EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seis alimentos-chave para prevenir doenças cardiovasculares

 

Seis alimentos-chave para prevenir doenças cardiovasculares

Um estudo global revelou que o consumo de seis alimentos-chave pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares (DCV) em adultos.

Os alimentos são: frutas, vegetais, legumes, nozes, peixe e laticínios integrais.

O estudo, publicado no European Heart Journal, analisou dados de 245 mil pessoas em 80 países, provenientes do estudo epidemiológico prospectivo urbano e rural (PURE) e de outros cinco estudos independentes. Os pesquisadores criaram uma pontuação de dieta saudável baseada na ingestão desses alimentos e avaliaram sua associação com os desfechos de saúde.

Os resultados mostraram que as pessoas que consumiam mais desses alimentos tinham menor risco de DCV, incluindo ataques cardíacos e derrames, do que as que consumiam menos. O estudo também constatou que não há uma única dieta ideal para prevenir DCV, mas que é possível incluir quantidades moderadas de grãos integrais ou carnes não processadas na alimentação.

Os autores do estudo destacaram que sua pesquisa foi diferente das anteriores, pois se concentrou em alimentos naturalmente protetores, sem levar em conta os alimentos nocivos ou ultraprocessados. Eles também ressaltaram que sua abordagem foi global e representativa de diferentes regiões e culturas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as DCV são a principal causa de morte no mundo, respondendo por 32% de todos os óbitos em 2019. Dessas mortes, 85% foram devido a ataques cardíacos e derrames. Os pesquisadores esperam que seu estudo contribua para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a prevenção de DCV em escala global.

O PURE Healthy Diet Score recomenda uma ingestão média diária de: Frutas em duas a três porções; legumes em duas a três porções; nozes em uma porção; e laticínios em duas porções. A pontuação também inclui três a quatro porções semanais de leguminosas e duas a três porções semanais de peixe. Possíveis substitutos incluíam grãos integrais em uma porção diária e carne vermelha não processada ou aves em uma porção diária.

Não houve financiamento específico para esta análise, embora cada estudo que contribuiu com dados tenha sido financiado separadamente e conduzido ao longo de um período de 25 anos.

Seis alimentos-chave para prevenir doenças cardiovasculares

Referência:

Andrew Mente and others, Diet, cardiovascular disease, and mortality in 80 countries, European Heart Journal, 2023;, ehad269, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehad269

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]