EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

80% dos moradores de Miami sofrerão impactos do aumento do nível do mar

 

80% dos moradores de Miami sofrerão impactos do aumento do nível do mar

Os efeitos serão sentidos predominantemente por pessoas de baixa renda, já que as áreas habitáveis encolhem e os preços da habitação aumentam

Um novo estudo que examina os efeitos físicos e socioeconômicos do aumento do nível do mar na área do condado de Miami-Dade, na Flórida, descobriu que nas próximas décadas, quatro em cada cinco moradores podem enfrentar interrupções ou deslocamentos, quer vivam em zonas de inundação ou não.

Como a inundação se espalha, os efeitos serão sentidos predominantemente por pessoas de baixa renda, já que as áreas habitáveis encolhem e os preços da habitação aumentam, diz o estudo. Apenas um pequeno número de moradores poderá se mudar de propriedades baixas ou à beira-mar, enquanto muitos outros sem meios suficientes podem ficar presos lá, diz.

O estudo foi publicado na revista Environmental Research Letters.

O estudo combina projeções de construção por construção de inundações causadas por aumento direto do nível do mar, chuvas ou tempestades com dados demográficos finos para determinar como os moradores serão afetados. Junto com mapas de inundação, os pesquisadores usaram os EUA. Dados do Census Bureau para traçar fatores econômicos e sociais que tornariam as pessoas mais ou menos vulneráveis, incluindo idade, raça, nível de educação, renda e status de emprego, e se eles possuíam ou alugariam suas casas, entre outras medidas. Dividiram a população em quatro categorias.

Com um aumento de um metro do nível do mar – um cenário intermediário para o final deste século –,66% da população, principalmente em terrenos mais altos, poderia enfrentar pressões para se mudar, dizem eles. Os pesquisadores chamam essas pessoas de “deslocáveis”.

O segundo maior grupo que eles rotularam de “preso” – cerca de 19% da população, vivendo em território cronicamente inundado, mas sem os meios para fugir para um terreno mais seguro nas proximidades. Cerca de outros 19% seriam “estáveis”, de acordo com os pesquisadores – vivendo em áreas não propensas a inundações e capazes de permanecer lá. Apenas 7% – basicamente os mais ricos, que os pesquisadores rotularam como “migrando” – seriam diretamente expostos a inundações em áreas à beira-mar ou baixas, mas capazes de se mover para pontos mais seguros dentro da área metropolitana.

Não surpreendentemente, o estudo diz que, se o nível do mar subir ainda mais de um metro, inundações diretas se tornarão a força dominante que afeta os moradores. Em dois metros – bastante alto em meio à faixa atual de estimativas, mas não fora de questão – cerca de 55% da população será inundada diretamente através de uma combinação de alto nível do mar e, em uma extensão crescente, chuvas. Sob esse cenário, 49% da população ficaria presa e 25% deslocados. Apenas 8% seriam classificados como estáveis.

O estudo não analisa quantas pessoas estão atualmente sendo afetadas por inundações, direta ou indiretamente. Mas as inundações já se tornaram uma parte rotineira da vida, já que os picos mensais nas marés se infiltram nos esgotos durante as chamadas inundações ensolaradas e a chuva sem lugar para drenar piscinas nas ruas. O tipo de inundação repentina na cidade de Nova York que fez grandes notícias depois de uma grande tempestade no final de setembro seria visto como apenas mais um dia em partes de Miami durante a temporada chuvosa de maio a outubro.

Uma pesquisa ainda não publicada indica que quase três quartos dos habitantes de Miami dizem que foram pessoalmente afetados pelas inundações causadas pelas chuvas de uma forma ou de outra.

Há também algumas indicações de que a chamada gentrificação climática – o deslocamento de pessoas de baixa renda de áreas de alta distância previstas pelo estudo – já está ocorrendo. Por exemplo, nos últimos anos, o bairro Little Haiti, um relativamente alto 10 pés acima do nível do mar, tem visto um aumento repentino no desenvolvimento e nos valores das propriedades, preocupando os moradores em grande parte negros de que eles podem não ser capazes de permanecer.

Exposição de inundações no Condado de Miami-Dade
Exposição de inundações no Condado de Miami-Dade. (a)-(b) Painéis retratam modelagem de exposição a inundações sobrevidas em imagens no nível da rua de uma seção do centro de Miami no condado de Miami-Dade sob cenários de SLR de 0 m (a) e 1 m (b). Em cada uma delas, a maior profundidade de inundação modelada é especificada (ou seja, como a maior profundidade de precipitação, tempestades ou inundações de águas subterrâneas). (c)-(f) Os painéis retratam a distribuição espacial em todo o condado dos riscos de inundação sob a SLR. Em cada um, o impulsionador de inundação dominante é especificado como inundação para profundidades de 3 cm ou superior ou, alternativamente, inundações impulsionadas por tempestades a profundidades de 30 cm ou mais. In Modes of climate mobility under sea-level rise

Referência:

Modes of climate mobility under sea-level rise
Nadia Seeteram, Kevin D. Ash, Brett F Sanders, Jochen Schubert, Katharine J Mach
Environmental Research Letters (ERL), September 2023
DOI 10.1088/1748-9326/acfe22

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, com informações da Columbia Climate School.

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

One thought on “80% dos moradores de Miami sofrerão impactos do aumento do nível do mar

  • Davi Secomandi

    É uma situação triste, me intriga a ideia de que o aumento do nível do mar pode arrastar sedimentos que antes estavam em terra seca para dentro do oceano, isso porque o aumento do nível do mar traz mudanças para o volume coberto por água nas proximidades da terra seca, sou leigo, não tenho formação em Oceanografia para falar com mais propriedade, mas observo que a areia da praia é diferente da terra firme.
    Outra coisa que me preocupa é se a água salgada não seria capaz de matar migroorganismos presentes na terra ao mesmo passo que insere sal em terra firme, alterando as propriedades de consistência do solo.
    Como terceiro fator penso no peso dos edifícios que de alguma forma pode ajudar a empurrar a terra em direção ao mar.
    Isso é apenas o raciocínio de uma pessoa leiga, mas o próprio movimento de sedimentos de terra firme em direção ao mar poderia agravar ainda mais o problema.

Fechado para comentários.