EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Redução de emissões poderia diminuir o número de mortes pela poluição

 

Redução de emissões poderia diminuir o número de mortes pela poluição

Os planos de mitigação das mudanças climáticas também reduziriam a poluição do ar. Isso poderia salvar centenas de milhares de vidas nas próximas décadas.

Por Kirsten Steinke

A combustão de combustíveis fósseis produz gases de efeito estufa que aquecem o planeta, mas também emite poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde humana. O material particulado fino e o ozônio, por exemplo, têm sido associados a problemas fatais de pulmão e coração . E um estudo recente publicado na GeoHealth acrescenta ao crescente corpo de pesquisa que mostra que quando os países reduzem suas emissões de gases de efeito estufa, as melhorias associadas na qualidade do ar podem salvar inúmeras vidas.

A equipe concluiu que o material particulado e o ozônio causaram mais de 2,2 milhões de mortes prematuras a cada ano nos países do G20. Reduzir as emissões nesses países apenas das usinas poderia reduzir esse número de mortes em quase 300.000 vidas até 2040.

Um mapa do mundo mostrando o total de mortes anuais por poluição do ar de origem humana nos países do G20. Quanto mais escura a cor, maior o número de mortes.
O número total de mortes anuais por partículas finas de origem humana e poluição por ozônio nos países do G20, onde cores mais escuras refletem um número maior de mortes anuais. Crédito: AGU

Poluição do ar além das fronteiras

O G20 representa 19 dos países economicamente mais desenvolvidos do mundo e a União Europeia. Esse coletivo é responsável por mais de 90% do produto interno bruto mundial, mais de 60% da população mundial e 80% das emissões de gases de efeito estufa .

Em um esforço para combater as mudanças climáticas, muitos desses países estabelecem metas para minimizar sua pegada de carbono, reduzindo a queima de combustíveis fósseis. Como a combustão de combustíveis fósseis produz emissões de poluentes que aumentam as concentrações de ozônio e partículas finas, a transição para energia limpa também pode trazer benefícios para a saúde pública.

Para quantificar como a poluição do ar desses países afeta a saúde pública, os pesquisadores realizaram simulações de computador usando dados meteorológicos do Escritório Global de Modelagem e Assimilação da NASA .

Os pesquisadores descobriram que China, Índia e Estados Unidos, que têm altas emissões e grandes tamanhos populacionais, registram o maior número de mortes entre os países do G20. Ainda assim, a poluição do ar não conhece fronteiras nacionais e as emissões de uma nação também afetaram as nações vizinhas.

“As pessoas podem ser expostas à poluição do ar em países onde a poluição não se originou devido à sua localização geográfica e aos padrões de vento predominantes”, disse Omar Nawaz , cientista de qualidade do ar da Universidade de Colorado Boulder e principal autor do estudo. “Por exemplo, descobrimos que a Coreia do Sul e o Japão foram mais afetados pelas emissões da China do que por fontes domésticas de poluição”.

Um mapa mostrando a proporção de mortes anuais por poluição do ar importada nos países do G20. Quanto mais escura a cor, maior a proporção de mortes anuais por poluição do ar importada.
A proporção de mortes por partículas finas importadas e poluição por ozônio nos países do G20, onde cores mais escuras refletem uma proporção maior de mortes. Crédito: AGU

Reduza as emissões para salvar vidas

A equipe então modelou quantas vidas poderiam ser salvas se as usinas de energia nos países do G20, que são uma das maiores fontes de emissão de poluição do ar, atingissem sua meta de zero líquido nas datas previstas.

Eles descobriram que até 2040, mesmo antes de qualquer uma dessas nações atingir sua meta de zero líquido, apenas a redução das emissões das usinas de energia salvaria aproximadamente 300.000 vidas a cada ano.

Tabela mostrando o número de mortes que podem ser evitadas se os países do G20 mantiverem seus planos de mitigação das mudanças climáticas

Essa estimativa não leva em conta outras fontes de emissões além das usinas de energia e, de acordo com os pesquisadores, os benefícios para a saúde continuariam a crescer se as nações mantivessem o ritmo de suas metas após 2040 (consulte a Tabela 1).

Como a poluição do ar atravessa fronteiras políticas, as nações precisam cooperar para realizar esses efeitos que salvam vidas.

“Por exemplo, se o Canadá trabalhasse para atingir sua meta de emissões líquidas zero, o principal país a colher esses benefícios seriam os Estados Unidos devido à sua proximidade com o Canadá e ao tamanho populacional maior”, disse Nawaz. Enquanto isso, as reduções de emissões nos Estados Unidos também trariam benefícios de saúde pública para o Canadá.

Usando a abordagem delineada neste estudo, Nawaz disse que os cientistas poderiam avaliar como a redução de emissões em outros setores, como a agricultura, também poderia reduzir o número de mortos pela poluição. Aplicá-lo amplamente pode revelar todo o potencial de salvar vidas da mitigação das mudanças climáticas. ( GeoHealth , https://doi.org/10.1029/2022GH000713 , 2023)

—Kirsten Steinke ( @Kirsten_Steinke ), Escritora de Ciência

Referência:
Steinke, K. (2023), The global health benefits of going net zero, Eos, 104, https://doi.org/10.1029/2023EO230046. Published on 14 February 2023.
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

* Este artigo foi publicado originalmente no site EOS e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://eos.org/research-spotlights/the-global-health-benefits-of-going-net-zero

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]