e o meio ambiente em geral. Antes que a reciclagem possa contribuir para combater a crise da poluição por plásticos, a indústria de plásticos deve limitar os produtos químicos perigosos. Mais de 13.000 produtos químicos usados em plásticos com 25% classificados como perigosos. Os cientistas afirmam que “nenhum produto químico plástico [pode] ser classificado como seguro”.

Fonte: University of Gothenburg*

Referências:

Eric Carmona, Elisa Rojo-Nieto, Christoph D. Rummel, Martin Krauss, Kristian Syberg, Tiffany M Ramos, Sara Brosche, Thomas Backhaus, Bethanie Carney Almroth. A dataset of organic pollutants identified and quantified in recycled polyethylene pellets. Data in Brief, 2023; 51: 109740 DOI: 10.1016/j.dib.2023.109740

Bethanie Carney Almroth, Tridibesh Dey, Therese Karlsson, Mengjiao Wang. Chemical simplification and tracking in plastics. Science, 2023; 382 (6670): 525 DOI: 10.1126/science.adk9846

Henrique Cortez *, tradução e edição.

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]