EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

1% da população é responsável por quase um quarto das emissões de CO2

 

1% da população é responsável por quase um quarto das emissões de CO2

1% da população é responsável por quase um quarto das emissões de CO2

Apenas 1% da população global é responsável por quase um quarto das emissões de carbono desde 1990, de acordo com uma nova pesquisa.

Yale School of the Environment*

O estudo estimou as emissões do consumo dos indivíduos e de seus investimentos financeiros, bem como dos gastos do governo em seu país. “Os indivíduos podem consumir carbono, mas também podem possuir [e investir em] empresas que produzem carbono”, disse Lucas Chancel, economista da Escola de Economia de Paris e principal autor do estudo, ao Carbon Brief . Os investimentos foram responsáveis ​​pela maior parte das emissões dos indivíduos mais ricos.

De 1990 a 2019, a metade inferior dos emissores foi responsável por apenas 16% das emissões, enquanto o 1% superior foi responsável por 23%. Os resultados foram publicados na revista Nature Sustainability.

A diferença entre ricos e pobres é impulsionada menos pela desigualdade entre os países do que pela desigualdade dentro dos países, particularmente os países ricos, concluíram os pesquisadores. Enquanto os 1% mais ricos do mundo viram suas emissões crescerem 26% durante o período do estudo, as emissões na verdade diminuíram de 5 a 15% entre os de baixa e média renda nos países ricos.

Disse Chancel: “A desigualdade econômica dentro dos países continua a impulsionar muitas das dinâmicas que observamos em termos de poluição”.

Referência:

Chancel, L. Global carbon inequality over 1990–2019. Nat Sustain (2022). https://doi.org/10.1038/s41893-022-00955-z

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]