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Origens Rurais e Manutenção das Tradições Camponesa

 

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Origens Rurais e Manutenção das Tradições Camponesas: Conhecendo o Projeto CEVAE – Centro de Vivência Agroecológica, Belo Horizonte – MG

Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade (1)

O CEVAE é uma parceria em desenvolvimento entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Abastecimento, com um viés de resgate das tradições camponesas no trato coma aterra e a alimentação.

O Projeto é desenvolvido em 05 áreas urbanas da periferia de Belo Horizonte: Capitão Eduardo, Coqueiros, Morro das Pedras, Serra Verde e Taquaril, onde majoritariamente a população veio de alguma área rural.

O objetivo é a melhora da condição socioambiental e alimentar das coletividades dessas áreas, com a participação direta dos grupos comunitários vizinhos, protagonistas nas ações. Os CEVAE’s têm sua atuação centralizada em três marcos fundamentais:

a) Educação ambiental para conscientização e interferência junto as dificuldades socioambientais como áreas degradadas, cuidados com o lixo, gestão de microbacias; saneamento básico, etc

b) Nutrição e bem-estar tendendo progressos no aspecto alimentar e acesso de sustentos por meio de melhoramento de hortas, pomares, quintais e pequenos empreendimentos domiciliares, alimentos alternativos, produção/beneficiamento e educação para a utilização de plantas fitoterápicas;

c) Amparar os arranjos populares promovendo a informação comunitária no progresso das condições de vida dentro dos princípios da sustentabilidade. O método pioneiramente foi arquitetado a partir dos esboços da parecer de trabalho e acumulação de conhecimentos da ONG REDE e tem como base, a atuação educacional e a envolvimento direto e indireto das cinco comunidades.

A ONG foi parceira da Prefeitura de Belo Horizonte durante muito tempo. Está desmembrada em passos interdependentes e são desenvolvidas em combinação com as requisições do procedimento de trabalho:

a) Sensibilização: abrangência do processo histórico e das atividades dos alianças comunitárias formais e informais e das presumíveis interconexões entre a parecer do CEVAE e os desígnios dos grupos locais;

b) Diagnóstico Participativo: Classificação da realidade socioambiental, cultural, econômica e política das coletividade;

c) Planejamento Participativo: A partir dos subsídios do Diagnóstico concretiza-se um programa estratégico junto as coligações comunitárias, representados através de grupos temáticos;

d) Experimentação Participativa/Difusão: Incremento de experimentos locais: feira com produtos locais, oficinas de alternativas alimentares, oficinas de educação socioambiental, oficinas de medicina caseira, oficinas de reciclagem, melhorias de quintais urbanos, técnicas de revegetação, recuperação de espaços públicos (praças e áreas verdes);

e) Conselho Gestor: Ponderação e monitoramento das ações do CEVAE.

Conclui-se que a mobilização e participação dos habitantes locais resulta em melhoramento de quintais urbanos, recuperação de espaços públicos (praças e áreas verdes), educação socioambiental com crianças, adolescentes, adultos e idosos, revegetação de áreas degradadas e múltiplas oficinas temáticas educativas.

O CEVAE é uma sugestão inovadora em termos de gestão ambiental urbana, na inclusão do poder público entrelaçado com a sociedade civil na gestão do espaço local, sendo seu eixo movedor, a parceria, a atuação integrada e a ação gerenciada.

Ao se conhecer o Projeto CEVAE – Centro de Vivência Agroecológica, experiência pioneira em Belo Horizonte – MG, nota-se que origens rurais das comunidades atendida reforçam a manutenção das tradições camponesas

1 Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439

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in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

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