EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Qual clube de futebol é o mais sustentável e ecológico do mundo?

 

futebol

Qual clube de futebol é o mais sustentável e ecológico do mundo?

Um cardápio vegano, camisetas feitas de bambu, um campo orgânico, um estádio 100% movido a energia renovável… em menos de uma década, o Forest Green Rovers se tornou o primeiro clube de futebol neutro em carbono do mundo.

Já em uma liga própria quando se trata de sustentabilidade no esporte, o inovador clube de futebol inglês Forest Green Rovers agora está testando um uniforme feito de resíduos de grãos de café.

“Temos trabalhado com a PlayerLayer em busca de materiais mais sustentáveis ​​para camisas depois que descobrimos que o padrão para uniformes esportivos modernos se tornou 100% plástico, o que não fazia muito sentido para mim do ponto de vista ambiental ou de desempenho”, disse Dale Vince, presidente do clube.

“Nós viemos com a opção de utilizar o bambu e desde então eles estão procurando por versões mais sustentáveis ​​e então vieram com a ideia do café há alguns meses.”

Os Rovers são hoje reconhecidos pela FIFA como o “clube de futebol mais verde do mundo” com Vince, campeão da iniciativa Sports for Climate Action das Nações Unidas, esperando que mais clubes de futebol avancem em direção a uma maior sustentabilidade. Enquanto alguns times de futebol e campeonatos estão focados em patrocínios e publicidade com os melhores sites de apostas, os Rovers focam 100% na ecologia.

Desde que se tornou presidente em 2011, Vince colocou a sustentabilidade no centro da vida do clube. Toda a comida do dia do jogo é vegana, o campo do Innocent New Lawn é orgânico e cortado por cortadores de grama elétricos e irrigado com água reciclada, e o clube é alimentado 100% por energias renováveis.

Um ônibus elétrico da equipe também está em andamento, enquanto o “projeto monstro” de Vince é um estádio de madeira ecológico.

Jogar com camisetas compostas por três xícaras de resíduos de feijão e cinco garrafas plásticas, diz Vince, pode dar aos jogadores do Forest Green uma vantagem competitiva, já que testes de laboratório mostraram que elas são mais leves e respiráveis.

E diz que também vai aumentar a conscientização sobre o desperdício na indústria do vestuário.

“Essas camisetas são mais sustentáveis ​​porque, embora o bambu seja renovável e você possa cultivar mais, o café é um resíduo e as camisetas serão totalmente recicladas”, disse Vince.

“Temos que melhorar a ética da fabricação de roupas e a sustentabilidade dos materiais, e temos que usar menos, por isso estamos trocando apenas um dos nossos três kits a cada ano.”

Embora a indústria do futebol não seja conhecida por seu foco na sustentabilidade, as coisas estão mudando com o Arsenal e o Southampton elogiados por seus esforços para combater as mudanças climáticas.

Alguns jogadores, como o ex-zagueiro do Manchester United, Chris Smalling, que investiu em alternativas éticas ao couro, e o zagueiro do Arsenal, Hector Bellerin, que está envolvido em um projeto de plantio de árvores, também adotaram a mensagem verde e a bandeira da ecologia.

“Acho que no futebol estamos vendo ótimos exemplos de jogadores intensificando e usando sua plataforma”, disse Vince. “Os jogadores têm uma grande capacidade de influenciar as pessoas.

“Há uma enorme oportunidade para o esporte e uma responsabilidade maior, porque as pessoas olham para os ícones do esporte e se inspiram neles.”

E você, sabia que existia um time de futebol tão focado na questão do meio ambiente e da sustentabilidade?

in EcoDebate