EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Exposição a espaços verdes reduz o risco de depressão pós-parto

 

Exposição a espaços verdes reduz o risco de depressão pós-parto

Pesquisa determinou que a exposição ao verde, ao espaço e a cobertura de árvores foram associados a uma diminuição do risco de depressão pós-parto entre as mães

Exposição a espaços verdes associada a risco reduzido de depressão pós-parto

“Este estudo acrescenta novos dados importantes que nos ajudam a entender quais melhorias ambientais podem ser feitas para ajudar as mães pós-parto a se ajustarem às suas novas vidas após o nascimento de seus filhos”, diz a autora sênior e correspondente Jun Wu, professora de saúde ambiental e ocupacional da UCI. Foto: Steve Zylius / UCI

 

Em uma análise de mais de 415.000 registros eletrônicos de saúde de nascimentos saudáveis ​​e a termo no sul da Califórnia, uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade da Califórnia, Irvine determinou que a exposição ao verde o espaço e a cobertura de árvores foram associados a uma diminuição do risco de depressão pós-parto entre as mães.

University of California*, Irvine

O estudo, publicado online na revista The Lancet Regional Health – Americas , sugere que pesquisadores, planejadores urbanos e profissionais de saúde pública devem trabalhar juntos para desenvolver políticas e intervenções que aumentem a quantidade de cobertura de árvores para criar um ambiente benéfico para os membros da comunidade – especialmente novas mães que correm o risco de depressão pós-parto.

“Este é o primeiro estudo desse tipo que examinou a relação entre diversos espaços verdes, depressão pós-parto e o papel da atividade física”, disse a autora sênior e correspondente Jun Wu, Ph.D., professora de saúde ambiental e ocupacional no Programa da UCI em Saúde Pública . “Conseguimos mostrar um risco reduzido de depressão pós-parto associado à exposição ao nível dos olhos a espaços verdes nas ruas do bairro, e essa redução foi ainda mais mediada pela atividade física”.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 1 em cada 8 mulheres que deram à luz recentemente apresentam sintomas de depressão pós-parto e, se não for tratada, a condição pode afetar a saúde da mãe e causar problemas de sono, alimentação e comportamento para o bebê.

A equipe da UCI decidiu preencher uma lacuna na pesquisa sobre a relação entre espaços verdes e depressão pós-parto. Os estudos existentes cobriram apenas a depressão pré-natal e se basearam apenas em dados de espaço verde baseados em satélite, sem considerar os tipos de espaço verde ou o papel mediador da atividade física.

A análise dos registros eletrônicos de saúde de 415.020 nascimentos únicos de mulheres residentes no sul da Califórnia entre 2008 e 2018 revelou que a maior redução no risco de DPP estava associada a uma visão de espaço verde no nível da rua, em comparação com, digamos, a proximidade de um parque .

“O risco de depressão pós-parto diminuiu aproximadamente 4,2% a cada aumento de 10% no espaço verde com vista para a rua”, disse o autor principal Yi Sun, ex-bolsista de pós-doutorado da UCI e agora pesquisador do Peking Union Medical College. “A cobertura de árvores mostrou efeitos protetores mais fortes contra a depressão pós-parto versus outros tipos de espaços verdes (ou seja, vegetação rasteira e grama).”

Além disso, os pesquisadores descobriram que o aumento da atividade física durante a gravidez era um caminho plausível que ligava espaços verdes a um menor risco de depressão pós-parto.

O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental sob a subvenção R01ES030353.

Darios Getahun, professor associado de ciência dos sistemas de saúde na Kaiser Permanente Bernard J. Tyson School of Medicine, foi um autor sênior que também contribuiu. Outros membros da equipe incluíram John Molitor, professor associado de bioestatística na Oregon State University; Tarik Benmarhnia, professor associado de epidemiologia na UC San Diego; Jiu-Chiuan Chen, professor associado de medicina preventiva na USC; e gerente sênior de projetos de pesquisa Chantal Avila, bioestatística Vicki Chiu, investigador associado David A. Sacks e cientista de pesquisa Jeff Slezak, todos da Kaiser Permanente Southern California.

 

Association between urban green space and postpartum depression, and the role of physical activity: a retrospective cohort study in Southern California
The Lancet Regional Health – Americas, ISSN: 2667-193X, Page: 100462
https://doi.org/10.1016/j.lana.2023.100462

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]