EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Mudanças Climáticas: Os custos globais dos eventos climáticos extremos

 

Mudanças Climáticas: Os custos globais dos eventos climáticos extremos

Os eventos climáticos extremos têm custos adversos significativos para indivíduos, empresas, comunidades, economias regionais e nacionais.

Por Rebecca Newman
Reserve Bank of New Zealand

Ilan Noy
Victoria University of Wellington

Atribuição de Eventos Extremos (EEA), uma metodologia que examina o grau em que as emissões antropogênicas de gases de efeito estufa mudaram a ocorrência de eventos climáticos extremos específicos, nos permite quantificar o componente induzido por mudanças climáticas desses custos.

Usamos o EEA para agregar os danos econômicos globais de eventos climáticos extremos que são atribuíveis às mudanças climáticas antropogênicas. Para isso, coletamos dados de todos os estudos de atribuição disponíveis que estimam a Fração de Risco Atribuível (FAR) para eventos extremos e combinamos essas estimativas FAR com dados sobre os custos socioeconômicos desses eventos.

Com extrapolação para dados ausentes, chegamos às nossas estimativas de referência. Descobrimos que US$ 143 bilhões por ano, dos custos de eventos extremos durante os últimos vinte anos, são atribuíveis à mudança climática antropogênica.

Este método baseado no EEA para calcular os custos das alterações climáticas de condições meteorológicas extremas difere fundamentalmente de outras abordagens para a estimativa de custos climáticos. Essas outras abordagens usam modelagem macroeconômica incorporada em modelos climáticos em vários tipos de Modelos de Avaliação Integrada (IAM).

Como mostramos, nossa pesquisa não é diretamente comparável, mas fornece uma nova forma de evidência que sugere que a maioria dos IAMs está subestimando substancialmente os custos econômicos atuais das mudanças climáticas. Dadas algumas das deficiências de dados que identificamos em termos de cobertura temporal e espacial, o objetivo aqui não é produzir uma quantificação definitiva, mas sim esboçar um caminho para uma estimativa mais abrangente e confiável.

Uma vez que melhores estudos sobre a EEA e estimativas mais completas e exaustivas dos custos econômicos para eventos extremos se tornam disponíveis ao longo do tempo, e o método é refinado, a precisão das estimativas desta abordagem aumentará em conjunto.

 

Estes são os dados globalmente agregados para os impactos atribuídos às mudanças climáticas de desastres que foram associados a condições climáticas extremas, usando dados coletados do banco de dados de gerenciamento de emergências - EM-DAT. Os custos totais representam a estimativa total dos danos econômicos associados a um evento, enquanto os custos atribuídos pelo clima representam apenas a parte pela qual as mudanças climáticas são responsáveis. A barra combinada representa o custo total, com a parte transparente representando as vidas (estatísticas) perdidas e a porção sólida são danos econômicos.
Estes são os dados globalmente agregados para os impactos atribuídos às mudanças climáticas de desastres que foram associados a condições climáticas extremas, usando dados coletados do banco de dados de gerenciamento de emergências – EM-DAT. Os custos totais representam a estimativa total dos danos econômicos associados a um evento, enquanto os custos atribuídos pelo clima representam apenas a parte pela qual as mudanças climáticas são responsáveis. A barra combinada representa o custo total, com a parte transparente representando as vidas (estatísticas) perdidas e a porção sólida são danos econômicos.

 

Referência:

Newman, R., Noy, I. The global costs of extreme weather that are attributable to climate change. Nat Commun 14, 6103 (2023).
https://doi.org/10.1038/s41467-023-41888-1

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]