EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo indica que a Amazônia está secando

 

Estudo indica que a Amazônia está secando

Para cada grau de aquecimento acima de 1,5°C até 12% do norte da Amazônia experimentará mudanças abruptas para baixo no carbono da vegetação

A mortalidade da floresta amazônica tem sido apontado como um possível ponto de inflexão climático, embora apenas uma pequena minoria de modelos de sistemas terrestres estivesse projetando a mortalidade.

University of Exeter*

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Exeter mostra que essa situação agora mudou. Entre os mais recentes Modelos do Sistema Terrestre que simulam mudanças no carbono florestal, a maioria dos modelos agora produz eventos de morte devido às mudanças climáticas na Amazônia.

Estudos anteriores sugeriram que, uma vez que o ponto de inflexão fosse ultrapassado na Amazônia, toda a região sofreria uma severa mortalidade florestal, mas o novo estudo – publicado na revista Earth System Dynamics – descobriu que muitos dos modelos mais recentes projetam eventos de mortalidade florestal localizados.

A equipe de pesquisa, da Universidade de Exeter, diz que, embora não corramos o risco de perder toda a floresta amazônica apenas devido às mudanças climáticas, a morte localizada ainda teria consequências graves para as comunidades e ecossistemas locais.

“Embora vejamos pouca mudança no carbono florestal na Amazônia, cinco dos sete modelos que estudamos mostram eventos de extinção abrupta localizados sob o aquecimento global”, disse a principal autora Isobel Parry, do Departamento de Matemática e Estatística de Exeter.

“É importante lembrar que até mesmo a morte localizada pode ter consequências graves. Este estudo sugere que para cada grau de aquecimento acima de 1,5°C, até 12% do norte da Amazônia experimentará mudanças abruptas para baixo no carbono da vegetação.”

A equipe de Exeter também descobriu que muitas das mudanças abruptas detectadas no carbono da vegetação são precedidas por aumentos na amplitude do ciclo sazonal de temperatura, o que é consistente com estações secas mais extremas.

Um estudo relacionado liderado pelo Dr. Paul Ritchie – publicado recentemente na revista Communications Earth & Environment descobriu que a seca na floresta amazônica está associada a aumentos na amplitude do ciclo sazonal de temperatura em modelos e observações.

“A partir de dados observacionais de temperatura, podemos agora inferir que a Amazônia está secando consistentemente há mais de cem anos. Os modelos do sistema terrestre projetam uma secagem contínua no futuro sob o aquecimento global e, portanto, nos dão mais motivos para nos preocuparmos com a mortalidade das florestas tropicais causadas pelo clima”, disse o Dr. Paul Ritchie, também do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Exeter.

Como disse o autor sênior, o professor Peter Cox, “juntos, esses estudos fornecem uma base mais sólida para detectar a secagem que pode levar à morte da floresta amazônica, mas também aumentam nossas preocupações sobre a morte da floresta devido às mudanças climáticas “.

a Amazônia está secando
Mudanças abruptas detectadas na Amazônia pelo algoritmo descrito e exemplos de séries temporais para mudanças de dieback. (a–h) Mapas de mudanças abruptas detectadas. Os pontos da grade coloridos em vermelho indicam mudanças abruptas detectadas onde a direção da tendência geral e a mudança abrupta são ambas negativas. (h) Exemplo de séries temporais para mudanças de mortalidade detectadas em cada modelo, correspondendo a pontos de grade destacados por cruzes pretas.

 

Referências:

Isobel M. Parry et al, Evidence of localised Amazon rainforest dieback in CMIP6 models, Earth System Dynamics (2022). DOI: 10.5194/esd-13-1667-2022
https://dx.doi.org/10.5194/esd-13-1667-2022

 

Paul D. L. Ritchie et al, Increases in the temperature seasonal cycle indicate long-term drying trends in Amazonia, Communications Earth & Environment (2022). DOI: 10.1038/s43247-022-00528-0
https://dx.doi.org/10.1038/s43247-022-00528-0

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]